Curso de Direito da UENP realiza debate sobre política atual no Brasil

Quinta, 07 Julho 2016 18:32 por Assessoria de Comunicação Social

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na última sexta-feira (01/07), Mesa Debates com o tema “Resistência ao Golpe e os novos rumos da esquerda no Brasil”. O evento discutiu questões sobre a atual conjuntura política do país, o afastamento da presidenta Dilma Rousseff, além da relação da política com o Direito e a Economia.

Mediada pelo professor-doutor Maurício Gonçalves Saliba (UENP), a Mesa contou com a participação do professor-doutor Jorge Sobral da Silva Maia (UENP), do professor-doutor Marco Del Roio, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), e do professor-mestre Décio David, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O evento reuniu acadêmicos do curso de Direito e de outros cursos da UENP, além de alunos de outras instituições de ensino da região e pessoas da comunidade. Segundo o professor Marcos Del Roio, a diversidade de público mostra a importância do tema. “A participação da sociedade enriquece o debate, proporciona um momento diferente de interação e também se torna algo estimulante e educativo na atuação política e crítica de quem assiste”, afirmou o professor.

Para o coordenador do programa de pós-graduação em Ciências Jurídicas da UENP, professor-doutor Fernando Brito Alves, a Mesa atende necessidades da Universidade de articular as ideias e promover o debate. “Acredito que a Universidade tem essa obrigação. Nossa proposta era realizar uma mesa de debates com opiniões políticas e ideológicas diversificadas", disse. "Após os movimentos políticos que se intensificaram desde abril, a esquerda tem tido pouco espaço para discussão, e por isso, é importante que a Academia resguarde o debate democrático para todas as posições ideológicas”, declarou.

O estudante do 2º ano de Direito das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), Carlos Roberto Costa, participou do evento. Ele ressaltou a importância da participação da sociedade e elogiou a formação da Mesa. “A Mesa, composta por professores renomados e de notório saber jurídico, político e histórico, abriu mão do uso de termos técnicos. Eles ofereceram conhecimento e se fizeram entender por todos os presentes", considerou. "Com certeza esse foi um grande passo de uma caminhada para elucidar ou, no mínimo, provocar o senso crítico de quem ali esteve. A UENP está de parabéns”, finalizou o estudante.

Lançamento

Durante a realização da Mesa de Debates no CCSA, houve também o lançamento do livro "A Resitência ao Golpe 2016", da Canal 6 Editora. O livro reúne cerca 450 textos de diversos autores sobre o processo de impeachtment de Dilma Roussef.

Última modificação: Quinta, 07 Julho 2016 18:36

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

•  Nomeia a composição discente nas Comissões Executivas dos Colegiados dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DO PEDIDO DE ISENÇÃO da taxa de inscrição no Curso de Pós-Graduação – Residência em Reabilitação Física – Vagas Remanescentes.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para participação no Evento de Extensão I SEMINÁRIO DE DIREITO ELEITORAL - aula inaugural do CURSO DE EXTENSÃO/ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL. O Seminário terá como tema “DIREITO ELEITORAL NA ERA DA DESINFORMAÇÃO E DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”, será de modalidade presencial, realizado pelo Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral e reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação Geral do Curso de Extensão/Atualização em Direito Eleitoral, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para ingresso de alunos junto ao CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL, de modalidade semipresencial, realizado pelo Colegiado do Curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP e que reger-se-á conforme as normas constantes neste edital.