CCHE/CJ realiza 6ª edição da 'Jornada de Debates: Encontro com a Filosofia'

Quarta, 23 Outubro 2013 15:52 por Assessoria de Comunicação Social
Participantes acompanharam solenidade de abertura que contou com palestra do professor da UEL, Elve Miguel Cenci (foto) Participantes acompanharam solenidade de abertura que contou com palestra do professor da UEL, Elve Miguel Cenci (foto)

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Jacarezinho, realiza nesta semana a "VI Jornada de Debates: Encontro com a Filosofia". O tema dessa edição é "Filosofia Política, Movimentos Sociais e as Ruas". A abertura solene aconteceu na segunda-feira (21/10), com a conferência "Democracia, esfera pública e participação popular", ministrada pelo professor-doutor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Elve Miguel Cenci. A solenidade contou também com apresentação da peça "A Ceia das Maças" do grupo Caostrução de Jacarezinho.

Segundo o coordenador do curso de Filosofia, José Carlos da Silva, a Jornada de Filosofia foi criada para incentivar e proporcionar o intercâmbio, a atualização, a troca de experiências, a produção e socialização das investigações realizadas por pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação. Além disso, ele destaca que o evento visa promover a reflexão filosófica em torno da política dos movimentos sociais e sua repercussão nos últimos tempos no Brasil. "Espera-se que ao debater sobre essa temática, além de motivar uma boa parte da sociedade, se consiga com reflexão orientada e filosófica alcançar maiores esclarecimentos sobre a atitude política e social do cidadão e da comunidade", diz Silva.

Na terça-feira, 22, foi realizada a conferência sobre "A Filosofia e os movimentos sociais", ministrada pelo presidente da APP Sindicato, professor Nilton Aparecido Stein. Na mesma noite, houve uma apresentação cultural sobre "Filosofia e Música", promovida por acadêmicos do curso. Nesta quarta-feira, 23, começa a oficina de apresentação do filme documentário "A Revolução não será televisionada – Golpe na Venezuela", e também terá debates acerca do tema da conferência. A partir das 20h, acontecerá apresentações das comunicações inscritas para a Jornada.

Na quinta-feira, 24, a conferência 'Uma ventana al imperio' será apresentada pelo jornalista Marcos André Brito, que trabalhou em Cuba. Também haverá uma atividade com os integrantes do PIBID UENP. Na sexta-feira, 25, três atividades encerrarão a programação. A partir das 14h, a professora Aline Suave coordenará uma atividade filosófica extensiva ao Ensino Médio. Em seguida, uma atividade denominada "Tenda de Epicuro" será realizada com projeções de vídeos, poesias, artes, danças e falas de intenções. E, por fim, os acadêmicos do curso de Filosofia serão responsáveis pelo "Sarau e Filosofia do bem pensar, do bem viver e do prazer", atividade que encerrará o evento.

William Bilches

Última modificação: Quarta, 23 Outubro 2013 16:22

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestranda: Mariana Somini Fernandes da Silva.

• O Centro de Ciências da Saúde – CCS, divulga a abertura do PROCESSO SELETIVO PARA MONITORES em diversas disciplinas do Curso de Fisioterapia, que fazem parte deste Programa de Ensino 4928 que tem como título: FISIOTERAPIA INTEGRANDO PARA "O SER MELHOR" estruturado com base na resolução nº 006/2017 – CEPE/UENP, e resolução nº 010/2017 - CEPE/UENP que estabelece o Regimento da Graduação UENP, seguindo TÍTULO IV: DA MONITORIA ACADÊMICA.