UENP é credenciada como Centro Aplicador do TOEFL

Sexta, 30 Agosto 2013 07:04 por Assessoria de Comunicação Social

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) foi credenciada para realizar o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), neste mês de agosto. A aplicação do teste de proficiência TOEFL é uma das muitas ações programadas pelo Inglês sem Fronteiras (IsF), um Programa do Ministério da Educação que tem como objetivo principal incentivar o aprendizado do idioma inglês, bem como propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.

O Programa oferecerá diferentes tipos de apoio à aprendizagem do idioma inglês. A ideia é de que, a partir de um diagnóstico do nível de proficiência dos alunos universitários brasileiros, seja facilitado o acesso aos estudos de inglês por parte dos estudantes de graduação e de pós-graduação interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês, bem como auxiliar as instituições de ensino no aumento e melhoria da capacidade de oferta de ensino de idiomas estrangeiros de um modo geral.

Segundo a Coordenadora do IsF na UENP, professora-mestra Eliane Segati Rios Registro, a dedicação de uma equipe de professores e alunos do curso de Letras do campus de Cornélio Procópio foi fundamental nesse processo , uma vez que participaram de um treinamento ao longo de mês de julho para que pudessem realizar o teste de aplicadores credenciados ao final daquele mês.

Hoje, a equipe é formada pela própria coordenadora, pelas professoras Célia Capellini Petreche e Raquel Gamero, além dos acadêmicos Danielly de Almeida, Gabrielle Yukie Aizawa, Izabelle Cicarelli Godoy, Paulo Henrqiue Espuri e Valquíria Pereira Dias Faustino. Conta, ainda, com os auxiliares Amanda Parpinelli, Nathália e Marilice Marson.

A partir do credenciamento, nos dias 15 e 16 de agosto a equipe recebeu, no campus de Cornélio Procópio, alunos que estão em processo de classificação no Programa Ciência sem Fronteiras, além de professores de inglês da escola pública, candidatos ao programa de intercâmbio da CAPES/Fullbright de toda região.

Destacamos a participação dos acadêmicos da UENP que agora têm a oportunidade de realizar o teste gratuitamente e na própria instituição. Dentre eles, alunos dos cursos de Biologia, Sistemas de Informação e Veterinária, do campus Luiz Meneghel.

Os interessados em realizar o teste deverão ficar atentos às informações divulgadas pela Coordenação do Ciência sem Fronteiras nos seguintes endereços: www.uenp.edu.br/csf e www.cienciasemfronteiras.gov.br

Mais informações:

Última modificação: Sexta, 30 Agosto 2013 07:18

UENP-CCP - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• A Direção do Campus de Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Profª. Vanderléia da Silva Oliveira, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve T-O-R-N-A-R P-Ú-B-L-I-C-A a ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA do anexo I, do Edital de Teste Seletivo aberto pelo Edital 012/2024-GD/CCP, para estagiários de Nível Superior,

• SÚMULA: Nomeia membros da Comissão de Pesquisa – COP, do campus Cornélio Procópio.

• A Diretora Geral do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeada pela Portaria 268/2022- GR/UENP, no uso de suas atribuições legais, notadamente as conferidas pelos artigos 126 e 132, ambos da Lei nº 20.656/2021, e artigo 13 da Resolução nº 001/2021 – CONSUNI/UENP, no exercício regular de seu cargo,

RESOLVE:

Art. 1º - Diante do contido no protocolo nº 21.778.555-3, determinar a instauração de Processo Administrativo Disciplinar, com a finalidade de apurar a responsabilidade funcional do servidor,

• A Direção do Centro de Letras, Comunicação e Artes, por meio da Coordenação do Projeto de Extensão“Práticas de leitura e produção textual: Educação Básica e formação inicial em foco”, no uso de suas atribuições e exercício regular de seu cargo,

TORNA PÚBLICO:
    A abertura de vagas para os seguintes eixos do Projeto de Extensão:
    1. 10 vagas para o eixo de Literatura
    2. 10 vagas para o eixo de Produção Textual/Artigo de opinião

• O Colegiado de Matemática e a Direção do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus de Cornélio Procópio, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais,

TORNAM PÚBLICA

A abertura das inscrições para estudantes do curso de Matemática interessados em participar do Projeto de Monitoria Acadêmica (em disciplinas), para o período letivo 2024,