Grupo de Estudos de Educação Física realiza avaliação de alunos de escola

Quinta, 05 Julho 2012 14:22 por Cristiano Oliveira

O grupo de estudos em "Treinamento com Pesos e Performance Humana" do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), avaliou, de 7 a 22 de junho, cerca de 220 crianças de escolas de Jacarezinho. O projeto, coordenado pelo professor Claudinei Ferreira dos Santos e realizado pelos estagiários da disciplina de Medidas e Avaliação em Educação Física do 3º ano do curso, atendeu a meninos e meninas de 7 a 14 anos.

O estudo foi realizado com alunos da Escola Municipal Ismênia de Lima Peixoto que tem como diretora a professora Patrícia Martoni. A iniciativa para a realização dos trabalhos foi do professor de Educação Física da escola, Wagner Fernandes Pinto, que procurou o CCS para orientações sobre avaliação física de seus alunos. O intuito foi de acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças. Wagner teve apoio do também professor de Educação Física da Escola, Luiz Alberto de Araújo.

As variáveis avaliadas foram: peso e estatura, composição corporal (percentual de gordura, massa magra e massa gorda), circunferências corporais, agilidade, flexibilidade e, ainda, força e resistência abdominal e de membros superiores, potência de membros inferiores (impulsão horizontal) e resistência aeróbia.

"A partir dos resultados dessa avaliação, os professores da escola poderão detectar problemas relacionados ao desempenho motor deficitário, obesidade e desnutrição e, caso necessário, chamarão os pais para orientação", salienta o coordenador do grupo de estudos, professor Claudinei. Ele conclui: "Dessa forma, a UENP cumpre com uma de suas obrigações que é se inserir na comunidade, auxiliando conforme as possibilidades".

Última modificação: Segunda, 20 Agosto 2012 14:24

• DAR CONHECIMENTO da realização do Exame de Qualificação do Mestrado Profissional em Educação, conforme segue: Dia 2 9 de Outubro de 2021. Júlio César de Souza Madeira.

• DAR CONHECIMENTO da realização do Exame de Qualificação do Mestrado Profissional em Educação, conforme segue: Dia 2 8 de Outubro de 2021. Paulo Severino Penteado.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado da Fase de Admissibilidade de Projetos de Pesquisa para o Doutorado e Mestrado, conforme anexo I deste Edital.

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica, conforme segue: Dia 28 de outubro de 2021.  Beatriz Pereira Junqueira.

• O Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Educação do Campus Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná, nomeado pela Portaria 266/2018 GR/UENP de 14 de setembro de 2018, considerando o artigo 10 da Resolução n° 003/2016- CAD/UENP de 14 de julho de 2016, que regulamenta a promoção de classe e ascensão de nível do pessoal docente do quadro de professores efetivos da Universidade Estadual do Norte do Paraná e considerando a aprovação dos membros do Conselho do Centro de Ciências Humanas e Educação em reunião realizada em 14 de outubro de 2021, torna público a composição da Comissão Examinadora para o processo de promoção de classe de Professor Adjunto nível D, para Professor Associado nível A, do Prof. Dr. Alfredo Moreira da Silva Júnior.