UENP realiza primeira Jornada de Fisioterapia em Pediatria

Quinta, 11 Julho 2024 10:55 por Editor da Comunicação Social

O curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Jacarezinho, realizou, na terça-feira, 9 de julho, a abertura da I Jornada de Fisioterapia em Pediatria. O evento é promovido pelos projetos de extensão “Desenvolvimento Motor Infantil: Conectando Fisioterapia e Família, da avaliação à estimulação (Demi)” e “Happy Lungs: Aprendendo sobre saúde respiratória na infância”.

A coordenadora do evento e do projeto Demi, Ana Carolina Ferreira Tsunoda Del Antonio, partilhou que a ideia para a Jornada surgiu de uma grande vontade de capacitar, cada vez mais, os alunos, para oferecerem um atendimento de qualidade para as crianças e suas famílias. “O vínculo entre fisioterapeuta e paciente é fundamental, mas, na pediatria, a família também é muito importante. Para que eles confiem no nosso trabalho, precisamos mostrar que temos conhecimento e que sabemos certamente o que queremos atingir como objetivo terapêutico no tratamento dos bebês e crianças”, explicou a professora.

“Nós unimos os dois projetos de extensão e pensamos em temas que podem acrescentar a prática clínica de todos os nossos alunos. A Jornada é um evento gratuito, com palestras e oficinas, onde os participantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área de atuação da fisioterapia na pediatria” ressaltou.

As palestras de abertura tiveram como tema “Entendendo a integração sensorial para o atendimento multiprofissional”, com a terapeuta ocupacional Janaina Albuquerque, e “Desenvolvimento motor infantil”, com a médica pediatra Ursula Lourenço. No segundo dia de evento, a programação ofertou os workshops “Desvendando os marcos motores: uma jornada pelo desenvolvimento infantil”, com a fisioterapeuta Angélica Yumi Sambe, e “A fisioterapia na bronquiolite viral aguda: técnicas e benefícios”, com a professora do curso de Fisioterapia da UENP, Rafaela Maria de Souza.

Para encerrar o evento, no dia 11 de julho, o público acompanha a palestra “Brincar terapêutico na fisioterapia e o vínculo familiar” e a oficina de confecção de brinquedos de baixo custo, com a coordenadora do evento, professora Ana Carolina Tsunoda.

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Isadora Fleury Saliba

• TORNAR PÚBLICO, aos alunos da 21a Turma de Mestrado deste Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica, o prazo até o dia 10 de outubro de 2024, exclusivamente através do e-mail , para enviarem o projeto de pesquisa e/ou plano de tese atualizado.