UENP realiza 3º Congresso de Fisioterapia

Sábado, 20 Outubro 2018 12:29 por Assessoria de Comunicação Social
Solenidade de abertura foi realizada no auditório da Clínica da Odontologia da UENP Solenidade de abertura foi realizada no auditório da Clínica da Odontologia da UENP

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, de 16 a 19 de outubro, o III Congresso de Fisioterapia da Instituição. O evento, que trouxe como tema “Interdisciplinaridade na Reabilitação Crônica – Novas Perspectivas”, buscou integrar a comunidade acadêmica e profissional com pesquisadores e profissionais de diversas áreas da saúde.

A proposta do Congresso foi estimular a interdisciplinaridade na reabilitação crônica, com uma abordagem que buscou novas ferramentas e perspectivas da Fisioterapia para tratamento de doenças crônicas por meio de práticas e evidencias clínicas, com o objetivo de ampliar o número de recursos de reabilitação disponíveis.

O evento contou com palestras, minicursos, painéis e temas livres com novidades na área e atividades de pesquisa desenvolvidas em saúde e educação. Durante a abertura do evento, que contou com a participação do diretor do Campus de Jacarezinho, Fábio Antonio Neia Martini, do diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Fabrício José Jassi, de professores do curso, foi realizada homenagem pelos serviços prestados à UENP, em especial, ao CCS, ao professor-doutor Rinaldo Bernardelli Junior, quem realizou a palestra de abertura “Motivação e Reflexão”.

Durante a abertura, o diretor do CCS agradeceu ao empenho dos membros da comissão organizadora que possibilitaram a realização do evento e partilhou uma reflexão com os estudantes. “Fisioterapia é movimento. Vida é movimento. Que possamos ter sempre orgulho e amor pela Fisioterapia. Orgulho da Instituição em que estudamos. Que possamos nos colocar mais no lugar do outro, isso é empatia. Que possamos sentir mais e nos conectarmos mais. Conexão com você mesmo. Conexão com o outro. Estar mais presente. Que possamos ouvir mais sem julgamentos, afinal temos nossos motivos, nossas crenças. Que possamos fazer um pouco mais a cada dia e assim fazer a diferença”, destacou Fabrício.

O coordenador do evento, Tiago Tsunoda Del Antonio, pensando sobre o tema do congresso deste ano, “Interdisciplinaridade na Reabilitação Crônica – Novas Perspectivas”, ressaltou que o profissional de fisioterapia não deve depender apenas de uma linha de conhecimento para atender um paciente, mas sim utilizar o agrupamento de diversas áreas, com um objetivo comum.

“Devemos procurar ampliar a construção de conhecimento de um determinado problema. Um dos principais desafios a nós profissionais da saúde e fisioterapeutas em relação as comorbidades crônicas é entender que a sua abordagem não está exclusivamente relacionada à sua queixa principal, mas também aos fatores biopsicossociais e espirituais que nutrem o processo de cronificação”, acentua Tiago.

Última modificação: Quarta, 31 Outubro 2018 11:33

• RESOLVE CONVOCAR :o candidato Antonio José Fernandes Vieira, classificado em 4º lugar no processo seletivo para ingresso em 2022, no doutorado deste Programa, efetuar a matrícula até o dia 30 de dezembro de 2021, enviando todos os documentos referentes ao item 21 do Edital nº 41/2021-PPGD, no endereço eletrônico , devendo observa ainda todas as normas contidas no Edital nº 100/2021-PPGD.

• TORNAR PÚBLICO, o resultado do processo seletivo para concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado custeadas pela CAPES e pela Fundação Araucária, realizado nesta data, de acordo com as normas do edital 104/2021-PPGD, conforme segue.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de doutorado em Ciência Jurídica, realizada em cotutela entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná e a Universidad de Murcia, conforme segue: Dia 17 de janeiro de 2022.

• RESOLVE: I. Ampliar o número de vagas a serem ofertadas pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP, para 12 (doze) vagas no Doutorado, ficando portanto, com 04(quatro) vagas para cada uma das linhas de pesquisa, a partir do ingresso em 2022.

• TORNAR PÚBLICO que no período de 24 até 31 de janeiro de 2022, estará recebendo inscrições de alunos matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito de outras instituições, interessados em cursar disciplinas isoladas neste Programa.