UENP abre “Paraná Fala Francês” no Campus de Jacarezinho

Sexta, 10 Agosto 2018 11:16 por Assessoria de Comunicação Social
Professora Simone Bayeux Delvecchio realiza aula inaugural do Programa Paraná Fala Francês Professora Simone Bayeux Delvecchio realiza aula inaugural do Programa Paraná Fala Francês

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) realizou a abertura do programa Paraná Fala Francês no PDE do Campus de Jacarezinho. O evento foi realizado na noite do dia 9 de agosto, como a primeira de três solenidades a serem realizadas em todos os campi da Universidade para inaugurar o programa de estudos na língua francesa.

O evento teve apresentações musicais e culturais na língua francesa, com bom público na plateia, formado principalmente por estudantes de Letras. A abertura da solenidade foi realizada pela coordenadora de Relações Internacionais da UENP, professora Eliane Segati Rios Registro, que falou sobre a internacionalização da Instituição.

“Hoje já não há mais fronteiras para a nossa Universidade. A nossa internacionalização está em todos os processos, e começa na sala de aula. Estamos conquistando importantes parcerias com instituições de todo o mundo, para dar a nossos acadêmicos mais oportunidades de expandir seus horizontes. O Paraná Fala Francês é uma delas, pois conhecer um novo idioma é uma das melhores experiências para ampliar sua visão e potencial pessoal e intelectual”, afirma.

Dentre as experiências, Eliane mencionou em especial a participação da acadêmica de Letras, Ana Cláudia Calixto, que teve a oportunidade de viajar para o Canadá e estudar inglês no mês de julho através de bolsa oferecida em conjunto por instituições paranaenses e canadenses. A estudante contou sobre sua experiência no país norte-americano.

“Foi uma experiência que mudou minha vida. Ir para o Canadá foi a realização de um sonho. Eu aproveitei muito principalmente os momentos em que pude estudar e praticar meu inglês com os canadenses, pois quero trabalhar com a língua. Foi uma oportunidade que só pude ter graças à UENP”, conta.

A coordenadora institucional do programa Paraná Fala Francês, professora Mônica Aguiar Moreira Garbelini, comenta sobre a importância do programa e da língua francesa. “O francês foi uma de minhas primeiras experiências na instituição desde que ingressei na faculdade, na década de 1990. Hoje, países como Canadá e França investem muito na francofonia, e o Paraná Fala Francês é uma grande oportunidade para se aproximar dessa cultura e expandir possibilidades”, relata.

A professora do Paraná Fala Francês, Simone Bayeux Delvecchio, ministrou a aula inaugural do programa, conquistando o público com bom humor, interatividade, brincadeiras e muito conteúdo sobre a língua francesa.

Além disso, também houve apresentação das canções “Je Vole”, de Michel Sardou (Interpretação de Isabela Marina - aluna de Letras/Campus Jacarezinho); declamação do poema “Les Sanglots Longs”, de Paul Verlaine (por Thayminne Bérgamo e João Fernando de Araújo, estudantes de Letras/Campus Jacarezinho) e apresentação das canções “La Javanaise”, de Serge Gainsbourg e “Quelqu’ un m’a dit”, de Carla Bruni (interpretação de Giorgio Ferrari, acadêmico de História/Campus Jacarezinho).

No dia 20 de agosto, é a vez do Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes, sediar a abertura, das 16h30 às 18h, no Anfiteatro de Veterinária. Também no dia 20 de agosto, das 19h30 às 21h, o Campus Cornélio de Procópio recebe a abertura no Anfiteatro do PDE.

Última modificação: Sexta, 10 Agosto 2018 11:38

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.