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Vestibular UENP 2021

  1. Inicial/
  2. Apresentação

Graduação em Educação Física – Bacharelado e Licenciatura

Detalhes
  • BACHARELADO
  • LICENCIATURA

BACHARELADO

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Bacharelado

 

APRESENTAÇÃO

O Curso de Educação Física - BACHARELADO visa formar profissionais de Educação Física com conhecimento teórico-metodológico e ético-profissional, comprometidos com a qualidade em sua intervenção profissional, visando ao atendimento da demanda social nesta área, através da aquisição de conhecimentos e habilidades indispensáveis à prática profissional e social, além da sólida formação básica, da arte e ciência do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades de exercício físico, ginástica, jogo, esporte, luta/arte marcial e dança. Visa a formação, ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, formação cultural, educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo, lazer, gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem a prática das atividades físicas, recreativas e esportivas, preparando o egresso para enfrentar os desafios das transformações no campo da atuação profissional e social.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Educação Física, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 70.425, com implantação da primeira turma em 1972. Em 1977 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 79.150. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 3.104 de 22 de outubro de 2019, válido pelo prazo de 4(anos) anos a partir de 13 de maio de 2019.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O profissional da Educação Física formado pela UENP, como profissional apto em relação aos conhecimentos do movimento humano nas suas diversas manifestações e objetivos, deverá ter o seguinte perfil:

- Visão sistêmica da realidade sociocultural, política e econômica do país, e “visão holística” do ser humano atuando em equipes multiprofissionais e multidisciplinares;

- Capacidade de liderança, relacionando-se com os componentes das equipes, multidisciplinares e com os usuários dos seus serviços, embasado no respeito mútuo e nos valores de cidadania e ética;

- Capacidade de identificar, articular intelectualmente e colocar em prática os conhecimentos, valores, técnicas e habilidades necessárias ao eficiente desempenho das suas funções;

- Sólida formação nas áreas de conhecimento que formam a identidade do curso, que o capacite para compreensão, análise, transmissão e aplicação dos conhecimentos da Atividade Física/Movimento Humano e o exercício profissional em Educação Física com competências decorrentes das relações com a pesquisa e a prática social;

- Respeito e valorização do ser humano, atuando nos diversos níveis de atenção à saúde e qualidade de vida, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, incluindo o setor educacional;

- Capacidade para a busca da aprendizagem contínua, tanto no aprofundamento dos conhecimentos como no aperfeiçoamento das práticas;

- Compromisso com a comunidade na sua contínua transformação social e cultural;

- Rigor científico e intelectual para atuar com segurança na intervenção das diversas áreas das atividades físicas, do movimento humano, dentre as quais: Orientação da atividade física para as diversas populações; Avaliação e prescrição da atividade motora; Treinamento Desportivo; Orientação na Iniciação desportiva e aquisição de habilidades motoras, para populações especiais, inclusive para portadores de necessidades especiais;

- Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos com vistas à qualificação da prática profissional;

- Compromisso e preocupação com a promoção de estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus beneficiários quanto às de sua comunidade;

- Capacidade de participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de educação e esporte, assessorando órgãos públicos e/ou privados em projetos de saúde, educação, atividade física em suas mais diversas manifestações.

  

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O campo de atuação do profissional de Educação Física será delimitado pela sua capacidade de atuar em todos os segmentos da sociedade, exercendo atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física, individuais e coletivos, para uma clientela formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto a instituições particulares e ou públicas que ofereçam programas nesta área de atuação. Também podendo exercer atividades junto ao Conselho Federal de Educação Física, aos Conselhos Regionais, em atividades acadêmicas e ainda realizar auditorias, consultorias e assessorias especializadas. Entre os novos segmentos sociais que se apresentam como novas demandas sociais para esta área destacam-se os grupos especiais da terceira idade e pessoas com necessidades físicas especiais.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2016, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Educação Física – Bacharelado

Carga Horária: 3.200 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 4 (quatro) e Máximo de 6 (seis) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador: Claudinei Ferreira dos Santos – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice Coordenador: Antônio Stabelini Neto – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone: (43) 3511-2600

 

LICENCIATURA

GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Licenciatura

 

