Estudantes de Bandeirantes visitam curso de Filosofia da UENP

Sexta, 28 Setembro 2012 00:00 Publicado por Assessoria de Comunicação UENP

Estudantes dos Colégios Estaduais Cyríaco Russo e Professor Mailon Medeiros da cidade de Bandeirantes visitaram a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e as dependências do curso de Filosofia no Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), campus Jacarezinho, na tarde do dia 20 de setembro. Os alunos passearam pelo interior das dependências do CCHE, visitaram as salas de aulas, passaram pela biblioteca e tiveram um rápido encontro com o diretor do CCHE, professor doutor Antonio Carlos de Souza.

Toda a visita foi conduzida pelo professor José Carlos da Silva, coordenador de área do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), que agendou a visita a pedido dos professores das duas escolas. O encontro foi mediado também pelo professor Fábio Antonio Gabriel, supervisor da turma do PIBID e docente da Rede Estadual, no Colégio Rio Branco, de Santo Antonio da Platina, que participou com alguns dos acadêmicos bolsistas do Programa.

Numa das salas de aula do Bloco da Filosofia, em clima de muita expectativa e curiosidade, os alunos se apresentaram e disseram o que pensavam da Filosofia. Por sua vez, o professor José Carlos fez uma pequena exposição do histórico do curso e propôs uma rodada de perguntas e questões sobre a Filosofia. Foram levantadas diversas questões de elevada consistência reflexiva, bem como, a relação entre Filosofia, Ética e Política. Depois de várias contribuições e reflexões tanto da parte dos bolsistas como do professores e dos alunos, considerou-se um bom encontro como primeiro contato com a Universidade.

Durante a visita, foi formulado ainda um convite para que os estudantes buscassem o ingresso no curso de Filosofia e da mesma forma os Pibidianos se colocaram a disposição para ajudar os alunos na Formatação e consecução da Olimpíada de Filosofia que os alunos das duas Escolas pretendem participar.

Nas palavras conclusivas, os professores José Carlos e Fábio Gabriel ressaltaram a importância dos objetivos do PIBID de interar-se sobre a realidade das escolas, da futura missão do magistério do acadêmico bem como da importante possibilidade de os estudantes das escolas do ensino médio terem contato com a Universidade, interessando-se assim a ingressar nos cursos apresentados. E com palavras de incentivo e agradecimento, desejaram bom retorno aos visitantes.

Os alunos vieram acompanhados de seus professores Gisele Rosa (Colégio Cyríco), acadêmica da quarto ano de Filosofia e do professor Bruno Garcia, que concluiu o curso ano passado, sendo formados na primeira turma de Filosofia da UENP (2008-2011). Também acompanhou os alunos dos dois colégios a diretora auxiliar, professora Lucimara Jacometti da Silva.

Para mais informações: http://filosofiapibiduenp.webnode.com/

• O Professor Doutor Alfredo Moreira da Silva Júnior, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, no uso de suas atribuições Legais e, CONSIDERANDO, a Instrução de Serviço n° 002/2019 GD/CJ ; CONSIDERANDO, a Ordem de Serviço n° 003/2019 GR e ainda, com fulcro nos Incisos XV e XVI do Art. 48 do Regimento Geral da UENP resolve estabelecer os prazos para inscrição de chapa e eleição de Coordenadores de Curso para o biênio 2020/2022.
  • A Direção do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve convocar o candidato abaixo relacionado, aprovado no Processo Seletivo para Estagiário, para comparecer até 22/11/2019 para aceite da vaga e entrega dos documentos.
  • RESOLVE convocar os candidatos  relacionados para serem submetidos à arguição do projeto apresentado ao Doutorado em Ciência Jurídica desta Instituição, nos termos do item 10, do Edital 30/2019-PPGDUENP.

• PLANO DE TRABALHO DOCENTE I: Conto de fadas tradicional Chapeuzinho Vermelho

• O GÊNERO DISCURSIVO CONTO DE FADAS COMO INSTRUMENTO ORIENTADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA