UENP inaugura Clínica de Odontologia em Jacarezinho

Quarta, 21 Fevereiro 2018 21:30 por Assessoria de Comunicação Social
Governador Beto Richa, a reitora da UENP, Fátima Padoan, e autoridades durante solenidade de inauguração da Clínica de Odontologia Governador Beto Richa, a reitora da UENP, Fátima Padoan, e autoridades durante solenidade de inauguração da Clínica de Odontologia

O governador Beto Richa e a reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, inauguraram, na manhã desta quarta-feira (21/02), a Clínica de Odontologia da UENP, no novo Campus de Jacarezinho. A obra de 3,8 mil metros quadrados, construída com recursos da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, possui capacidade para realizar 280 procedimentos odontológicos e 520 exames semanalmente.

“É uma alegria imensa para mim poder entregar esta obra que irá atender não apenas Jacarezinho, mas toda a região. Com isso, pagamos uma dívida pública de gestões anteriores com o Norte Pioneiro”, afirmou o governador Beto Richa.

Ele ressaltou ainda que a obra é uma grande conquista para o norte do Estado. “É uma das maiores clínicas odontológicas de todo o Paraná, que não apenas vai ser um espaço de formação de qualidade, mas também vai atender toda a população dessa região”, disse.

A reitora destacou a inauguração da Clínica como um momento histórico para a UENP e para região e acentuou a importância da obra para o atendimento da população do Norte do Paraná. “Essa Clínica representa mais saúde bucal para nossa gente, pois beneficiará a todos os municípios desta região com atendimento odontológico gratuito e de qualidade”, afirmou.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, a UENP tem recebido massivos investimentos do Governo do Estado, e o uso desse recurso tem dado resultados bastante frutíferos. “O que estamos assistindo hoje aqui é o resultado do trabalho de muitas pessoas e do compromisso do governador Beto Richa com a Educação. A UENP é uma Universidade jovem que tem rapidamente alcançado sua consolidação”, destacou.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli, também enalteceu a importância da UENP e da Clínica para a região. “Hoje, vocês acadêmicos estão tendo a oportunidade de estudar em um curso de Odontologia público, gratuito e de qualidade, agora com uma Clínica. Quando falamos em ‘Clínica’, parece até algo pequeno, mas na verdade, essa obra é um grande centro de saúde odontológica”, acentuou.

Pedro Lupion recordou o percurso para construção e enalteceu o trabalho realizado pelo Governo e pela Universidade. “O reconhecimento aqui hoje é pelo trabalho do Governo do Estado em prol da saúde da nossa região. Nós temos acompanhado dia a dia a transformação da nossa realidade”, disse.

A obra

Foram investidos na construção R$7.904.069,00, por meio de recursos da SESA. A obra recebeu ainda R$1.868.779,00 em equipamentos, em investimentos do Fundo Paraná. A construção é o primeiro passo para a implantação do novo campus da universidade, em Jacarezinho.

“Com a construção da Clínica no novo Campus de Jacarezinho, passamos a edificar também um outro sonho de centralizar todas as estruturas locais desse Campus neste terreno. Os frutos desse sonho não são para agora, mas são certos, pois com planejamento cultivamos o futuro”, disse a reitora.

A Clínica recebeu ainda investimentos para construção da rede de esgoto (Sanepar) e execução de serviços para primeira etapa de pavimentação dentro do terreno da Universidade (DER, Prefeitura e UENP).

Histórico

O governador Beto Richa assinou em 30 de maio de 2014 o decreto de autorização de vestibular e implantação do curso de Odontologia da UENP, e lançou a Pedra Fundamental para início da construção da Clínica em janeiro de 2016.

O curso, a partir de 2015, passou a funcionar em regime integral, ofertando 40 vagas anuais, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), do Campus de Jacarezinho da UENP. Neste ano de 2018, iniciou-se a quarta turma do curso que tem duração de 5 anos.

Presenças

Participaram da solenidade o vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa; os diretores dos campi de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini; de Bandeirantes, Ederson Marcos Sgarbi; de Cornélio Procópio, Sérgio Roberto Ferreira; o deputado estadual Luiz Carlos Martins; o prefeito de Jacarezinho, Dr. Sérgio Faria; o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion; o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o presidente do IAP, Tarcísio Mossato; o diretor geral da SESA, Sezifredo Paz; representando o secretário da Saúde, Michele Caputo; prefeitos da região, autoridades locais, além professores e agentes universitários da UENP, e estudantes do curso de Odontologia.

Última modificação: Quinta, 01 Março 2018 09:26

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD