Alunos de Ciências Biológicas da UENP visitam Parque Estadual Morro do Diabo

Quinta, 05 Mai 2022 11:06 por Editor da Comunicação Social
Alunos e professores de Ciências Biológicas da UENP realizam trabalho de campo em Teodoro Sampaio-SP. Alunos e professores de Ciências Biológicas da UENP realizam trabalho de campo em Teodoro Sampaio-SP.

Nos dias 29 e 30 de abril, 32 alunos e três professores do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio, estiveram no Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD), localizado no município de Teodoro Sampaio-SP, participando de um trabalho de campo.

Nos dois dias, os alunos foram instruídos sobre estratégias e cuidados durante as pesquisas em campo e visitaram as trilhas do Parque, incluindo a que leva ao pico do Morro do Diabo. Os monitores do PEMD explicaram aos visitantes os aspectos biológicos, geológicos e históricos do local. A atividade foi coordenada pelos professores Carlos Eduardo Delfino Vieira, Dhiego Gomes Ferreira e Catarina Gonçalves Dias Netto.

O professor Carlos Eduardo ressalta a importância da realização de atividades de campo junto aos alunos do curso de Ciências Biológicas, uma vez que as visitas técnicas são um importante recurso didático, facilitador da aprendizagem. "As experiências apresentadas e discutidas dentro da unidade de conservação mostraram a importância da pesquisa científica em ambientes naturais, especialmente para a conservação da biodiversidade”, destaca.

Para Sayuri Faccini Noda, acadêmica do 1º ano do curso, o trabalho de campo é uma fonte enriquecedora de conhecimento tanto acadêmico como de convivência. “A experiência aguçou ainda mais nosso interesse pela Biologia e contribuiu para expansão da nossa consciência como futuros biólogos. Reforçamos o cuidado e a preservação da fauna e flora pela sua grande importância e impacto na sociedade”, avalia. “O contato com a natureza, bem como com os professores e alunos de outras turmas, contribuiu muito para o crescimento de cada um, pois tivemos que sair da nossa zona de conforto e encarar experiências novas”, complementa Sayuri.

Os alunos Gabriel Augusto Martins, estudante do 1º ano e Stéphany de Campos Venâncio, do 2º ano observaram que a visita ao Parque proporcionou aplicar o conteúdo da sala de aula em campo. “Atividades práticas são essenciais no curso de Ciências Biológicas, pois permitem testar e confrontar as informações teóricas com as práticas em campo, estimulando cada vez mais a busca por conhecimentos”, avalia Gabriel. “É notória a motivação de nós estudantes quando temos a oportunidade de aplicar a teoria em atividades práticas”, disse Stéphany.

Ana Julia Cardoso Marques, também do 1º ano, partilha que a atividade de campo permitiu estar em contato direto com a natureza e apurar seu olhar técnico sobre ela. “Sem dúvidas, foi enriquecedor. A cada passo eu me deparava com espécies variadas que eu ainda não conhecia. Com certeza eu coloquei em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula e aprendi ainda mais”, relata.

Parque Estadual Morro do Diabo

O PEMD constitui uma importante unidade de conservação do Estado de São Paulo, englobando 33 mil hectares dentro de uma região conhecida como Pontal do Rio Paranapanema. Criado em 1986, o Parque representa o maior remanescente de Mata Atlântica do oeste paulista e também a maior reserva de peroba-rosa do Estado. De modo peculiar, também inclui uma grande mancha de cerrado e a presença de duas espécies de cactáceas, mandacaru e xique-xique, as quais dão à vegetação um aspecto de caatinga.

O PEMD também é responsável por abrigar a maior população em liberdade de Mico-leão-preto, único primata nativo de São Paulo. Tal primata é raro e está em extinção, o que foi um dos importantes argumentos para a criação do parque. De modo geral, além do contato direto com a natureza, o parque oferece oportunidades para educação ambiental, pesquisa científica e visitação.

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,