14ª Seminário de Pedagogia da UENP propõe caminhos para uma escola humanizadora

Sexta, 02 Agosto 2024 08:53 por Editor da Comunicação Social
Neste ano, o evento homenageia o poeta Manoel de Barros Neste ano, o evento homenageia o poeta Manoel de Barros

O curso de Pedagogia do Campus Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná realiza, até 2 de agosto, o 14º Seminário de Pedagogia (SEPed). Neste ano, o evento traz como tema “Um quintal maior que o mundo: caminhos para a construção de uma escola humanizadora”. A abertura aconteceu no dia 30 de julho, no PDE do Campus.

Na abertura do evento, o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos, falou sobre a importância da leitura na infância. “Que toda criança na nossa sociedade tenha acesso à leitura, tenha acesso ao amplo conhecimento cultural, a todas as possíveis experiências que a cultura possa trazer. Para que essas crianças, no futuro, sejam curiosas, que façam ciência e construam uma sociedade muito mais humana”, comentou.

Para a pró-reitora de Graduação, Juliana Telles Faria Suzuki, o SEPed tem um tema bastante motivador, apropriado para o momento vivido na formação de educadores. “Nos inspira a pensar para além daquilo que enxergamos no nosso cotidiano, das coisas mais simples que existem. Nos leva a pensar e refletir para fora dos muros quando falamos de educação, de formação de professores. Esse é o nosso desafio diário e cotidiano”, frisou.

A diretora do CCP, Vanderléia da Silva Oliveira, destacou que o evento tem muita tradição e sempre se reinventa para oferecer uma programação diferenciada. “Desejo a todos os participantes um evento de muito conhecimento, de compartilhamento, que traga e ofereça essa formação de qualidade que o curso de Pedagogia sempre ofereceu”, completou.

O XIV Seminário de Pedagogia traz, como intertexto, a poética de Manoel de Barros e a educação, a partir de uma perspectiva humanizadora. “As atividades do evento buscam traçar caminhos e reflexões teórico-práticas que interroguem a escola e o fazer docente, ajudando a tecer uma escola humanizada e atenta às questões poéticas daqueles que habitam-na”, partilhou a professora Geuciane Guerim Fernandes, uma das coordenadoras do evento.

A professora Estéfani Dutra Ramos, que também coordena o evento, destacou que o tema é uma homenagem ao poeta Manoel de Barros, mas também traz muitas reflexões. “É um convite para refletirmos sobre a educação, a escola e as diferentes práticas que fazem do cenário formativo um espaço de humanização, de pluralismos, de resistências, de vozes e protagonismos onde seja possível cultivar a sensibilidade, a ética, a empatia, o respeito às diferenças e às diferentes singularidades que compõem a escola”, apontou.

A palestra de abertura do evento foi intitulada “As poéticas do meu ser: eu, mulher, professora, mãe e autora”, proferida pela professora-doutora Renata Junqueira de Souza. O público também acompanhou as apresentações do Coral Popular da UENP e do professor João Vicente Hadich Ferreira. Também participaram da solenidade o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Flávio Rodriogo Furlanetto, o coordenador do colegiado de Pedagogia, Luiz Antonio de Oliveira, docentes e alunos do curso, além de professores da rede municipal.

Última modificação: Sexta, 02 Agosto 2024 09:14

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES