Grupo de Pesquisa Gepicei realiza I Seminário Internacional Infâncias, Educação e (Re)Existência

Quarta, 26 Outubro 2022 07:04 por Assessoria de Comunicação Social
Evento internacional busca dar visibilidade a estudos, práticas e ideias que perpassam o tema da infância Evento internacional busca dar visibilidade a estudos, práticas e ideias que perpassam o tema da infância

O Grupo de Pesquisa Infância e Educação Infantil (GEPICEI), em parceria com o Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realiza, até 28 de outubro, o I Seminário Internacional Infâncias, Educação e (Re)Existência: pesquisa, práticas e a participação das crianças como atores sociais e de direitos (SIIERE). O evento conta com palestras e oficinas, de maneira remota, para o público de estudantes, professores da área e demais interessados.

A coordenadora do Seminário, professora Geisa Orlandini Garrido, destaca o intuito do I SIIERE de partilhar e dialogar, a fim de dar esperança e assim, enfrentar os desafios contemporâneos. “Com a realização desse evento internacional, queremos dar visibilidade a estudos, práticas e ideias que desvelem os movimentos que perpassam a infância, apontando perspectivas de rupturas, resistências e de outras possibilidades que caminhem na contramão das imposições hegemônicas, que produzem e mantém as violências contra as crianças”, disse a professora.

Durante a abertura do evento, o reitor Fábio Antonio Néia Martini, parabenizou o Seminário, o Centro de Ciências Humanas e da Educação, o curso de Pedagogia e todos os envolvidos. Ele destacou a importância de pesquisas na área. “Entendemos que a educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria de conhecimento posta em prática. Os hábitos que formamos desde a primeira infância, não fazem pouca diferença, na verdade, fazem toda a diferença, e, por isso, é necessário a pesquisa, o ensino, e a extensão nessa área”.

O diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Alfredo Moreira Júnior, recordou que “Estamos há praticamente três décadas da publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e, no Brasil, os desafios ainda são os mesmos dos anos 90. É impressionante como é preciso rememorar, e estar atento aos ataques que ocorrem contra a educação, em todos os níveis, mas principalmente, contra a educação básica e as crianças.”

O representante do Colegiado de Pedagogia do Campus de Jacarezinho, Maurício Saliba, parabenizou o evento e salientou o grande papel que a Universidade pública exerce na discussão do tema. “É muito importante aproveitar esses momentos, pois são momentos raros, que nos marcam e que nos ajudam a decidir nosso futuro”, ressaltou. “Vivemos um momento difícil, não só no Brasil, como no mundo todo e, não há outra saída a não ser a reflexão e a educação e, portanto, esses momentos são gratificantes e importantíssimos. Uma demonstração de que certas coisas somente a universidade pública pode fazer. Há coisas que não se encontrará fora dela”.

Última modificação: Quinta, 27 Outubro 2022 08:22

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.