Alunos do CCS de Jacarezinho promovem ação contra o suicídio

Quinta, 12 Setembro 2019 14:47 por Editor da Comunicação Social

Estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus de Jacarezinho da UENP realizaram ação em combate ao suicídio nas instalações do CCS, na Direção do Campus e no prédio da Reitoria. O ato foi realizado na terça-feira, 10 de setembro, Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As ações estão alinhadas com o Setembro Amarelo, mês de conscientização, prevenção e combate à depressão e ao suicídio, na qual estudantes e professores elaboraram decoração especial com balões no CCS e na Clínica de Odontologia, além da distribuição de fitas amarelas e vasos de flores. Durante a próxima semana também haverá uma palestra sob o tema ministrada pela professora Jussara.

As ações foram coordenadas pelas professoras Sônia Merege e Jussara Eliana Utida. “Baseado no pensamento de que ‘não há prevenção sem informação’, o CCS teve a iniciativa de mobilizar seus acadêmicos, com objetivo de divulgar amplamente com as devidas responsabilidades e a seriedade que se deve ter com relação ao tema ‘invisível’, mas reconhecidamente presente em nossa realidade”, afirma nota divulgada pela coordenação do ato.

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. No dia 10 de setembro, Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirma a importância de todos os países adotarem estratégias de prevenção com eficácia comprovada. Segundo a OMS, apenas 38 países têm programas nacionais de saúde e políticas eficientes de prevenção ao suicídio. O objetivo é evitar o suicídio e para isso, necessário é que sejam implementadas ações eficazes e políticas públicas eficientes.

Última modificação: Quinta, 12 Setembro 2019 16:05

• RESOLVE CONVOCAR :o candidato Antonio José Fernandes Vieira, classificado em 4º lugar no processo seletivo para ingresso em 2022, no doutorado deste Programa, efetuar a matrícula até o dia 30 de dezembro de 2021, enviando todos os documentos referentes ao item 21 do Edital nº 41/2021-PPGD, no endereço eletrônico , devendo observa ainda todas as normas contidas no Edital nº 100/2021-PPGD.

• TORNAR PÚBLICO, o resultado do processo seletivo para concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado custeadas pela CAPES e pela Fundação Araucária, realizado nesta data, de acordo com as normas do edital 104/2021-PPGD, conforme segue.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de doutorado em Ciência Jurídica, realizada em cotutela entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná e a Universidad de Murcia, conforme segue: Dia 17 de janeiro de 2022.

• RESOLVE: I. Ampliar o número de vagas a serem ofertadas pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP, para 12 (doze) vagas no Doutorado, ficando portanto, com 04(quatro) vagas para cada uma das linhas de pesquisa, a partir do ingresso em 2022.

• TORNAR PÚBLICO que no período de 24 até 31 de janeiro de 2022, estará recebendo inscrições de alunos matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito de outras instituições, interessados em cursar disciplinas isoladas neste Programa.