Estudantes da UENP realizam estágio na Câmara dos Deputados em Brasília

Sexta, 01 Abril 2016 15:55 por Assessoria de Comunicação Social
Deputado Diego Garcia recebe os estudantes de Direito da UENP Matheus Pires e Milena Brenzan em seu gabinete, na Câmara, em Brasília Deputado Diego Garcia recebe os estudantes de Direito da UENP Matheus Pires e Milena Brenzan em seu gabinete, na Câmara, em Brasília

Os estudantes Matheus Pires e Milena Brenzan, do curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), foram indicados pelo deputado federal Diego Garcia para participar do programa Estágio-Visita da Câmara dos Deputados, em Brasília, entre 27 de março e 1º de abril. Durante cinco dias, os universitários conheceram o Congresso Nacional e integraram um grupo de mais de 50 estudantes de várias cidades do país que acompanhou o dia-a-dia da atividade parlamentar. Eles conheceram de perto as atividades da Câmara dos Deputados, das Comissões Técnicas e do Plenário e visitaram os pontos turísticos da capital.

Além disso, todos eles participaram de uma simulação, na qual os estudantes ocupam as cadeiras dos parlamentares, para debater assuntos polêmicos e que estão em pauta no Congresso. “Foi uma experiência ímpar, principalmente, nesse momento histórico para o nosso país. Foi muito aprendizado ver tudo isso de perto, o que acompanhamos apenas pela televisão e internet. As pessoas daqui amam o que fazem e isso me inspirou”, disse Matheus Pires.

Para Milena, que está no quinto ano do curso de Direito, foi uma oportunidade de acompanhar o funcionamento das atividades parlamentares e verificar na prática o processo legislativos e o modo de como as coisas funcionam na Câmara. “O programa é muito bem organizado, conhecemos outros locais como o Senado Federal e o Superior Tribunal Federal (STF). Essa experiência mudou minha visão da política e, com certeza, vou compartilhar com meus amigos e familiares”, contou.

Matheus Pires cursa o terceiro ano da graduação, vive em Jacarezinho, mas é de Agudos, São Paulo. Para o estudante, o programa proporcionou um intercâmbio cultural e mudou sua visão sobre a política. “Acredito que ouvir opiniões diferentes dos outros estagiários e dos políticos ampliou minha visão sobre a política em nosso país”, disse. Segundo os estudantes, eles sonhavam com essa experiência e trouxeram uma bagagem lotada de aprendizado. Os dois destacaram ainda que o Estágio-Visita vai contribuir com suas atividades na graduação e após a conclusão do curso de Direito.

Cada deputado pode indicar, por semestre, até dois universitários para integrar o programa. A previsão é atender novas turmas a cada 30 dias, com exceção dos meses de recesso parlamentar e início de sessão legislativa. “Os dois me procuraram e foram prontamente atendidos. O Estágio Visita é uma oportunidade de incentivo ao exercício da cidadania desses jovens. Agrega muito para a vida pessoal e profissional deles”, destacou Diego Garcia.

O programa Estágio Visita é oferecido pela Câmara dos Deputados desde 2003. Durante uma semana, os universitários podem aprender assuntos relacionados ao funcionamento da Câmara e a forma de atuação dos legisladores, bem como a elaboração de leis. Os interessados em participar podem procurar outros deputados para solicitar a indicação.

Última modificação: Sexta, 01 Abril 2016 16:02

• TORNA PÚBLICO o resultado da seleção para o ingresso na condição de aluno não-regular para o primeiro semestre de 2020, conforme seleção prevista no Edital 034/2019 - PPEd/UENP

• A Direção do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve convocar os candidatos abaixo relacionados, aprovados em Processo Seletivo para Estagiário, para comparecer até 03/03/2020 para aceite da vaga e entrega dos documentos.

• TORNA PÚBLICO o ensalamento da FASE 3 – Avaliação, entrevista e arguição sobre o projeto de pesquisa, do Processo Seletivo de estudantes regulares ao Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano, para o ano letivo de 2020

• TORNA PÚBLICO, o Resultado do Pedido de Recurso referente a FASE 2 – Prova escrita de conhecimentos específicos do Processo Seletivo de estudantes regulares ao Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano, para o ano letivo de 2020

• DA  CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de Dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - - Mestranda: Beatriz Casagrande Fortunato