Congresso de Educação Física da UENP discute desafios da profissão

Terça, 23 Julho 2024 16:44 por Editor da Comunicação Social
O evento tem como tema “Do Campus ao Campo: Desafios na carreira de Educação Física” O evento tem como tema “Do Campus ao Campo: Desafios na carreira de Educação Física”

A Universidade Estadual do Norte do Paraná promove, até o dia 26 de julho, o XII Congresso de Educação Física da UENP. A abertura do evento, que, nesta edição trouxe o tema “Do Campus ao Campo: Desafios na carreira de Educação Física”, foi realizada na segunda-feira, 22, no auditório PDE do Campus Jacarezinho.

Organizado pelo curso de Educação Física da UENP, o evento busca contribuir com o avanço das diferentes áreas de atuação do profissional e proporcionar atualização e qualificação aos participantes. O tema escolhido para a edição reflete a necessidade de abordar questões práticas e aplicadas da profissão, explorando os desafios enfrentados pelos profissionais desde a formação acadêmica até a atuação no campo, com discussões relevantes e soluções práticas.

Durante a abertura, o vice-reitor da UENP, Ricardo Aparecido Campos, falou sobre a importância do Congresso. “Este evento é um momento crucial para refletirmos sobre os desafios e as oportunidades que permeiam a carreira de Educação Física. O tema deste ano vos convida a pensar de forma crítica e profunda sobre a trajetória dos profissionais, desde os primeiros passos no ambiente acadêmico até a aplicação prática de seus conhecimentos e habilidades. O evento é uma oportunidade ímpar para discutirem as transições e desafios da carreira, com palestrantes renomados, profissionais experientes e pesquisadores dedicados que compartilharão suas experiências e conhecimentos com todos vocês”, frisou.

“Que alegria poder estar aqui nesta abertura e ver a casa cheia, ver esse movimento de vocês alunos. A educação transforma a vida, transforma pessoas e a sociedade. Nós estamos aqui para que possamos construir uma universidade melhor, construir o curso de Educação Física melhor. Que possam levar esse conhecimento para a vida de vocês, que possam transformar vidas. Esse é o nosso papel, o papel da Educação Física. Alunos, aproveitem todos os palestrantes e todas as oportunidades que terão durante essa semana. E valorizem, batam no peito o orgulho de fazer Educação Física aqui na UENP”, ressaltou o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Fabrício José Jassi.

A coordenadora do evento, Silvia Bandeira da Silva Lima, partilhou da alegria em realizar o evento. “É uma imensa alegria a gente conseguir tirar a ideia do papel e hoje começar mais uma edição do Congresso. Desejo que vocês aproveitem ao máximo o evento, teremos cursos e palestras memoráveis, espero que explorem bastante esses professores, que são nossas referências. Fico muito feliz com a presença de todos e, em nome da Coordenação Geral do Congresso, agradeço pela presença e desejo que tenham uma ótima semana de evento”, disse.

As palestras de abertura do evento foram “Formação e Caracterização Acadêmica-Profissional em Educação Física”, com o professor-doutor Dartangnan Pinto Guedes, e “Formação e intervenção em Educação Física”, com o professor-doutor Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira. Durante abertura, o público acompanhou a apresentação cultural de viola caipira com o violeiro Tiago Angelo.

Também participaram da abertura do Congresso o chefe de Gabinete da Reitoria da UENP, Mateus Luiz Biancon; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias; o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação do Campus Jacarezinho, Alfredo Moreira da Silva Junior; o diretor de Extensão, José Antonio Marcelino; as coordenadoras do curso de Educação Física, bacharelado, Flávia Évelin Bandeira Lima Valério, e licenciatura, Maria Cristina Simeoni; e o coordenador do mestrado em Ciências do Movimento Humano, Raphael Golçalves de Oliveria, além de professores e acadêmicos do curso

Última modificação: Terça, 23 Julho 2024 16:48

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestrando: Luiz Cezar Nicolau

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de qualificação pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Vanessa de Souza Oliveira

• A Direção do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no uso de suas atribuições legais e regimentais, resolve:
    CONVOCAR a candidata abaixo relacionada, aprovada e classificada no Teste Seletivo para cadastro de reserva para estagiários do Campus de Jacarezinho da UENP, nos termos do Edital de Abertura Nº 007/2024 – GD/CJ/UENP, de 30 de abril de 2024, e do Edital de Resultado Final Nº 020/2024 – GD/CJ/UENP, de 13 de junho de 2024, para entrega de documentação e ocupação de vaga.