Docentes da UENP desenvolvem patente para aprimorar procedimentos na Odontologia

Segunda, 21 Mai 2018 16:59 por Assessoria de Comunicação Social
Douglas Fernandes e  Augusto Foggiato, do curso de Odontologia, criaram ferramenta para aprimorar procedimentos na Odontologia Douglas Fernandes e Augusto Foggiato, do curso de Odontologia, criaram ferramenta para aprimorar procedimentos na Odontologia

Os professores da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Augusto Foggiato e Douglas Fernandes, do curso de Odontologia, desenvolveram uma ferramenta para realizar a desinfecção de materiais usados em atendimentos odontológicos. A patente, divulgada recentemente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), é a primeira desenvolvida em parceria por docentes do curso de Odontologia da UENP.

Os estudos que deram origem ao projeto são parte do doutorado do professor Foggiato na Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic, de Campinas. O professor Douglas Fernandes auxiliou no desenvolvimento do processo biológico do projeto.

A ferramenta desenvolvida pelos docentes da UENP, a terceira patente de autoria de Foggiato, é uma versão melhorada de um outro produto já desenvolvido pelo professor durante seu doutorado - uma caixa para inativação biológica usando a tecnologia PDT (Photodynamic Therapy - Ou Terapia Fotodinâmica, em Português). “Quando eu descobri que esse produto poderia ser aprimorado, eu convidei o Douglas para desenvolver a parte biológica e microbiológica comigo, que é esta última patente divulgada”, disse o professor.

A ideia desta ferramenta é usar a luz em determinadas intensidades e durações para matar quase 100% das bactérias e microorganismos nocivos ao ser humano e que estão presentes em instrumentos odontológicos antes da utilização em procedimentos.

O diferencial do uso do PDT é a redução de custos em relação ao método tradicional, com autoclave. “Em um aparelho de autoclave, gasta-se entre R$ 2 mil e R$ 3 mil reais, além do consumo de energia. A caixa que usa a luz não custa nem R$ 100 e pode ser operada com baixa voltagem e baixa amperagem. Além da redução de custos, que populariza o acesso, essa ferramenta pode ser operada com baterias, permitindo sua utilização mesmo em lugares remotos, sem acesso à energia elétrica”, acentua.

Outra das ferramentas desenvolvidas por Foggiato é um alicate para a remoção de braquetes (peças de aparelho ortodôntico). O diferencial deste instrumento é a inédita barreira distal, que impede que o braquete escape na hora da remoção e vá para a garganta do paciente, evitando que ele engula a peça.

“Quando juntamos esforços, acabamos conseguindo nos centrar e desenvolver um projeto que trouxe benefícios para todo mundo. Como docente, para mim a experiência foi ótima, pois sempre acabo aprendendo um pouco mais, pegando informações com alunos, pacientes, bases de artigos e outros textos, conseguindo devolver para a comunidade. Já estamos desenvolvendo mais projetos e, no futuro, essa união ainda vai dar mais frutos”, ressalta o professor Douglas Fernandes.

Última modificação: Sexta, 25 Mai 2018 10:39

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, considerando a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO os procedimentos de abertura de inscrições para a indicação pelos pares de 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho Universitário e 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho de Centro.

• Súmula: Alteração no calendário para o primeiro semestre letivo de 2024, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo.