Prefeitura, Reitoria e Direção de Campus visitam Projeto Órtese e Prótese

Quarta, 03 Mai 2023 11:17 por Editor da Comunicação Social
Projeto Órtese e Prótese atende a todos os municípios do Norte Pioneiro Projeto Órtese e Prótese atende a todos os municípios do Norte Pioneiro

O vice-reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Ricardo Aparecido Campos, acompanhou, na manhã de terça-feira (02/05), visita do prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, ao Projeto Órtese e Prótese. A especialidade é realizada no Centro de Ciências da Saúde, por meio de parceria da UENP com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi). A visita foi acompanhada também pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Mateus Luiz Biancon; pelo diretor do CJ, Luiz Fernando Kazmierczak; pela vice-diretora, Ana Paula Belomo Castanho Brochado, e pelo diretor do CCS, Fabrício José Jassi.

Durante a visita, eles conheceram as atividades desenvolvidas pela Clínica e Cisnorpi. Os gestores reafirmaram a parceria de quase duas décadas entre as Instituições. “É um projeto bonito, com viés de ajuda social que tem sido realmente grandioso”, destacou o prefeito Marcelo. O vice-reitor enalteceu o trabalho realizado por meio do projeto. “Este é um projeto extremamente importante para a nossa comunidade. Por meio dele, proporcionamos qualidade de vida para essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica”, disse.

Pelo projeto, as órteses e próteses são fornecidas gratuitamente a pacientes de todo o Norte Pioneiro. “A UENP e o Cisnorpi fazem o atendimento aos pacientes de maneira exemplar. São as várias mãos que o projeto é realizado. A gente consegue ajudar as pessoas socialmente”, acrescentou o prefeito de Jacarezinho, que também preside o Cisnorpi.

O diretor do Campus de Jacarezinho, Luiz Fernando Kazmierczak, destaca a importância do projeto para o atendimento à comunidade. “Este foi um dos primeiros projetos implantados na Clínica de Fisioterapia. Ao longo dos anos, o trabalho foi se desenvolvendo e se especializando. Essa parceria com todos esses órgãos da área de saúde é importante porque oferece um atendimento de qualidade”, acentuou.

O diretor do CCS, Fabrício José Jassi, destacou que a UENP tem um papel social junto à comunidade. “A Universidade precisa caminhar junto com os problemas que os municípios têm. Então essa visita do vice-reitor e do prefeito reafirma essa parceria da Prefeitura, do Cisnorpi junto à Universidade. Ela acentua ainda nosso papel junto à comunidade, porque nosso objetivo é ajudar a cidade de Jacarezinho e toda região na área da saúde”, ressaltou.

Como funciona o Órtese e Prótese?

Os pacientes são encaminhados pelos municípios para o Cisnorpi, que faz uma triagem para as colocações de próteses e órteses. Na primeira visita à Clínica, eles tiram as medidas necessárias e, no máximo, em 15 dias, voltam para colocar as peças e realizar ajustes.

Além desse projeto, outras especialidades também são atendidas pela Clínica de forma totalmente gratuita. “A atual unidade realiza, em média, 1200 atendimentos por mês nas áreas de ortopedia, traumatologia, neurologia, gerontologia, neuropediatria e hidroterapia, um diferencial em nossa região”, destacou a diretora da Clínica, Vanessa Cristina Godói.

• Designa Banca Examinadora para defesa de trabalho científico com memorial descritivo nos termos do Art. 12, inciso II da Lei Estadual nº 11.713/1997.

• CONVOCA, a candidata abaixo, classificada no Processo Seletivo para concessão de bolsas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH), conforme EDITAL No 06/2024 PPG-CMH/UENP.

• TORNA PÚBLICO o RESULTADO DA PROVA OBJETIVA e CONVOCAÇÃO PARA A PROVA PRÁTICA para o referido processo seletivo - Residência em Reabilitação Física (RRF).

• O Professor Doutor Luiz Fernando Kazmierczak, Diretor do Campus de Jacarezinho, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, no uso de suas atribuições regimentais, considerando a Resolução n.°018/2023 – CEPE/UENP, TORNA PÚBLICO o resultado da análise dos pedidos de aproveitamento de estudos de veteranos para dispensa de disciplinas no ano letivo de 2024.

• GABARITO OFICIAL - PROCESSO SELETIVO 2024 – VAGAS REMANESCENTES - Residência em Reabilitação Física (RRF)