Mestranda do PPGEN realiza curso de formação pedagógica em Gamificação para professores

Sexta, 24 Março 2023 16:33 por Editor da Comunicação Social

A mestranda da 6ª turma do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Andréia de Cássia dos Santos, orientada pelo professor João Coelho Neto e coorientada pela professora Annecy Tojeiro Giordani, ministrou o curso de extensão intitulado “Curso de Formação Pedagógica em Gamificação para professores do ensino superior”.

O conteúdo apresentado no curso realizado via Google Meet a uma turma de 13 alunos dos estados do Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins é resultado da Produção Técnica Educacional decorrente da pesquisa de mestrado de Andréia. Os participantes do curso são professores dos cursos superiores de Enfermagem, Biomedicina, Medicina, Farmácia, Ciências Contábeis, Administração, Letras, Tecnologia Educacional, Sistemas de Informação e no Ensino Fundamental.

O curso foi realizado de 1º a 15 de março, com carga horária de 30 horas (12 horas síncronas e 18 horas assíncronas). No primeiro encontro, os participantes responderam a questionários sobre o uso de Metodologias Ativas em suas aulas e puderam conhecer a gamificação estrutural, que utiliza elementos de jogos para conduzir o aprendiz pelo processo de aprendizagem, com utilização de elementos como ranking, pontuação, badges e trilha.

Os professores cursistas conheceram a plataforma do Google Classroom onde tiveram as aulas assíncronas e postagens das atividades com as pontuações que foram desenvolvidas no decorrer do curso. Outros recursos digitais também foram utilizados como Google Jamboard, Mentimeter, Padlet, WhatsApp e o Youtube com a atividade proposta para gamificar o vídeo sobre higienização das mãos, prática importante não só para professores da área da Saúde, mas para qualquer educador na pós pandemia.

No primeiro módulo, os alunos aprenderam sobre os pilares dos jogos, tipos de jogadores e jogos e a relação dos jogos com a gamificação. Já no segundo módulo, os alunos tiveram a oportunidade de criar protótipos das gamificações, além de aprenderem mais sobre a importância de testar as gamificações criadas antes de aplicá-las com os alunos. Ao final dos dois módulos os alunos participantes criaram duas gamificações. Uma delas voltada para os professores do Ensino Superior na área da Saúde e outra para o Ensino Fundamental.

Todas as atividades desenvolvidas pelos participantes foram pontuadas, incentivando os estudantes para entrarem no ranking de pontuação, e durante alguns momentos do curso os cursistas receberam badges, incentivando-os a colecionarem todos os badges do Percurso Mágico (trilha) criado para que os cursistas entendessem o processo de gamificação já no formato do curso de formação pedagógica. Ao final, a avaliação do curso pelos participantes foi muito positiva.

PPGEN/UENP

Por se tratar de um programa de pós-graduação profissional, os estudantes do PPGEN/UENP desenvolvem um trabalho de conclusão do Mestrado, com uma produção técnica educacional de sua autoria acompanhada de um relato substanciado. Neste caso, esta produção compreendeu a criação de um curso de formação pedagógica voltado aos professores de nível Superior, mas que contou com a colaboração de professores de outros níveis de ensino para instrumentalizá-los e incentivá-los, a utilizarem a Gamificação em suas aulas.

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,

• TORNAM PÚBLICAS, nos termos do presente Edital, as normas e os procedimentos necessários para a realização do Processo Seletivo de Candidatos ao Curso de Especialização em Geografia e Desenvolvimento Regional e de Ensino de Geografia, para o ano letivo de 2024.

• SÚMULA: Nomeia Coordenadora do Núcleo de Línguas Adicionais (NULIN) do curso de Letras, do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do campus Cornélio Procópio.

• Instrui sobre procedimentos para indicação de representante docente e discente da graduação como membros da Comissão de Pesquisa - COP do Campus Cornélio Procópio.