Gilberto Giacoia assume Procuradoria-Geral de Justiça do Paraná

Segunda, 13 Abril 2020 14:52 por Assessoria de Comunicação Social
Professor do curso de Direito da UENP, Giacoia foi um dos fundadores do programa de pós-graduação em Ciência Jurídica da Universidade Professor do curso de Direito da UENP, Giacoia foi um dos fundadores do programa de pós-graduação em Ciência Jurídica da Universidade

O procurador de Justiça Gilberto Giacoia tomou posse na quarta-feira, 8 de abril, como procurador-geral de Justiça do Ministério Púbico do Paraná (MPPR). Giacoia assume pela quarta vez o cargo para a gestão 2020-2022. Professor do curso de Direito da UENP, o procurador foi um dos fundadores do programa de pós-graduação em Ciência Jurídica da Universidade.

A solenidade transmitida em tempo real do plenário da sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba, contou com a presença dos chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O evento foi prestigiado por diversas outras autoridades do Paraná e do Brasil, bem como por procuradores e promotores de Justiça, servidores do MPPR, familiares e amigos do empossado e pela população em geral, que acompanharam a videoconferência.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, parabenizou o procurador e enalteceu o trabalho realizado por ele frente ao Ministério Púbico e a Universidade. “O doutor Gilberto Giacoia é o professor mais respeitado e com mais tempo de magistério do nosso curso de graduação em Direito, tendo sido o fundador do programa de mestrado e doutorado em Ciência Jurídica da UENP. Nesses tempos difíceis pelos quais passamos, assumir uma Instituição da pujança do Ministério Público do Paraná é um desafio singular. Para nós que com ele convivemos é motivo de alegria e muito orgulho”, disse a reitora.

História

Gilberto Giacoia assume pela quarta vez o cargo de procurador-geral de Justiça. Ele já havia exercido a função em dois mandatos, de 1998 a 2000, e de 2012 a 2014. Giacoia é membro do Ministério Público do Paraná há 39 anos. Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010), é professor na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. No cenário do Ministério Público brasileiro, foi presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), de 1999 a 2000.

Última modificação: Segunda, 13 Abril 2020 14:56

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.