Núcleo de Atividades físicas atende mais de 100 alunos diariamente na academia do CCS

Segunda, 05 Junho 2023 15:22 por Editor da Comunicação Social
Aulas de treinamento com peso da academia da UENP atraem pessoas de todas as idades Aulas de treinamento com peso da academia da UENP atraem pessoas de todas as idades

Com pouco mais de cinco meses de atuação, o Núcleo de Atividades Físicas e Esportes (NAFE), projeto de extensão que visa ao incentivo à prática esportiva, atende, diariamente, a mais de 100 pessoas, tanto da comunidade interna quanto externa da instituição. O projeto é realizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

O NAFE é um projeto de extensão vinculado ao Grupo de Estudos em Desempenho Motor, Esporte e Saúde (GEDMES). Coordenado pela professora de Educação Física, Flávia Bandeira Lima Valério, o projeto, que iniciou as atividades em dezembro de 2022, tem o objetivo de melhorar o nível de atividade física dos participantes e estimular a mudança de comportamento, de sedentário para não sedentário.

A empresária jacarezinense, Márcia Cletos, 54 anos, começou a treinar na academia do CCS por causa dos benefícios oferecidos pelo NAFE, que atende às necessidades dela e da filha. As duas treinam de segunda a sexta-feira no local em horários que não atrapalham as demandas do trabalho. “Estou fazendo treinamento com peso. Após esse período, melhorou muito meu condicionamento físico, além da minha autoestima e saúde de forma geral. Agora, até meu marido começou a treinar com a gente”, conta.

A academia fica aberta para o público de segunda a sexta-feira em dois turnos. De manhã, das 6h às 12h, e à tarde, das 13h às 19h. O aluno do curso de Odontologia da Universidade, Gabriel Senger, não se arrependeu de iniciar as atividades físicas com treinamento de peso na academia. “Faço musculação. A experiência está sendo muito boa, ainda mais que os dois instrutores são animados e capacitados”, elogia.

Antes de participar do projeto, a aluna Emily Domingues sofria com dores na coluna e problemas de articulação, por isso treinava em uma academia especializada. “Agora estou bem melhor. A experiência está sendo maravilhosa, com uma equipe capacitada que me acolheu extremamente bem”, destaca.

Além dos horários flexíveis, outro benefício do projeto é a avaliação física oferecida de forma gratuita aos participantes. “Após três meses, todos deverão realizar avaliação do estado nutricional (estatura, massa corporal, obesidade geral e abdominal), bioimpedância, pressão arterial, atividade física, hábitos alimentares, imagem corporal, qualidade de vida, depressão, ansiedade, resiliência, motivação, estresse e capacidade funcional de idosos”, explica a coordenadora da iniciativa.

Os acadêmicos do curso de Educação Física, Mateus Carvalho e Edvania Costa, são os responsáveis pelas atividades na academia. Além de acompanhar o desenvolvimento dos alunos, a dupla realiza outro objetivo do projeto, que é possibilitar aos estudantes a vivência de situações significativas para desenvolver, programar, planejar e ensinar durante o estágio supervisionado.

“É a melhor experiência profissional que já tive. O projeto me possibilita trabalhar dentro da Universidade e ter contato com todo tipo de pessoas”, conta Mateus. Já para a Edvania, é a realização de um sonho. “Respiro esporte desde os nove anos. Agora, faço Educação Física e aqui coloco em prática um sonho de infância que é ensinar”, declara.

Para o professor de Educação Física, Wagner Fernandes, de 44 anos, o conhecimento dos instrutores tem sido fundamental para a realização do treinamento com pesos. “O projeto agregou valorosamente no meu desempenho em minhas tarefas cotidianas. Por ele ser bem estruturado e com pessoas capazes à sua frente, a tendência é cada vez mais vir a contribuir de forma saudável comigo e com os demais matriculados”, completa o professor.

Para se inscrever e participar do projeto, é necessário preencher o formulário online, disponível AQUI, e pagar uma pequena taxa. Para estudantes da UENP, o valor é de R$ 30,00 e para a comunidade externa é de R$ 50,00.

Projeto: Núcleo de Atividades Físicas e Esportes (NAFE)
Quanto: Aulas de treinamento com peso. Par aluno da UENP R$ 30 e para comunidade R$ 50.
Quando: de segunda a sexta-feira
Onde: No Centro de Ciências da Saúde da UENP (Alameda Padre Magno, nº841 – Nova Jacarezinho, Jacarezinho-PR)

Última modificação: Terça, 27 Junho 2023 17:49

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD