UENP realiza seminário de abertura das turmas PARFOR UENP 2016

Sexta, 11 Março 2016 19:31 por Assessoria de Comunicação Social
(Da esq. para dir.) Alfredo Moreira Junior (coordenador do curso de Ciências da Religião); Luciana Brito (diretora do CLCA); Fábio Antônio Neia Martini (diretor do Campus de Jacarezinho); Ana Paula Belomo Castanho Brochado (pró-reitora de Graduação); James Rios (diretor de Cultura); Mônica de Aguiar Moreira Garbelini (coordenadora do curso Letras Espanhol), e George Francisco Santiago Martin (coordenador do curso de Matemática)  (Da esq. para dir.) Alfredo Moreira Junior (coordenador do curso de Ciências da Religião); Luciana Brito (diretora do CLCA); Fábio Antônio Neia Martini (diretor do Campus de Jacarezinho); Ana Paula Belomo Castanho Brochado (pró-reitora de Graduação); James Rios (diretor de Cultura); Mônica de Aguiar Moreira Garbelini (coordenadora do curso Letras Espanhol), e George Francisco Santiago Martin (coordenador do curso de Matemática)

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, no sábado, (05/03), seminário de abertura das turmas do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). O evento ocorreu nas dependências do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE) e do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), do Campus de Jacarezinho. Contando com a presença de autoridade acadêmicas da UENP, apresentação artístico-cultural com o quarteto musical do maestro Carlos Henrique Costa e a aula inaugural "Desafios da profissão docente no Brasil contemporâneo", proferida pela professora Leonor Dias Paini, coordenadora do PARFOR na UEM desde o ano de 2010, o evento deu início às aulas que acontecerão todos os sábados até junho de 2018.

Por meio de convênio entre a UENP e o Ministério da Educação (MEC), foram iniciadas três novas turmas de cursos de segunda licenciatura. Gerenciado pela Pró-Reitoria de Graduação e por uma Coordenação Institucional específica, neste ano serão ofertados os cursos de Ciências da Religião, que tem como coordenador o professor Alfredo Moreira da Silva Júnior; Letras Espanhol, que será coordenado pela professora Mônica de Aguiar Moreira Garbelini; e Matemática, que tem como coordenador o professor George Francisco Santiago Martin.

A pró-reitora de Graduação da UENP, Ana Paula Belomo Castanho, recorda que a origem do PARFOR se deu para atender uma demanda de professores que atuavam fora de sua área de formação. O programa, conforme pontua a professora, deu tão certo que acabou perdendo a característica emergencial e foi reconhecido, em 2015, com a nova diretriz de formação do professor, como uma modalidade de formação. “O PARFOR tinha uma diretriz e uma resolução exclusiva, diferentemente dos cursos de formação de professor, formação inicial e formação complementar. Agora há uma única legislação, que engloba também o PARFOR como modalidade de formação de professores, sendo então um programa permanente”.

O coordenador geral do Parfor na UENP, professor-doutor Maurício de Aquino, pontua que o seminário marca o início de uma nova etapa do programa na instituição para esse período de 2016-2018. “Essa é uma etapa de pleno reconhecimento da modalidade de curso de segunda licenciatura no conjunto de políticas públicas de formação docente e junto aos professores e instituições escolares e universitárias”, salienta. Como destaca o professor, o curso de Ciências da Religião ofertado pela UENP, é o primeiro curso do gênero no Estado do Paraná a habilitar para a licenciatura em Ensino Religioso escolar em atendimento ao Art. 33 da LDB em vigor.

O PARFOR é um programa que objetiva o aprimoramento da formação de professores que já atuam nas escolas públicas da educação básica. Entre os anos de 2011 e 2015, a UENP executou e concluiu cinco cursos de segunda licenciatura pelo PARFOR, sendo eles: Ciências Biológicas, História, Letras Espanhol, Letras Inglês e Pedagogia.

Última modificação: Sexta, 11 Março 2016 19:56

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado

• O NTCC – Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho/UENP, por sua Coordenadora, Professora Doutora Carla Bertoncini e seu Coordenador Adjunto Professor Doutor Rogério Piccino Braga, no uso de suas atribuições, considerando a necessidade de regulamentar o TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO da Turma do atual 5º ano 2024 da Faculdade de Direito do CJ/CCSA/UENP-Jacarezinho, TORNA PÚBLICO: 1 - Calendário dos trabalhos; 2 - Regras do procedimento; 3 - Regras para elaboração do trabalho e depósito; 4 – Projeto de TCC; 5 – (ANEXO I) - Relação de professores(as) orientadores(as) e seus respectivos temas de pesquisa.

• Instrui sobre a indicação para representação discente na Congregação do Campus de Jacarezinho, para o mandato de 09 de maio de 2024 a 08 de maio de 2025.