APRESENTAÇÃO

O Curso de Educação Física - LICENCIATURA visa formar docentes de Educação Física com conhecimento teórico-metodológico e ético-profissional, comprometidos com a qualidade em sua intervenção docente, visando ao atendimento da demanda social na educação básica, através da aquisição de conhecimentos e habilidades indispensáveis à prática docente e social, além da sólida formação docente, da arte e ciência do movimento humano, com foco nas diferentes formas e modalidades de exercício físico, ginástica, jogo, esporte, luta/arte marcial e dança. Visa a formação, ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável, nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, formação cultural, educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo, lazer, gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem a prática das atividades físicas, recreativas e esportivas, preparando o egresso para enfrentar os desafios das transformações no campo da atuação docente e social.

 

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Educação Física, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 70.425, com implantação da primeira turma em 1972. Em 1977 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 79.150. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 1.815 de 27 de junho de 2019, válido pelo prazo de 4(anos) anos a partir de 12 de maio de 2019.

 

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O docente da Educação Física formado pela UENP, como profissional apto em relação aos conhecimentos do movimento humano nas suas diversas manifestações e objetivos, deverá estar qualificado para a docência do componente curricular na educação básica, tendo como referência legislação própria do Conselho Nacional de Educação, tendo o seguinte perfil:

- Visão sistêmica da realidade sociocultural, política e econômica do país, e “visão holística” do ser humano atuando em equipes multiprofissionais e multidisciplinares;

- Capacidade de liderança, relacionando-se com os componentes das equipes, multidisciplinares e com os usuários dos seus serviços, embasado no respeito mútuo e nos valores de cidadania e ética;

- Capacidade de identificar, articular intelectualmente e colocar em prática os conhecimentos, valores, técnicas e habilidades necessárias ao eficiente desempenho das suas funções;

- Sólida formação nas áreas de conhecimento que formam a identidade do curso, que o capacite para compreensão, análise, transmissão e aplicação dos conhecimentos da Atividade Física/Movimento Humano e o exercício docente em Educação Física com competências decorrentes das relações com a pesquisa e a prática social;

- Respeito e valorização do ser humano, atuando nos diversos níveis de atenção à saúde e qualidade de vida, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde, no setor educacional;

- Capacidade para a busca da aprendizagem contínua, tanto no aprofundamento dos conhecimentos como no aperfeiçoamento das práticas;

- Compromisso com a comunidade na sua contínua transformação social e cultural;

- Rigor científico e intelectual para atuar com segurança na Intervenção pedagógica do componente curricular do ensino formal – Educação Básica, além das diversas áreas das atividades físicas, do movimento humano, dentre as quais: Orientação na Iniciação desportiva e aquisição de habilidades motoras, para populações especiais, inclusive para portadores de necessidades especiais;

- Conhecer os princípios da metodologia científica, possibilitando a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos com vistas à qualificação da prática docente;

- Compromisso e preocupação com a promoção de estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus alunos quanto às de sua comunidade;

- Capacidade de participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de educação e esporte, assessorando órgãos públicos e/ou privados em projetos de saúde, educação, atividade física em suas mais diversas manifestações.

 

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O campo de atuação do profissional Licenciado em Educação Física é delimitado pela sua capacidade de atuar nos segmentos educacionais da sociedade, exercendo atividades pertinentes de coordenação, planejamento, execução e avaliação de programas de Educação Física, individuais e coletivos, para uma clientela formada por crianças, jovens, adultos e idosos, junto a instituições de ensino fundamental e médio, particulares e ou públicas. Também podendo exercer atividades junto ao Conselho Federal de Educação Física, aos Conselhos Regionais, em atividades acadêmicas e ainda realizar auditorias, consultorias e assessorias especializadas. Entre os novos segmentos sociais que se apresentam como novas demandas sociais para esta área destacam-se os grupos especiais, da terceira idade, pessoas com necessidades físicas especiais.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2016, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Educação Física – Licenciatura

Carga Horária: 2.950 horas

Turno: Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 40

Período de integralização: Mínimo de 4 (quatro) e Máximo de 6 (seis) anos.

Modalidade: Presencial

 

CONTATOS:

Coordenador: Luciana da Silva Lirani – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vice Coordenador: Rui Gonçalves Marques Elias – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone: (43) 3511-2600

 

Última Atualização: 19 Dezembro 2020

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Educação Física

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