GEOFOME realiza projeto de enfrentamento à vulnerabilidade social

Segunda, 05 Junho 2023 16:17 por Editor da Comunicação Social
O projeto visa a geração de renda alinhada ao processo de empoderamento, combatendo a fome e o empobrecimento de mulheres O projeto visa a geração de renda alinhada ao processo de empoderamento, combatendo a fome e o empobrecimento de mulheres

O projeto “Rede de fortalecimento da autonomia das mulheres procopenses por meio do fomento da capacitação para o trabalho voltados à inclusão tecnológica, produtiva, mercantil e do combate ao empobrecimento e à fome” tem como objetivo fortalecer ações produtivas e organizativas, visando a geração de renda alinhada ao processo de empoderamento, combatendo a fome e o empobrecimento de mulheres em área de vulnerabilidade social no município de Cornélio Procópio.

Coordenado pelo grupo de pesquisa Geografia da Fome, Território, Campo-Cidade e Desenvolvimento (GEOFOME), do curso de Geografia da UENP, o projeto de extensão, voltado a mulheres maiores de 16 anos, dispõe de cursos profissionalizantes e palestras que buscam discutir a questão de gênero, os cuidados físicos e as diversas faces da violência contra mulher. Para a coordenadora Vanessa Maria Ludka, o projeto é uma ferramenta para o enfrentamento à vulnerabilidade social. "Nós pretendemos contribuir de forma significativa e positiva na vida dessas mulheres, inseri-las no mercado de trabalho e transformar realidades”, destaca.

O projeto é realizado por professores, discentes e bolsistas do curso de Geografia do Campus de Cornélio Procópio (CCP) da UENP. Para o aluno Gustavo Henrique dos Santos Braga, a experiência no projeto é enriquecedora. “Estou adquirindo um grande portfólio de conhecimentos, além de estar me abrindo ainda mais para as diversas realidades existentes”. A ideia é uma forma de aproximar as potencialidades da Universidade à comunidade externa, proporcionando, através dos trabalhos realizados, uma maior qualidade de vida para a população.

Para a participante do projeto, Eliana Araújo da Silva, 45 anos, a experiência está abrindo portas para uma nova perspectiva de futuro. “Está ajudando a melhorar minha autoestima e alcançar minha independência financeira. Me sinto esperançosa”, partilhou.

As atividades e os encontros são realizados no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de Cornélio Procópio, a cada 15 dias. O cronograma de atividades funciona das 14h às 16h. A comunidade pode entrar em contato com o projeto através do telefônico (43) 9918-9799. Mais informações estão disponíveis no site https://www.geofome.com.br/projeto-mulheres.

Última modificação: Segunda, 05 Junho 2023 16:44

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,

• TORNAM PÚBLICAS, nos termos do presente Edital, as normas e os procedimentos necessários para a realização do Processo Seletivo de Candidatos ao Curso de Especialização em Geografia e Desenvolvimento Regional e de Ensino de Geografia, para o ano letivo de 2024.

• SÚMULA: Nomeia Coordenadora do Núcleo de Línguas Adicionais (NULIN) do curso de Letras, do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do campus Cornélio Procópio.

• Instrui sobre procedimentos para indicação de representante docente e discente da graduação como membros da Comissão de Pesquisa - COP do Campus Cornélio Procópio.

• Nomeia os Coordenadores de Atividade Curricular de Extensão (AEX), dos Cursos de Biologia, Geografia, Matemática e Pedagogia, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), do campus Cornélio Procópio.