PPGCJ realiza aula magna sobre o Estado da Arte da Pós-Graduação em Direito

Terça, 01 Outubro 2019 13:59 por Assessoria de Comunicação Social
Professor-doutor Felipe Chiarello durante palestra na UENP Professor-doutor Felipe Chiarello durante palestra na UENP

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPGCJ) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou a Aula Magna “O Estado da arte da pós-graduação em direito”. O evento aconteceu na quinta-feira, 26 de setembro, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Campus de Jacarezinho, tendo como público alvo os estudantes do mestrado e doutorado em Direito.

O evento teve dois momentos distintos. A princípio, foi realizada uma oficina de metodologia de artigo científico e projeto de pesquisa, com a professora-mestre Camila Ferrara Padin, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que é autora do livro "Alumni e endowment: atuação jurídico-institucional de universidades brasileiras na captação de recursos destinados ao financiamento da educação superior", recém publicado pela Editora Toth.

À noite, foi realizada a aula magna ministrada pelo coordenador adjunto da Área do Direito na CAPES, professor-doutor Felipe Chiarello, que também é diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O docente abordou questões atuais dos modelos de ensino, apresentou o sistema de pós-graduação e o sistema de avaliação dos programas de pós-graduação da área do Direito, e compartilhou com alunos e professores um pouco da sua experiência pessoal, que conta com 20 anos de docência no ensino do Direito. É a segunda vez que Chiarello vem a Jacarezinho, sendo que a primeira foi por ocasião do Encontro Paranaense dos Estudantes de Direito que ocorreu na cidade em 2004.

“O PPGCJ tem investido ao longo dos últimos dois anos no incremento e melhoria das metodologias de pesquisa utilizadas nos projetos de pesquisa desenvolvidos no programa. Nesse contexto foi incluída disciplina optativa sobre análise qualitativa e análise textual discursiva, foram promovidos cursos com professores do programa, e na última quinta-feira oferecida essa Oficina que teve como objetivo apresentar técnicas de escrita científica que podem ser utilizadas tanto na elaboração de artigos científicos quanto em projetos de pesquisa”, destacou o coordenador do PPGCJ, professor-doutor Fernando Brito.

• CONVOCA o candidato Mauricio Siqueira de Paula, da lista de cotas, linha de pesquisa Função Política do Direito, para efetuar sua matrícula

• CONVOCAR o candidato Francis Pignatti do Nascimento, classificado em 2º lugar do mesmo processo seletivo, para efetuar sua matrícula

• CONVOCAR a candidata Heloisa Helena Silva Pancotti, classificada em 2º lugar do mesmo processo seletivo, para efetuar sua matrícula

• O Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação , Campus de Jacarezinho da UENP, no uso de suas atribuições, nos termos do artigo 52, inciso XII, do Regimento da Universidade Estadual do Norte do Paraná, resolve designar Banca Examinadora visando a promoção à classe de Professor Associado ao Professor Doutor Luís de Castro Campos Júnior, em sessão pública de defesa de trabalho científico com memorial descritivo.
  • APROVA o calendário do primeiro semestre letivo de 2020, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.