PPGCJ realiza aula magna sobre o Estado da Arte da Pós-Graduação em Direito

Terça, 01 Outubro 2019 13:59 por Assessoria de Comunicação Social
Professor-doutor Felipe Chiarello durante palestra na UENP Professor-doutor Felipe Chiarello durante palestra na UENP

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPGCJ) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou a Aula Magna “O Estado da arte da pós-graduação em direito”. O evento aconteceu na quinta-feira, 26 de setembro, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Campus de Jacarezinho, tendo como público alvo os estudantes do mestrado e doutorado em Direito.

O evento teve dois momentos distintos. A princípio, foi realizada uma oficina de metodologia de artigo científico e projeto de pesquisa, com a professora-mestre Camila Ferrara Padin, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que é autora do livro "Alumni e endowment: atuação jurídico-institucional de universidades brasileiras na captação de recursos destinados ao financiamento da educação superior", recém publicado pela Editora Toth.

À noite, foi realizada a aula magna ministrada pelo coordenador adjunto da Área do Direito na CAPES, professor-doutor Felipe Chiarello, que também é diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O docente abordou questões atuais dos modelos de ensino, apresentou o sistema de pós-graduação e o sistema de avaliação dos programas de pós-graduação da área do Direito, e compartilhou com alunos e professores um pouco da sua experiência pessoal, que conta com 20 anos de docência no ensino do Direito. É a segunda vez que Chiarello vem a Jacarezinho, sendo que a primeira foi por ocasião do Encontro Paranaense dos Estudantes de Direito que ocorreu na cidade em 2004.

“O PPGCJ tem investido ao longo dos últimos dois anos no incremento e melhoria das metodologias de pesquisa utilizadas nos projetos de pesquisa desenvolvidos no programa. Nesse contexto foi incluída disciplina optativa sobre análise qualitativa e análise textual discursiva, foram promovidos cursos com professores do programa, e na última quinta-feira oferecida essa Oficina que teve como objetivo apresentar técnicas de escrita científica que podem ser utilizadas tanto na elaboração de artigos científicos quanto em projetos de pesquisa”, destacou o coordenador do PPGCJ, professor-doutor Fernando Brito.

• DA CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de Dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestrando: Vinícius Alves Scherch

• REMARCA e DA CONHECIMENTO da audiência pública a ser realizada no dia 18 de outubro de 2019, às 16:30 horas, neste Centro de Ciências Sociais Aplicadas, para a conclusão do estágio pós-doutoral em Ciência Jurídica, de João Victor Rozatti Longhi

• REMARCA e DA CONHECIMENTO da realização das bancas de qualificação pública de Dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestrandas: Mariana de Mello Arrigoni e Simone Valadão Costa e Tressa

• DA CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de Dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestrando: Mateus Tamura Aranha

• RESOLVE redesignar a orientação dos alunos conforme segue abaixo.