Doutorado em Ciência Jurídica da UENP realiza primeiras defesas de teses

Terça, 27 Agosto 2019 17:22 por Assessoria de Comunicação Social
Jaime Brito, Fernando Brito, Edinilson Donisete, Marcelo Negri e Tiago Fiqueiredo durante banca de Daniel Marques, um dos primeiros doutores pela UENP Jaime Brito, Fernando Brito, Edinilson Donisete, Marcelo Negri e Tiago Fiqueiredo durante banca de Daniel Marques, um dos primeiros doutores pela UENP

O  Doutorado em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou na sexta-feira, 23 de agosto, as duas primeiras defesas de teses do Programa. O momento histórico foi prestigiado pela reitora da UENP, Fátima Padoan, pelo diretor do Campus, Fábio Martini, pelo diretor do CCSA, Luiz Fernando kazmierczak, pelo coordenador do Doutorado, Fernando Brito, e por professores que fazem parte da história do curso de Direito da Universidade.

Daniel Marques de Camargo e Décio Franco David são os primeiros doutores titulados pelo Programa da UENP, o único doutorado na área dentre as universidades públicas do interior do país. Orientado pelo professor-doutor Edinilson Donisete Machado, Daniel defendeu a tese “Decisão judicial e sua fundamentação: Suficiência e concretização por meio do artigo 489, do CPC/2015”. Já o doutorando Décio Franco, orientado pelo professor-doutor Valter Foleto Santin, defendeu a tese “Tratamento penal da corrupção privada a partir de um sistema penal integral de matriz significativa”.

“As primeiras defesas de tese do Doutorado em Ciência Jurídica da UENP tem um duplo significado muito importante: em primeiro lugar trata-se do único Programa de Pós-graduação da UENP que oferta doutorado, isso faz com que essas defesas sejam as primeiras defesas de tese em toda Universidade; em segundo, o programa é o único Programa de Pós-graduação público, na área do direito, com oferta de doutorado no interior do país. Nossa comunidade universitária tem muito que se orgulhar!”, destacou o coordenador do Programa, Fernando Brito.

A reitora Fátima Padoan enalteceu o esforço e a dedicação de cada um que esteve envolvido com os trabalhos do mestrado e doutorado em Ciência Jurídica da UENP. Ela ressaltou os ideais do professor Gilberto Giacoia, um dos professores quem inspirou o início do Programa há 19 anos, e a atuação do coordenador Fernando Brito. “Vivemos hoje um momento histórico e muito feliz para a nossa Universidade. Graças ao trabalho de muitos que nos antecederam e daqueles que estão hoje conduzindo as ações do mestrado e doutorado em Ciência Jurídica da UENP, podemos vivenciar esse momento de consolidação do Programa que em tempo breve deverá se tornar uma referência no Brasil e no exterior”, destacou a reitora.

Participaram das bancas, os professores-doutores Valter Foleto Santin, Gilberto Giacoia, Vladimir Brega Filho, Paulo Cesar Busato, Ricardo Hasson Sayeg, Edinilson Donisete Machado, Jaime Domingues Brito, Fernando de Brito Alves, Marcelo Negri Soares e Tiago Fiqueiredo Gonçalves.

Última modificação: Quinta, 29 Agosto 2019 19:24

• CONVOCA para o dia 30 de novembro próximo, sábado, às 10:30 horas, reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação

• RESOLVE REMARCAR E convocar os candidatos relacionados para serem submetidos à arguição do projeto apresentado ao Doutorado em Ciência Jurídica desta Instituição, nos termos do item 10, do Edital 30/2019-PPGDUENP.

• O Professor Doutor Alfredo Moreira da Silva Júnior, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, no uso de suas atribuições Legais e, CONSIDERANDO, a Instrução de Serviço n° 002/2019 GD/CJ ; CONSIDERANDO, a Ordem de Serviço n° 003/2019 GR e ainda, com fulcro nos Incisos XV e XVI do Art. 48 do Regimento Geral da UENP resolve estabelecer os prazos para inscrição de chapa e eleição de Coordenadores de Curso para o biênio 2020/2022.
  • A Direção do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve convocar o candidato abaixo relacionado, aprovado no Processo Seletivo para Estagiário, para comparecer até 22/11/2019 para aceite da vaga e entrega dos documentos.
  • RESOLVE convocar os candidatos  relacionados para serem submetidos à arguição do projeto apresentado ao Doutorado em Ciência Jurídica desta Instituição, nos termos do item 10, do Edital 30/2019-PPGDUENP.