Professor e egresso de Direito da UENP lançam livro sobre publicidade LGBTQIA+

Sexta, 26 Mai 2023 09:46 por Editor da Comunicação Social

O assessor jurídico e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fernando de Brito Alves, e o advogado e egresso do curso de Direito da UENP, Victor Hugo Gonçalves de Lima, lançaram o livro “A representatividade é a alma do negócio: A publicidade LGBTQIA+ como promoção dos direitos humanos”. A obra foi publicada pela Editora UENP em 17 de maio, Dia Internacional Contra a LGBTFOBIA.

Financiada pela Chamada Pública 23/2018 da Fundação Araucária, por meio do Edital nº 01/2021 da Editora UENP, a obra é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Direito escrito por Victor Hugo sob orientação de Fernando Brito. “Nós adaptamos o texto e resolvemos submetê-lo no âmbito da proposta para avaliação pela Editora UENP. O texto foi aprovado e, embora a chamada tenha sido lançada há um tempo, o livro veio a ser publicado agora em 2023”, disse Fernando.

O livro é construído a partir do diagnóstico da importância que as mensagens publicitárias têm nas sociedades contemporâneas centralizadas na dinamicidade do ambiente comunicacional midiático e no consumo. A produção alerta, ainda, que a publicidade não pode ser desvinculada da promoção de direitos humanos.

O texto é iniciado com discussões a respeito da mudança de paradigmas, da invisibilidade à visibilidade e como o movimento LGBTQIA+ promoveu essa mudança de paradigmas. “Depois, debruçamo-nos sobre as questões de regulamentação da publicidade e da propaganda, algumas decisões acerca disso e finalizamos abordando como é importante a publicidade para promover a visibilidade da comunidade LGBTQIA+ e como isso impacta a conscientização social relativa à diversidade, ao respeito e à inclusão”, conclui o professor.

Victor comenta que, apesar de os avanços na conquista de direitos por meio do judiciário, como o reconhecimento de união estável entre pessoas do mesmo sexo e criminalização da homofobia e transfobia, temas relacionados às causas LGBTQIA+ ainda provocam muita polêmica na sociedade. “A questão da representatividade e da publicidade é um dos temas que demandam discussões em diversos níveis sociais, principalmente quando as empresas colocam os corpos, as falas e as vivências dessa minoria para serem representadas em campanhas publicitárias”, alerta.

O advogado afirma, ainda, a importância da obra para o contexto atual. “Além de analisar a regulamentação publicitária no país, a qual é composta por um sistema de controle privado, a obra busca demonstrar como a representação desconstrucionista e inclusiva da comunidade LGBTQIA+ na publicidade pode ser utilizada para a promoção dos direitos humanos”, acrescenta Victor.

“É uma grande alegria, é uma temática importante a representatividade da população LGBTQIA+ na publicidade e na propaganda, que entendemos como a ferramenta muito importante de promoção de direitos humanos”, finaliza Fernando Brito.

A obra está disponível no formato e-book na livraria on-line da Editora UENP

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.