UENP lança projeto PET Saúde em parceria com a Prefeitura de Jacarezinho

Segunda, 13 Mai 2024 14:37 por Editor da Comunicação Social

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) lançou o projeto “PET-Saúde Equidade - Construindo juntos: um SUS que valoriza, respeita e inclui”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacarezinho e com a participação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu no Centro de Ciências da Saúde, em Jacarezinho, no dia 2 de maio, e contou com a participação de alunos, professores e comunidade em geral.

O projeto faz parte do Programa de Educação pelo Trabalho do Ministério da Saúde. A proposta enviada pela UENP ficou 15º lugar dos 150 aprovados, a primeira classificada da região Sul do Brasil. A coordenadora do PET-Saúde UENP, Michelle Moreira Abujamra Fillis, partilhou sobre a ação. “O Programa tem como objetivo principal promover a equidade no SUS, valorizando, respeitando e incluindo todas as pessoas, independentemente de sua condição social, econômica ou de saúde”, explica.

De acordo com a professora, o projeto promove não só a equidade e o acolhimento no ambiente de trabalho em saúde do SUS, mas valoriza diversas identidades. “Isso inclui programas educativos, expansão de serviços, melhoria da acessibilidade, apoio a trabalhadoras em situação de violência, assistência jurídica e psicológica, cuidado com a saúde mental, incentivo à conciliação familiar a atenção específica às necessidades de saúde das trabalhadoras”, exemplifica.

O projeto está estruturado em três eixos de atuação: Inclusão e Equidade no Ambiente de Trabalho do SUS; Apoio Integral às Trabalhadoras do SUS; e Tecendo Cuidados às trabalhadoras do SUS. Cada eixo contará com uma equipe composta por professores coordenadores, tutores, preceptores e estudantes de diferentes áreas, como Educação Física, Fisioterapia, Odontologia, Ciências Biológicas e Direito. Dentre professores e alunos, o projeto terá a participação de 36 bolsistas e mais de 50 voluntários e tem fomento de, aproximadamente, R$700 mil, dividido em bolsas mensais para dois anos.

Participaram do evento o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, o pró-reitor de Administração e Finanças, Nilson César Bertoli, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Fabrício José Jassi, além de representantes do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) da UENP, professores, alunos e funcionários da saúde.

Acompanhe as ações do PET-Saúde UENP através do Instagram.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO das normas para a abertura do processo seletivo para a concessão de bolsa de mestrado, custeada pela CAPES e Fundação Araucária que será regido pelas normas constantes do presente edital além de outras normas aplicáveis e será conduzido pela Comissão de Seleção - Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica

• CONVOCA, o candidato abaixo, classificado no Processo Seletivo para concessão de bolsas do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH), conforme EDITAL No 06/2024 PPG-CMH/UENP.

• CONVOCAR para o dia 27 de junho próximo, quinta-feira, às 09 horas, de forma virtual, reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação, para tratar dos seguintes assuntos: