Alunos do CCS de Jacarezinho promovem ação contra o suicídio

Quinta, 12 Setembro 2019 14:47 por Editor da Comunicação Social

Estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do Campus de Jacarezinho da UENP realizaram ação em combate ao suicídio nas instalações do CCS, na Direção do Campus e no prédio da Reitoria. O ato foi realizado na terça-feira, 10 de setembro, Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As ações estão alinhadas com o Setembro Amarelo, mês de conscientização, prevenção e combate à depressão e ao suicídio, na qual estudantes e professores elaboraram decoração especial com balões no CCS e na Clínica de Odontologia, além da distribuição de fitas amarelas e vasos de flores. Durante a próxima semana também haverá uma palestra sob o tema ministrada pela professora Jussara.

As ações foram coordenadas pelas professoras Sônia Merege e Jussara Eliana Utida. “Baseado no pensamento de que ‘não há prevenção sem informação’, o CCS teve a iniciativa de mobilizar seus acadêmicos, com objetivo de divulgar amplamente com as devidas responsabilidades e a seriedade que se deve ter com relação ao tema ‘invisível’, mas reconhecidamente presente em nossa realidade”, afirma nota divulgada pela coordenação do ato.

A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo. No dia 10 de setembro, Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reafirma a importância de todos os países adotarem estratégias de prevenção com eficácia comprovada. Segundo a OMS, apenas 38 países têm programas nacionais de saúde e políticas eficientes de prevenção ao suicídio. O objetivo é evitar o suicídio e para isso, necessário é que sejam implementadas ações eficazes e políticas públicas eficientes.

Última modificação: Quinta, 12 Setembro 2019 16:05

• O Professor Doutor Alfredo Moreira da Silva Júnior, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, no uso de suas atribuições Legais e, CONSIDERANDO, a Instrução de Serviço n° 002/2019 GD/CJ ; CONSIDERANDO, a Ordem de Serviço n° 003/2019 GR e ainda, com fulcro nos Incisos XV e XVI do Art. 48 do Regimento Geral da UENP resolve estabelecer os prazos para inscrição de chapa e eleição de Coordenadores de Curso para o biênio 2020/2022.
  • A Direção do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve convocar o candidato abaixo relacionado, aprovado no Processo Seletivo para Estagiário, para comparecer até 22/11/2019 para aceite da vaga e entrega dos documentos.
  • RESOLVE convocar os candidatos  relacionados para serem submetidos à arguição do projeto apresentado ao Doutorado em Ciência Jurídica desta Instituição, nos termos do item 10, do Edital 30/2019-PPGDUENP.

• PLANO DE TRABALHO DOCENTE I: Conto de fadas tradicional Chapeuzinho Vermelho

• O GÊNERO DISCURSIVO CONTO DE FADAS COMO INSTRUMENTO ORIENTADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA