Mostra de Arte Afro-Brasileira expõe obras do artista CACosta no IFPR

Sexta, 29 Novembro 2019 16:51 por Editor da Comunicação Social

A Mostra de Arte Afro-Brasileira, realizada pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), trouxe a Jacarezinho a exposição “AncestrAfodiaspóricas”, do artista ourinhense Clóvis Afonso Costa (CACosta). As obras foram exibidas no Campus Jacarezinho do IFPR na sexta-feira, 22 de novembro.

Mais de 20 obras do renomado artista ourinhense foram colocadas em exposição no IFPR. Na ocasião, o autor das pinturas também estava presente, em que agradeceu pelo espaço de visibilidade. “É muito importante para mim estar aqui falando com os jovens estudantes sobre artes, especialmente sobre a celebração da ancestralidade negra nas telas expostas. Eu fico muito agradecido”, afirma.

O trabalho de CACosa sempre traz muita vida, cor, história e representações multidimensionais da população negra. Sobre a exposição exibida em Jacarezinho, o autor comenta: “E pude ver na ancestral tradição africana que a oralidade é a base fundamental de todo o conhecimento. Oralidade entendida, não somente como transmissão de conhecimento através da palavra falada, mas como educação totalizante - transferência de conhecimento apreendido pelo conjunto do corpo, corporeidade; de um corpo que reverbera a palavra dita. Palavra como cenário, não só de letra e de voz, sobretudo, de corpo em movimento”, analisa.

“É muito importante que a Universidade estenda suas atividades a outras instituições de ensino, uma vez que isso proporciona o intercâmbio cultural entre as entidades, favorecendo assim a produção, a circulação e a fruição de produtos culturais/estéticos de artistas negros e de consumidores de arte da nossa região”, comenta o diretor de cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, James Rios.

Na próxima semana, nos dias 2, 4 e 6 de dezembro, CACosta realizará palestras no Campus Jacarezinho do IFPR. Alunos, professores e demais membros da comunidade terão a oportunidade de conversar com o artista sobre sua trajetória, técnica e produção artística.

Última modificação: Segunda, 02 Dezembro 2019 10:11

• DAR CONHECIMENTO da realização do Exame de Qualificação do Mestrado Profissional em Educação, conforme segue: Dia 2 9 de Outubro de 2021. Júlio César de Souza Madeira.

• DAR CONHECIMENTO da realização do Exame de Qualificação do Mestrado Profissional em Educação, conforme segue: Dia 2 8 de Outubro de 2021. Paulo Severino Penteado.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado da Fase de Admissibilidade de Projetos de Pesquisa para o Doutorado e Mestrado, conforme anexo I deste Edital.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica, conforme segue: Dia 28 de outubro de 2021.  Beatriz Pereira Junqueira.

• O Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Educação do Campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeado pela Portaria 266/2018 GR/UENP de 14 de setembro de 2018, considerando o artigo 10 da Resolução n° 003/2016- CAD/UENP de 14 de julho de 2016, que regulamenta a promoção de classe e ascensão de nível do pessoal docente do quadro de professores efetivos da Universidade Estadual do Norte do Paraná e considerando a aprovação dos membros do Conselho do Centro de Ciências Humanas e Educação em reunião realizada em 14 de outubro de 2021, torna público a composição da Comissão Examinadora para o processo de promoção de classe de Professor Adjunto nível D, para Professor Associado nível A, do Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior.