Professores do Parfor realizam almoço temático com pratos típicos da Espanha

Segunda, 29 Abril 2013 13:50 por Assessoria de Comunicação Social
Almoço foi preparado por alunos do Parfor Letras e Espanhol da UENP Almoço foi preparado por alunos do Parfor Letras e Espanhol da UENP

Docentes que participam do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) do curso de Letras/Espanhol, da UENP, realizaram, no sábado (27/4), almoço temático com pratos típicos da Espanha. A refeição possibilitou aos professores visitar, sem sair de "casa", os sabores da culinária espanhola.

A professora-doutora Nerynei Meira Carneiro Bellini, quem propôs a realização do almoço e acompanhou todos os preparativos, disse que todos os pratos foram feitos a partir de pesquisas realizadas pelos próprios alunos do Parfor.

Com a receita, os alunos preparam a guacamole, pasta de abacate com tomate, alho, cebola, pimenta, limão, sal e requeijão, servido com nachos. Todos experimentaram ainda a paeja, alimento preparado com arroz e frutos do mar, além de tomates recheados e empanados acompanhados por sangria, bebida feita com vinho e frutas e, para sobremesa, alfajor.

O grupo que iniciou no Parfor em setembro de 2012 deverá concluir o curso, que busca habilitá-los para uma segunda licenciatura, em agosto de 2014. O curso é oferecido pelos Centros de Ciências Humanas e da Educação e Letras, Comunicação e Artes da UENP.

O Parfor é um Programa Nacional de Formação de Professores desenvolvido pela Capes em parceria com os Institutos de Ensino Superior voltado para a formação de docentes que atuam na Educação Básica. Na UENP, é coordenado pelo professor George Santiago.

• Divulga a abertura do processo seletivo para monitores em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino  4928 e tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR"

• RESOLVE CONVOCAR :o candidato Antonio José Fernandes Vieira, classificado em 4º lugar no processo seletivo para ingresso em 2022, no doutorado deste Programa, efetuar a matrícula até o dia 30 de dezembro de 2021, enviando todos os documentos referentes ao item 21 do Edital nº 41/2021-PPGD, no endereço eletrônico , devendo observa ainda todas as normas contidas no Edital nº 100/2021-PPGD.

• TORNAR PÚBLICO, o resultado do processo seletivo para concessão de bolsas de Mestrado e Doutorado custeadas pela CAPES e pela Fundação Araucária, realizado nesta data, de acordo com as normas do edital 104/2021-PPGD, conforme segue.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de doutorado em Ciência Jurídica, realizada em cotutela entre a Universidade Estadual do Norte do Paraná e a Universidad de Murcia, conforme segue: Dia 17 de janeiro de 2022.

• RESOLVE: I. Ampliar o número de vagas a serem ofertadas pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica da UENP, para 12 (doze) vagas no Doutorado, ficando portanto, com 04(quatro) vagas para cada uma das linhas de pesquisa, a partir do ingresso em 2022.