Com apoio de estudantes, docentes da UENP lançam manual de histologia

Segunda, 28 Outubro 2019 16:00 por Editor da Comunicação Social

Os professores Douglas Fernandes e Augusto Foggiato, que atuam no Centro de Ciências da Saúde da UENP (CCS), lançaram o livro “Manual teórico e prático de histologia”, pela editora Blucher. Os autores se reuniram com os alunos colaboradores na biblioteca do CCS para doar 4 unidades da obra à UENP. A doação foi realizada na segunda 21 de outubro.

Histologia é o estudo dos tecidos vivos. Na obra em questão, buscou-se dar um recorte mais voltado à aplicação dos cursos ofertados pela UENP, segundo um dos autores, o professor Douglas Fernandes. “Este livro é muito interessante para estudantes universitários nas áreas de Odonto, Fisio e outras ciências da saúde. Contamos com o apoio dos alunos para escrever os textos, tirar as fotos, realizar as marcações nas figuras e redigir as legendas. Toda a produção levou em torno de 2 anos e foi realizada nos laboratórios da Universidade”, relata.

“O livro serve como manual de orientação para histologia e análises em lâminas de microscópio, portanto, é um estudo dirigido. Estamos doando quatro unidades impressas à biblioteca do CCS, porém o Livro foi editado em caráter Open Access e pode ser visualizado por qualquer pessoa através da internet. Basta acessar o link para baixar o PDF completo. Esse foi um dos fatores que fez com que escolhêssemos publicar através desta editora”, relata um dos autores da obra, Augusto Foggiato.

A estudante de Fisioterapia, Thays Helena dos Santos, foi uma das que contribuiu para a elaboração do manual, participando do capítulo sobre Tecido Muscular. “Ficamos muito satisfeitos em participar dessa oportunidade. Somos estimuladas pelos professores a produzir e dar este passo a mais. A ida ao laboratório e a análise dos tecidos nos permite buscar mais saberes, pensar no futuro e no próprio desenvolvimento profissional e acadêmico”, comenta Thays. Este foi o primeiro capítulo de livro a ir para o Lattes da estudante.

O livro pode ser baixado gratuitamente em versão digital no site da editora, ou adquirido em edição impressa no valor de R$ 40. A produção do livro teve a colaboração dos estudantes Aline Almeida de Carvalho, Daniela Roque Nunes, Geovana Raminelli, Leticia Aparecida Ferreira Gottarde, Luana Ribeiro Pedroso da Luz, Lucimara Pereira Lorente, Martina Andreia Lage Nunes, Milena Ferreira Machado, Orlando Mendes Camilo Neto, Taikna Geraldo Prado e Thays Helena M. dos Santos, todos estudantes dos cursos de Odontologia e Fisioterapia da UENP

Baixe o Manual Teórico e Prático de Histologia no link https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/manual-teorico-e-pratico-de-histologia-1558

Última modificação: Segunda, 28 Outubro 2019 16:33

• RESOLVE: I – Tornar público o Resultado Final do Processo Seletivo para ingresso no Mestrado e Doutorado do
    Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica no ano de 2022, conforme a classificação do Anexo I.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica, conforme segue: Dia 17 de dezembro de 2021. Juan Roque Abilio.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica, conforme segue: Dia 14 de dezembro de 2021. Priscila Cristina Miranda Da Silva.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica, conforme segue: Dia 14 de dezembro de 2021.  Layana Mara Laiter Martins.

• DETERMINA Art. 1o . A abertura de procedimento administrativo para o desligamento do discente Tiago Arantes Franco do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP.