2ª Feira de Profissões da UENP reúne alunos da região em Cornélio Procópio

Sexta, 17 Novembro 2023 14:48 por Editor da Comunicação Social

A 2ª Feira de Profissões da Universidade Estadual do Norte do Paraná aconteceu na quinta-feira, 16 de novembro, no Campus de Cornélio Procópio, e reuniu alunos de 12 escolas da região. O evento é realizado com o objetivo de divulgar informações sobre as graduações ofertadas, as formas de ingresso e as atividades desenvolvidas na instituição.

A Feira, que é promovida pela Pró-Reitoria de Graduação e pelos colegiados de curso, aconteceu nos três períodos e recebeu visitantes de escolas de ensino fundamental e médio, das cidades de Cornélio Procópio, Barra do Jacaré, Londrina, Jataizinho, Uraí e Sertanópolis, além de famílias que foram prestigiar o evento e conhecer mais sobre a Universidade.

Sara Vitória Simões, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual André Seugling, de Cornélio Procópio, elogiou a organização do evento. “Já fiz minha inscrição para o Vestibular 2024. A UENP é uma faculdade que o pessoal fala muito bem. Além disso, a Feira foi ótima! O pessoal explicou muito bem e nos recebeu melhor ainda”, disse.

Durante a Feira de Profissões, os visitantes puderam interagir com estudantes e professores dos cursos de graduação da UENP, conhecer os Centros de Estudos, laboratórios, projetos de pesquisa e extensão, além de outros serviços prestados à comunidade. Também tiveram a oportunidade de conhecer o Núcleo de Apoio e Assistência Estudantil (NAE) da UENP.

Kaio Vitor de Souza Santos, 17 anos, estuda no Colégio Estadual Maria Francisca de Souza, da Barra do Jacaré. Ele aproveitou a Feira para conhecer um pouco mais sobre o curso de Ciências Biológicas. “Gostei muito do conteúdo apresentado. É algo que não somos acostumados a ver na escola. É uma ação que nos deixa com mais certeza do que queremos ou não fazer no curso superior”.

A professora Wagna Aparecida da Silva, que acompanhou a turma de Kaio Vitor, ressaltou que essa é uma oportunidade para os alunos conhecerem as diferentes áreas de estudo. “É importante que eles venham e que escutem o que a Universidade tem a dizer, os diferentes cursos que oferece, para que façam uma escolha com segurança”, disse.

A professora Ilza Alessandra Francisco, do Colégio Estadual Instituto Londrinense de Educação de Surdos (ILES), de Londrina, destacou que foi a primeira vez que os alunos visitaram uma Feira de Profissões. “A forma de aprendizagem do surdo é visual espacial. Então, quando você proporciona momentos em que eles podem visualizar e perceber, conseguem aprofundar a dimensão daquilo que estão experimentando pela primeira vez. Muitos alunos não teriam a oportunidade de vivenciar esse momento e a UENP abriu espaço para recebê-los. Está sendo muito gratificante”, partilhou.

Davi é estudante do segundo ano do Ensino Médio do ILES e quer cursar Ciências Biológicas no futuro. “Estou muito feliz de estar aqui. Ainda mais agora que estou aprendendo coisas novas sobre o curso de Biologia. É muito importante que a UENP abriu essa oportunidade para nós, alunos com deficiência auditiva”, disse.

A diretora do Campus de Cornélio Procópio, Vanderléia da Silva Oliveira, destaca que o evento é um momento importante e que envolve toda a comunidade, num trabalho conjunto. “A preparação para a Feira foi um processo coletivo, com a colaboração dos docentes, estudantes, funcionários administrativos e de serviços gerais”, destaca.

“A Feira é uma oportunidade de divulgar tudo o que o Campus pode oferecer, o que nós fazemos na Universidade. Além de ser importante para que a comunidade conheça os cursos oferecidos e que os alunos possam se direcionar para a escolha da graduação”, conclui Vanderléia.

"A Feira de Profissões têm contribuído para dar maior visibilidade para nossos cursos de graduação. Somos uma Universidade pública, gratuita e de qualidade e, com a feira, estamos conseguindo demonstrar isso para toda a comunidade", frisou a pró-reitora de Graduação, Juliana Telles Faria Suzuki.

II Feira de Profissões

A Feira de Profissões da UENP é um evento aberto, público e gratuito, além das visitas de escolas, também são permitidas visitas individuais, com familiares e amigos. No dia 27 de novembro, a Feira acontece no Campus Luiz Meneghel, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. O Campus fica localizado na Rodovia BR-369, Km 54, Vila Maria, em Bandeirantes. O evento conta com o apoio dos três campi da UENP, da Reitoria e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Última modificação: Terça, 21 Novembro 2023 13:27

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    Edital de homologação dos candidatos inscritos para participar do Projeto de Extensão intitulado PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO INICIAL EM FOCO,

• A professora Vanderleia da Silva Oliveira, Diretora do Campus de Cornélio Procópio, no exercício regular de seu cargo e prerrogativas legais de suas funções, HOMOLOGA as inscrições do Edital 012/2024 UENP CCP para estagiários de Nível Superior e DIVULGA local da prova objetiva,

• TORNAM PÚBLICOS, nos termos do presente Edital, os candidatos homologados para o Processo Seletivo de Curso de Especialização especificado, para o ano letivo de 2024.

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.