Professores da UENP publicam livro sobre envelhecimento saudável

Quinta, 25 Julho 2024 13:25 por Editor da Comunicação Social
A obra promove o diálogo entre estudos científicos desenvolvidos em diversas áreas da saúde e as vivências, o estilo de vida e os comportamentos da professora Sônia Merege A obra promove o diálogo entre estudos científicos desenvolvidos em diversas áreas da saúde e as vivências, o estilo de vida e os comportamentos da professora Sônia Merege

Professores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Norte do Paraná publicaram o livro “A arte de envelhecer com saúde”. Organizado pelos professores Camila Costa de Araujo Pellizzari, Fabrício José Jassi, Michelle Moreira Abujamra Fillis e Sônia Regina Leite Merege, a obra foi publicada pela Editora UENP.

O livro é composto por sete capítulos: “Estilo de vida e atividade física”; “Espiritualidade e energia”; “Família – O nosso bem mais precioso”; “A fisioterapia como estratégia para o envelhecimento ativo”; “Os benefícios do Pilates para o envelhecimento saudável”; “Saúde Bucal – um passeio pela história”; e “Saúde mental”.

Por meio dos artigos, a obra promove o diálogo entre estudos científicos desenvolvidos em diversas áreas da saúde e as vivências, o estilo de vida e os comportamentos da professora Sônia Merege. “Este livro contém relatos pessoais sobre estilo de vida, comportamentos relacionados à saúde, à prática de exercícios físicos, à fisioterapia e ao Pilates, à saúde bucal, à espiritualidade e energia, à família e saúde mental, enfim, diferentes vivências que experienciei e venho experienciando”, relata Sônia Merege.

O professor Dartagnan Pinto Guedes destaca que o livro traz uma criteriosa seleção de importantes temas versando sobre diferentes nuances da saúde e do bem-estar. “Não apresenta aos leitores um tratado puramente teórico, busca aproximar o conteúdo teórico acerca dos temas abordados pelos autores ao histórico de vida referido pela própria professora Sônia”, acentua.

A versão digital de “A arte de envelhecer com saúde” está disponível gratuitamente na Livraria da Editora UENP – AQUI.

Última modificação: Sexta, 26 Julho 2024 10:38

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• TORNA PÚBLICO o Resultado do Pedido de Recurso referente ao Resultado do Processo Seletivo para concessão de bolsas de Mestrado, publicado no Edital No 40/2024 PPG-CMH/UENP:

• TORNAR PÚBLICA a redesignação da orientação da tese de doutorado em Ciência Jurídica, ao Professor Doutor Gilberto Giacoia, conforme segue:

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, no uso de suas atribuições legais, resolve: RETIFICAR o Edital de Abertura No 003/2024 do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução no 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução no 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• DAR CONHECIMENTO da realização da defesa de dissertação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Pablo Aguirra.

• DAR CONHECIMENTO do resultado das análises dos pedidos de inscrições de alunos matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito de outras instituições, interessados em cursar disciplinas isoladas neste Programa.