UENP participa do projeto "Prefeitura nos Bairros" em Jacarezinho

Sexta, 22 Março 2024 14:22 por Editor da Comunicação Social

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) participou, na sexta-feira, 15 de março, do projeto “Prefeitura nos Bairros”, promovido pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho. O evento aconteceu no bairro Aeroporto com o objetivo de facilitar o acesso da população a diversos serviços nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, segurança e tecnologia.

A iniciativa contou com momentos de recreação e lazer para os moradores do bairro. No evento, a UENP apresentou os projetos de extensão “Manutenção e promoção de saúde bucal em idosos do Asilo Lar São Vicente de Paula”; “Odontologia e Autoestima: influência da Clínica de Odontologia da UENP na percepção da autoestima da população envolvida”; e “Elas.UENP – Fisioterapia pélvica”, do Centro de Ciências da Saúde do Campus de Jacarezinho.

Na ocasião, o Coral Popular da UENP também realizou uma apresentação musical. De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, essa foi a primeira vez que a Universidade participou da ação. “O evento tem muito a ver com nossos projetos que atendem diretamente a população. No evento a gente pôde levar um pouco dos projetos que a gente realiza na cidade e conhecer outras iniciativas”, destaca Rui.

O público presente no evento também teve a oportunidade de conhecer as oficinas de ballet, karatê e capoeira que acontecem no Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação em parceria com a Prefeitura. “Prefeitura de Jacarezinho é uma grande parceira da Universidade em várias ações de ensino, pesquisa e extensão”, aponta o pró-reitor.

Segundo a coordenadora do projeto Odontologia e Autoestima, Sônia Regina Leite Merege, houve uma participação ativa da comunidade. “O público participou ativamente das dinâmicas propostas pelo curso, manipulando escovas de dente gigantes, fantoches e a réplica de uma boca humana. Mas, além disso, distribuímos folhetos explicativos de como manter limpa a cavidade bucal e kits com pastas e escovas de dentes”, lembrou.

Para a estudante do curso de Fisioterapia, Yasmin Dias Nobre, que participa do projeto de extensão “Elas UENP”, o evento foi uma oportunidade de explicar para o público feminino assuntos relacionados à saúde da mulher como conhecimento do corpo, bem-estar e qualidade de vida. “Conseguimos explicar a importância da fisioterapia pélvica para várias moradoras do bairro entre outros temas abordados no stande da UENP”, contou.

A coordenadora do projeto “Elas.UENP”, Laís Campos de Oliveira, destaca que o evento contribui para alfabetizar a comunidade local, levando informações de cunho educacional para diversas mulheres. “Abordamos informações sobre saúde sexual, evacuatória, cuidados necessários com os músculos pélvicos, entre outras”, observou.

Última modificação: Sexta, 22 Março 2024 14:26

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Aline Cecília Ximenes de Andrade Bilbao.

• SÚMULA: Nomeia Comissão para acompanhamento dos trabalhos técnicos e do processo de escolha para representantes Docentes do CCHE-CJ para o Conselho Universitário e Conselho de Centro.

• O Prof. Dr. ALFREDO MOREIRA DA SILVA JÚNIOR, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, considerando a Instrução de Serviço n° 002/2023-GD/CJ/UENP, torna PÚBLICO os procedimentos de abertura de inscrições para a indicação pelos pares de 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho Universitário e 2 (dois) representantes docentes para compor o Conselho de Centro.

• Súmula: Alteração no calendário para o primeiro semestre letivo de 2024, para o Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga resultado do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino Permanente 4928, tendo como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.