Salas temáticas lembram países de língua espanhola

Terça, 25 Setembro 2012 00:00 por Rogério Matsui Guenta

Um pouquinho da Espanha, do México e da Argentina no SóLetras. As salas temáticas desses três países chamaram atenção de todos que participaram do IX Seminário de Iniciação Científica: Estudos Linguísticos e Literários realizado do Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. As salas, montadas pelos alunos do 1º, 2º e 3º anos de Espanhol, reuniram um pouco da cultura dessas nações de língua espanhola num espaço diferenciado pela decoração e enriquecido pela participação de alunos e professores que visitaram.

Quem passou pelas salas temáticas pôde apreciar um pouco da culinária desses países, nada mais saboroso para conhecer a cultura de uma nação. Para degustação, empanados argentinos, algo um pouco mais típico entre os brasileiros do que a guacamole, uma pasta preparada com abacate, tomate, alho, cebola, pimenta, limão, sal e requeijão, que foi servido com nachos, gastronomia mexicana. Todos puderam experimentar ainda o famoso doce de leite argentino, creme denso de cor bege, recheio eleito pelos hermanos para quase toda sobremesa. Vinho, tequila e sangria espanhola, bebida que traz, dentre os ingredientes, vinho tinto, refrigerante e frutas como uva, abacaxi e maçã também puderam ser provadas nas duas noites em que ficaram abertas as salas para visitação.

O espaço ofereceu ainda outros sabores desses países. Pontos turísticos diversos, museus, parques, teatros, monumentos históricos, galerias de arte, construções históricas e paisagens naturais como a Galícia, na Espanha, e Chichen Itzá, cidade arqueológica Maia, no México, possibilitaram breve viagem por meio de imagens. A música, a dança, as artes plásticas, a literatura, a religião não poderiam ser esquecidas na exposição realizada e não foram. Dentre tantos temas abortados, vale destaque para o tango argentino, gênero musical com que identifica aquela terra e a breve abordagem sobre o pintor espanhol Pablo Picasso, um dos grandes mestres das artes plásticas do século XX. A professora doutora Nerynei Meira Carneiro Bellini, coordenadora do curso de Espanhol do CLCA/CJ, elogiou o empenho dos alunos para a realização das salas temáticas e agradeceu a presença de todos que prestigiaram o espaço.

As atividades foram coordenadas pelas professoras Thays Regina Ribeiro de Oliveira e Nerynei Meire.

• CONSTITUI Comissão de revalidação de título de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• ALTERAR COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de Dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Mariana de Mello Arrigoni

• TORNA PÚBLICO aos alunos da 16ª Turma do Mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica, do prazo até o dia 19 de outubro próximo, para que sejam protocolados na Secretaria do Programa, em quatro vias impressas e uma via digital, os projetos de pesquisa e/ou plano de dissertação.

• TORNA PÚBLICO, a folha de prova de conhecimentos específicos, referente a segunda fase do processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica, realizada no dia 12 de setembro do corrente ano letivo, e respectivos espelhos de resposta, conforme anexo I deste Edital.

• A Direção do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve convocar a candidata abaixo relacionada, aprovada no Processo Seletivo para Estagiário, para comparecer até dia 18/09/2019 para aceite da vaga e entrega dos documentos.