PPGCJ realiza aula magna sobre o Estado da Arte da Pós-Graduação em Direito

Terça, 01 Outubro 2019 13:59 por Assessoria de Comunicação Social
Professor-doutor Felipe Chiarello durante palestra na UENP Professor-doutor Felipe Chiarello durante palestra na UENP

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (PPGCJ) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou a Aula Magna “O Estado da arte da pós-graduação em direito”. O evento aconteceu na quinta-feira, 26 de setembro, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Campus de Jacarezinho, tendo como público alvo os estudantes do mestrado e doutorado em Direito.

O evento teve dois momentos distintos. A princípio, foi realizada uma oficina de metodologia de artigo científico e projeto de pesquisa, com a professora-mestre Camila Ferrara Padin, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que é autora do livro "Alumni e endowment: atuação jurídico-institucional de universidades brasileiras na captação de recursos destinados ao financiamento da educação superior", recém publicado pela Editora Toth.

À noite, foi realizada a aula magna ministrada pelo coordenador adjunto da Área do Direito na CAPES, professor-doutor Felipe Chiarello, que também é diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O docente abordou questões atuais dos modelos de ensino, apresentou o sistema de pós-graduação e o sistema de avaliação dos programas de pós-graduação da área do Direito, e compartilhou com alunos e professores um pouco da sua experiência pessoal, que conta com 20 anos de docência no ensino do Direito. É a segunda vez que Chiarello vem a Jacarezinho, sendo que a primeira foi por ocasião do Encontro Paranaense dos Estudantes de Direito que ocorreu na cidade em 2004.

“O PPGCJ tem investido ao longo dos últimos dois anos no incremento e melhoria das metodologias de pesquisa utilizadas nos projetos de pesquisa desenvolvidos no programa. Nesse contexto foi incluída disciplina optativa sobre análise qualitativa e análise textual discursiva, foram promovidos cursos com professores do programa, e na última quinta-feira oferecida essa Oficina que teve como objetivo apresentar técnicas de escrita científica que podem ser utilizadas tanto na elaboração de artigos científicos quanto em projetos de pesquisa”, destacou o coordenador do PPGCJ, professor-doutor Fernando Brito.

• TORNA PÚBLICA a abertura de inscrições para a seleção de professores permanentes ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico, para preenchimento de até 04 (quatro) vagas e início das atividades a partir do ano letivo de 2021.

• O Professor Doutor Luiz Fernando Kazmierczak, Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeado pela Portaria nº 266/2018-GR, no uso de suas atribuições, considerando a aprovação do Conselho de Centro em reunião realizada no dia 24 de setembro de 2020, e nos termos do art. 12, inciso II da Lei Estadual nº 11.713/1997, resolve designar Banca Examinadora para defesa de trabalho científico intitulado “El derecho penal como arma de guerra: la política judicial latinoamericana y la lógica del lawfare” com memorial descritivo considerando o pedido de promoção à classe de Professor Associado do Professor Adjunto Doutor Fernando de Brito Alves.

• A Profa. Dra. Rafaela Stopa, Diretora do Centro de Letras, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Jacarezinho (CLCA/CJ/UENP) torna público a realização de sessão pública de defesa de trabalho científico para promoção à classe de Professor Associado do Prof. Dr. Fernando Moreno da Silva

• Regulamenta a oferta de Estagio Obrigatório a ser cumprida junto ao Escritório Modelo, pelos alunos do 5º ano do Curso de Direito, no ano de 2020 durante o período da pandemia.

• REMARCA E DA CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação de Tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Lucas Emanuel Ricci Dantas