Semana de Biologia debate o impacto contemporâneo das ciências biológicas na humanidade

Quarta, 15 Mai 2024 13:29 por Editor da Comunicação Social

O Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), do Campus de Jacarezinho, realiza, entre 13 e 17 de maio, a XIX Semana de Biologia – Semabio. O evento, que teve início na segunda-feira (13), aborda, nesta edição, o impacto contemporâneo das ciências biológicas na humanidade e conta com palestras, minicursos, mesa redonda e apresentações culturais.

Durante a abertura do evento, o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos, parabenizou o curso de Ciências Biológicas por oportunizar aos estudantes e pesquisadores instrumentos para o enfrentamento pedagógico da questão ambiental e destacou a importância do tema escolhido para esta edição. “Esse debate certamente possibilitará o diálogo com a produção da área socioambiental. Aproveito a oportunidade para parabenizar a equipe organizadora e os discentes monitores. Viva a Universidade pública, gratuita e de qualidade”, destacou.

O coordenador de Ciências Biológicas, Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira, agradeceu a presença de todos e enalteceu o protagonismo dos estudantes e professores do curso na realização do evento. “Desejo a todos participantes um excelente evento e muito sucesso como em todos os anos”, disse.

A coordenadora da Semabio, Tatiane Mantovano, agradeceu a todos que trabalharam na organização do evento. “Esse foi um trabalho de muita coletividade e que todos participaram em alguma etapa. Tudo foi pensado para mostrar algo que vai além do que os alunos veem em sala de aula. Vai ser uma semana de muito conhecimento e troca”, disse.

A palestra de abertura do evento foi “Influência dos fatores ambientais nos organismos marinhos”, com o doutor Thiago Elias da Silva, biólogo e consultor ambiental. O público também acompanhou a apresentação cultural do Coletivo Toneladas de Maracatu. A programação do evento, que segue até o dia 17, conta com palestras, minicursos, ilustração científica, exposição de animais e mesa redonda.

Participaram também da abertura do Semabio o chefe do Gabinete da Reitoria, Mateus Luiz Biancon, o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Alfredo Moreira da Silva Junior, o vice-coordenador do evento, Dyego Leonardo Ferraz Caetano, professores do curso, autoridades locais, além dos estudantes de Biologia e do Colégio Estadual Luiz Setti.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNA PÚBLICO o Resultado Final do Processo Seletivo de estudantes com Matrícula Especial ao Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano, para o segundo semestre letivo de 2024.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Isadora Fleury Saliba

• TORNAR PÚBLICO, aos alunos da 21a Turma de Mestrado deste Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica, o prazo até o dia 10 de outubro de 2024, exclusivamente através do e-mail , para enviarem o projeto de pesquisa e/ou plano de tese atualizado.