Centro de Letras da UENP realiza IX SóLetras

Terça, 18 Setembro 2012 16:35 por Cristiano Oliveira

Com o objetivo de despertar em toda a comunidade acadêmica a importância do cultivo da pesquisa para a formação profissional, o Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho, realizou, na última semana, o IX Seminário de Iniciação Científica: Estudos Linguísticos e Literários - SóLetras. A semana, marcada por mesas redondas, minicursos e oficinas, salas temáticas, terminou na sexta-feira, 14, com apresentações de cerca de 180 pesquisas científicas inscritas no evento. O SóLetras, organizado pelo CLCA/CJ, tem o apoio da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Fundação Araucária.

As comunicações e os pôsteres digitais, apresentados por alunos e professores desta e de outras instituições, abordaram áreas como literatura brasileira, metodologia de ensino, língua portuguesa, educação, língua e literatura inglesas, história, linguística aplicada, linguística textual e sociolinguística, dentre outras. Resultados de pesquisas e práticas educativas, as apresentações e o SóLetras, como salienta a professora mestra Tania Regina Montanha Toledo Scoparo: "Pretende criar um ambiente propícipio para trocas entre experientes pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas que têm a linguística e a literatura como preocupação".

Além da conferência de abertura com a professora doutora Alice Áurea Penteado Martha, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que falou sobre o tema "Educação Literária: Caminho para Formação de Leitores?, o SóLetras contou com salas temáticas permanentes "Da Espanha" e "De Países Latino-Americanos: Argentina e México". Destaque na semana também para as mesas redondas realizadas durante três dias, nos quais foram abordados os temas: "Cinema e Literatura: Estudos Interartes no Brasil", "Contextos e Perspectivas do Letramento Digital", "Viagens, Paragens, Trânsitos: Experiências de Pesquisa em Letras em Portugal" e "A importância da Iniciação Científica para o Aluno de Graduação".

Na noite de quarta-feira, 12, além de uma mesa redonda, aconteceu a exibição do curta metragem "Sobre Dória", do artista plástico Edson Godinho, autor da arte do material do evento deste ano. Um grupo de discussão formado pela doutoranda Adenize Franco (CLCA), pelo doutor Antonio Carlos de Souza (CCHE), pela doutora Luciana Brito (CLCA) e pela mestra Tânia Scoparo, debateu sobre o filme que conta a história de Dória, uma mulher de meia idade na sociedade carioca dos anos 60, que confunde a moral cristã com seus hábitos e vícios pecaminosos de prostituta por puro escrachado e prazer moral, como se escreve na sinopse do curta. A diretora do CLCA, professora Lucia Brito, agradece a todos que ajudaram na organização do SóLetras e, também, aos participantes e convidados que prestigiaram esta edição.

Última modificação: Segunda, 01 Outubro 2012 13:48

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo.

• Designa Servidor para desempenhar suas atividades laborais no Centro de Ciências da Saúde do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado