UENP promove III Simpósio Internacional de Análise Crítica de Direito

Segunda, 16 Setembro 2013 15:18 por Assessoria de Comunicação Social
O evento reuniu estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais de várias universidades do País O evento reuniu estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais de várias universidades do País

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho, realizou, de 11 a 13 de setembro, no Cine Iguaçu, o III Simpósio Internacional de Análise Crítica de Direito. O evento reuniu estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e profissionais de várias universidades do País.

A noite da abertura contou com a conferência "Direito e renovação histórico-estrutural da sociedade plural", ministrada pelo professor-doutor da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de São Paulo, Pietro de Jesús Lora Alarcón. Em seguida, o professor da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Beçak, proferiu uma conferência com o tema "A função da deliberatividade no mundo político moderno".

Participaram também da abertura do evento o professor do curso de graduação e do programa de mestrado da UENP, Renato Bernardi; o coordenador do curso de Direito da FEATI, de Ibaiti, Ronny Carvalho; o coordenador adjunto do curso de Direito das FIO, de Ourinhos, Luiz Fernando Kazmierczak; o professor da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Beçak; e a pró-reitora de Pesquisa e Graduação da UENP, Hiudéia Tempesta Rodrigues Boberg, que na oportunidade, representava o reitor em exercício da Universidade, Rinaldo Bernardelli Junior; e demais autoridades.

Além de palestras, os participantes, durante os dias do evento, integraram grupos de trabalhos e deliberam a respeito dos temas propostos. "O estudo do Direito no Brasil e na Espanha", também foi tema de palestra ministrada pelos professores, Samyra Naspolini, da PUC, e Angel López, da Universidade de Murcia, na Espanha, além de uma conferência com o tema "Derivativos e o direito contratual contemporâneo", apresentada pelo professor da USP de Ribeirão Preto, São Paulo e doutor pela Ludwig – Maximilians – Universitat Munchen, Alessandro Hirata.

No último dia, também aconteceu apresentações de grupos de trabalhos. A partir disso, duas conferências encerram o Simpósio. A primeira foi ministrada pelo professor da Universidade de Granada e Universidade Técnica de Lisboa, Sérgio Cademartori, com o tema "Algumas características do novo constitucionalismo latino-americano". Já a outra, com o tema "Precisará o discurso jurídico contemporâneo de uma teoria crítica?" foi apresentada pelo professor da Universidade de Coimbra e coordenador da Comissão Científica do curso de Direito da Universidade Nacional de Timor Leste, doutor José Manuel Aroso Linhares.

O Simpósio Internacional de Análise Crítica de Direito é um promoção conjunta do programa de Mestrado em Ciência Jurídica da UENP, do programa de pós-graduação, mestrado e doutorado, da Instituição Toledo de Ensino (ITE), de Bauru; do programa de pós-graduação, mestrado e doutorado, da Universidade Federal de Minas Gerais; do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA), das Faculdades Integradas Toledo de Presidente Prudente; e Universidade de Múrcia, na Espanha.

Última modificação: Terça, 17 Setembro 2013 09:32

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.

• ALTERAR A COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka