Estudantes de Direito desenvolvem projeto de conscientização ambiental em escolas municipais

Quinta, 13 Junho 2013 11:03 por Assessoria de Comunicação Social

Na segunda-feira (10), estudantes dos 2º e 3º anos do curso de Direito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade do Estadual do Norte do Paraná (UENP) encerraram um projeto de conscientização ambiental na escola Ruth Pimentel Rocha, em Jacarezinho. Coordenado pela professora da disciplina de Direito Ambiental, Lucyellen Garcia, a iniciativa foi desenvolvida em outras duas instituições de ensino fundamental da cidade nas últimas três semanas.

Durante o projeto cujo tema central foi a lei da política Nacional de Resíduos Sólidos, os acadêmicos, divididos em três grupos, fizeram oficinas, utilizando de formas lúdicas para conscientizar os alunos que têm idade entre 8 e 11 anos e estão cursando os 3º e 5 º anos do Ensino Fundamental I. Lucyellen explica que o objetivo é conscientizar os estudantes a respeito da importância da coleta seletiva, reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos. "A partir das ações desenvolvidas com as crianças, acreditamos que esta ideia seja disseminada para a comunidade", salienta.

A acadêmica do 2º ano, Lorena Salemm Orlando, comenta que cada grupo desenvolveu um projeto diferente. "Nós ficamos responsáveis pela Ruth Pimental e, para conscientizar as crianças, criamos um jogo que contém informações sobre coleta seletiva de materiais recicláveis que deixaremos na escola para os professores continuarem o trabalho com eles", pontua. Lorena ainda observa que o projeto possibilita o aprendizado prático. "Com o projeto, não nos prendemos somente em conceito. Além de estudar e colocar o aprendizado em prática, nos voltamos para a dimensão social". Marco Antônio Turatti Júnior e Thaís Rocha Garcia, alunos do 3º ano de Direito, foram os responsáveis pelo monitoramento das visitas nas escolas e execução do projeto pedagógico.

A avaliação da professora Rosângela Tonet, da escola Ruth Pimentel, foi positiva. "Essa é uma iniciativa de grande valia. Espero que o projeto propicie uma mudança de comportamento dos alunos em relação a estas ações tão importantes para o meio ambiente", diz. Nas últimas duas semanas, a mobilização aconteceu também nas escolas municipais Professor Arlindo Bessa e Ismênia de Lima Peixoto. A professora Lucyellen menciona que esse é um projeto consistente para o curso de extensão e que tem parceria com os professores Luiz Fernando Kazmierczak e Vladimir Brega Filho, ambos do curso de Direito.

William Bilches

Última modificação: Quinta, 13 Junho 2013 14:20

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Súmula: Constitui Comissão de revalidação de títulos de mestre e de doutor, do Programa de Pós-graduação em Ciência Jurídica e estabelece outras providências.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Florestan Rodrigo do Prado

• O NTCC – Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho/UENP, por sua Coordenadora, Professora Doutora Carla Bertoncini e seu Coordenador Adjunto Professor Doutor Rogério Piccino Braga, no uso de suas atribuições, considerando a necessidade de regulamentar o TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO da Turma do atual 5º ano 2024 da Faculdade de Direito do CJ/CCSA/UENP-Jacarezinho, TORNA PÚBLICO: 1 - Calendário dos trabalhos; 2 - Regras do procedimento; 3 - Regras para elaboração do trabalho e depósito; 4 – Projeto de TCC; 5 – (ANEXO I) - Relação de professores(as) orientadores(as) e seus respectivos temas de pesquisa.

• Instrui sobre a indicação para representação discente na Congregação do Campus de Jacarezinho, para o mandato de 09 de maio de 2024 a 08 de maio de 2025.