Professoras da UENP participam de Congresso Internacional

Sábado, 17 Agosto 2013 12:27 por Assessoria de Comunicação Social

As professoras-doutoras Ana Paula Franco Nobile Brandileone e Vanderléia da Silva Oliveira, do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA) do campus Cornélio Procópio e pesquisadoras do GP CRELIT, participaram do II Simpósio Internacional de Literatura, Cultura e Sociedade, realizado no período de 6 a 9 de agosto na Universidade Federal de Viçosa.

O evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, em parceria com o Centro de Literatura Portuguesa (CLP) e com os Programas de Pós-Graduação em Literatura de Língua Portuguesa: Ensino e Investigação (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Coimbra, Portugal, foi composto por sessões de comunicação, painéis e conferências.

Além de participarem do evento, tendo contato com os citados palestrantes e demais participantes, as professoras apresentaram comunicações orais no eixo temático "Margens e Periferias na Literatura". A professora Ana Paula apresentou o trabalho "'Esquece', de Marcelino Freire: o Outro Lado da Representação Marginal", e a professora Vanderléia, o trabalho "A Voz das Margens na Natrrativa Brasileira do Século XXI".

Conferências

Durante o evento, foram proferidas as conferências: "Retratos de personagem: para uma fenomenologia da figuração ficcional", pelo professor-doutor Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, Portugal; "A presença da literatura brasileira na formação de 'movimentos literários' em Cabo Verde, Angola e Moçambique", pela professora-doutora Maria Nazareth Fonseca (PUCMinas); "'Linhas tortas' e leitura crônica em Graciliano Ramos", pelo professor-doutor Cláudio Leitão (UFSJ-UFV); "Paisagens em movimento em alguma poesia portuguesa (anos 70 e mais)", pela professora-doutora Ida Maria Santos Ferreira Alves (UFF); "A ceia do pai – ensaio de leitura psicanalítica do poema 'A mesa', de C. Drummond de Andrade", pela professora-doutora Márcia Marques de Morais (PUCMinas), "Reflexões sobre a memória na poesia brasileira contemporânea", pela Professora-doutora Solange Fiúza Cardoso Yokosawa – UFG; "'Durar é melhor do que arder?' - a via crucis da paixão em Maria Teresa Horta e Clarice Lispector", pela professora-doutora Angela Beatriz de Carvalho Faria – UFRJ; "Duas pontas de novelo: Júlio Cesar Machado e Miguel Miranda", pelo professor-doutor José Luiz Foureaux de Sousa Júnior – UFOP; (Estereó)tipos (post-)coloniais, pela professora-doutora Ana Paula Arnaut (Universidade de Coimbra); "Memórias coloniais no Caderno de Isabela Figueiredo: textos e fotografias para reler a presença portuguesa em Moçambique", pelo professor-doutor Silvio Renato Jorge (UFF); "Estudos Literários Digitais: desafios, impasses e perspectivas de futuro", pelo professor-doutor Paulo Jorge da Silva Pereira – (Universidade de Coimbra); "Ficção científica e os novos realismos na Literatura Latino-americana", pela professora-doutora Graciela Inés Ravetti de Gómez (UFMG), e "Três pesos, três medidas? Valor e cânone na narrativa brasileira contemporânea", pela professora-doutora Ivete Lara Camargos Walty (PUCMinas).

Última modificação: Sábado, 17 Agosto 2013 12:38

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNAM PÚBLICOS, nos termos do presente Edital, os candidatos homologados para o Processo Seletivo de Curso de Especialização especificado, para o ano letivo de 2024.

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião