Quarta, 10 Outubro 2012 12:56 por Rogério Matsui Guenta
Obra do professor Rodrigo Modesto contribui para compreensão de políticas publicas da área Obra do professor Rodrigo Modesto contribui para compreensão de políticas publicas da área

O patrimônio histórico-arquitetônico e a memória da região Oeste do Estado de São Paulo ganharam destaque nas páginas do livro "A preservação do Patrimônio Cultural no Oeste Paulista" do professor de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rodrigo Modesto Nascimento. A obra, dividida em três capítulos: 'Formação Histórica do Oeste Paulista'; 'O Patrimônio no Oeste Paulista' e 'Os tombamentos em Marília', está focada no processo de tombamento de bens culturais e os méritos diversos que sustentam argumentos para a preservação de cada um.

O livro, que traz um recorte do Oeste Paulista, analisa 12 estudos de tombamento que tramitaram no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). Por meio desses estudos, salienta a professora doutora do departamento de História da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Célia Camargo, o autor reflete: "Sobre diversos aspectos revelados por essa documentação, cujo conhecimento contribui para a compreensão das políticas de formação e instituição do patrimônio paulista".

A pesquisadora Marly Rodrigues, que faz uma das apresentações do livro, ressalta que Rodrigo: "Mostra que a construção da memória é um campo de disputas que envolve interesses e critérios de valoração, o que inclui o do realce do papel deste ou daquele segmento social ou étnico na História". A obra, além de apresentar brevemente o Oeste Paulista, rememora um pouco dos seus primeiros habitantes, das ferrovias, do café e da ocupação e relaciona ainda o processo de tombamento dos bens da região.

O livro foi lançado durante a XXIV Semana de História e a IX Jornada de Ensino de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), na última semana, no hall do prédio do Programa de Desenvolvimento da Educacional (PDE) da UENP e reuniu professores e alunos da instituição. O autor, durante a solenidade, fez uma breve explanação sobre o conteúdo do livro, que lembrou ser reflexões iniciadas ainda no mestrado em patrimônio histórico pela UNESP.

Rodrigo Modesto Nascimento
É licenciado em História pela UNESP, campus de Assis, e mestre em História pela mesma instituição. Cursa doutorado em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É Docente do Colegiado de História da UENP, campus de Jacarezinho. Atua na área de História e suas temáticas de pesquisa estão vinculadas ao campo do patrimônio cultural.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD