Grupo de Pesquisa da UENP promove Simpósio de Letras

Quarta, 08 Novembro 2017 16:27 por Assessoria de Comunicação Social

O Grupo de Pesquisa Leitura e Ensino, vinculado ao curso de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, promoveu, entre os dias 30 de outubro a 1 de novembro, o I Simpósio de Gêneros Discursivos, Ensino de Línguas e Formação Docente (SIMGELF). O evento, que contou com a participação da comunidade acadêmica e externa, reuniu cerca de 400 pessoas.

O evento, segundo a organização, teve por objetivo a ampliação e a ressignificação de saberes, que possam instrumentalizar os professores em formação – inicial e contínua – no ofício de ser e ensinar a ser professor de língua portuguesa e outras linguagens. Nesse enfoque, o Simpósio propôs discussões sobre gêneros discursivos/textuais, ensino de línguas, por meio de conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos (comunicação oral).

Na segunda-feira, dia 30, o professor-doutor João Luiz Gasparin, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), proferiu a conferência de abertura intitulada “A dialética da pedagogia histórico-crítica”, no auditório do PDE. Na ocasião, o docente discutiu aspetos teóricos e metodológicos de sua pesquisa que visa, dentre outros importantes aspectos, a socialização de saberes, com intuito de estabelecer um diálogo que culmine em significativas reflexões sobre o contexto histórico-social no qual o professor e o aluno estão inseridos.

Na terça e quarta-feira, o evento contou com apresentações de trabalhos na modalidade “comunicação oral” e proporcionou, aos participantes, minicursos voltados às linhas teórico-metodológicas contempladas pelo SIMGELF. Ao todo, 11 minicursos movimentaram o Simpósio, que ainda contou com apresentações musicais da aluna Marina Aquino, do primeiro ano do curso de Letras/Espanhol.

Para a professora-doutora Patrícia Cristina de Oliveira Duarte, uma das coordenadoras do evento, o SIMGELF conseguiu, “de forma dialógica e transdisciplinar, expandir o conhecimento acadêmico-científico de alunos da graduação e da pós-graduação, aperfeiçoando, ainda, os saberes profissionais de docentes que atuam no ensino fundamental e médio”, avalia.

Abertura

A solenidade de abertura do evento contou com a participação da reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan; do vice-reitor, Fabiano Gonçalves Costa; do diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini; da diretora do CLCA, Luciana Brito; da coordenadora do curso, Rosiney Lopes do Vale; da coordenadora do evento, Patrícia Duarte; professores e alunos do curso.

Última modificação: Quarta, 08 Novembro 2017 16:28

• CONVOCAR para o dia 07 de julho próximo, quinta-feira, às 17:30 horas, reunião da Comissão Coordenadora

• TORNA PÚBLICA as normas para o processo seletivo para a concessão de bolsas de mestrado custeada pela CAPES via Programa DS, que será regido pelas normas constantes do presente edital, além de outras normas aplicáveis e será conduzido pela Comissão de Bolsas CAPES/DS do PPG-CMH nomeada pela Portaria 02/2021 PPG-CMH.

• TORNA PÚBLICA a lista de candidatos convocados para a Fase 1 – Prova de conhecimentos específicos, do Processo Seletivo de estudantes regulares ao Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano, para segundo semestre letivo de 2022

• O Diretor do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Prof. Dr. Maurício de Aquino i, nomeado pela Portaria GR-UENP 266/2018 no uso de suas atribuições legais e regimentais resolve alterar a composição da Comissão Executiva do curso de Odontologia, do Centro de Ciências da Saúde do Campus Jacarezinho.