• Ir para o conteúdo
  • Ir para a navegação
  • Ir para o rodapé
  • Ir para a busca
  • Acessibilidade:
  • Contraste
  • Aumentar/Diminuir texto
  • Acessível em libras
  • O conteúdo deste portal pode ser acessível em Libras.
    Clique no botão na lateral da página
    Utilizamos o Vlibras

  • Mapa do site
  • Carta de Serviços UENP
  • Acesso à Informação
  • Ir Conteudo[1]
  • Ir para menu principal[2]
  • Ir para menu local[3]
  • Ir para rodapé[4]
  • Ir para busca [5]
  • Transparência UENP
  • Ouvidoria
  • Webmail
Universidade Estadual do Norte do Paraná | UENP Universidade Estadual do Norte do Paraná | UENP Universidade Estadual do Norte do Paraná | UENP
Sistema de busca
  • Campus Bandeirantes
  • Campus Cornélio Procópio
  • Campus Jacarezinho

UENP

box-uenp-cj

Educação Física

  • Apresentação
  • Ementas
  • Corpo Docente
  • Matriz Curricular
  • Estágio
  • AACC/AAC
  • TCC
  • PPC, Atos e Renovações
  • Normas Acadêmicas
  • Início
  • A UENP
    • Institucional
    • Vídeo Institucional
    • Estatutos e Regimentos
    • Estrutura Organizacional
    • Notícias UENP
    • Eventos UENP
  • Campi
    • Campus Bandeirantes
    • Campus Cornélio Procópio
    • Campus Jacarezinho
  • Ingresso
    • Vestibular
    • SiSU
    • Aprova Paraná
    • Transferências
    • Concursos e Testes
    • Portador de diplomas
  • Graduação
    • PROGRAD
    • Cursos Presenciais
    • Normas Acadêmicas
    • Manual Acadêmico
    • Calendário Acadêmico
    • Editais e Documentos
  • Pós-Graduação
    • PROPG
    • Especialização
    • Mestrado e Doutorado
    • Iniciação Científica
    • Pesquisa
    • Editais e Documentos
  • Extensão e Cultura
    • PROEC
    • Certificados
    • Ações de Cultura
    • Equipamentos Culturais
    • Programas e Projetos
    • Editais e Documentos
  • Internacionalização
    • CRI
    • Convênios e Programas
    • Centro Internacional de Idiomas
    • Paraná Fala Idiomas
    • Mobilidade
    • Editais e Documentos
  • EAD
    • CEAD
    • Cursos EAD
    • Vestibular EAD
    • Editais e Documentos
    • Contato
  • Carta de Serviços
  • Mapa do Site
  • Publicações
    • Publicações do Gabinete
    • Publicações dos Conselhos
    • Publicações dos Campi
    • Publicações das Pró-Reitorias
    • Comissão Eleitoral
  • Contatos
    • Localização no mapa
    • Fale conosco
Sistema de busca

Ingressantes 2025

  1. Inicial/
  2. Ementas

Ementas e Objetivos

Detalhes
  • LICENCIATURA e BACHARELADO
    Implantação a partir de 2023
  • BACHARELADO
  • LICENCIATURA

LICENCIATURA e BACHARELADOImplantação a partir de 2023

EMENTÁRIO DO CURRÍCULO COMUM OBRIGATÓRIO (NÚCLEO COMUM)

1ª SÉRIE

DISCIPLINA: Anatomia Humana I

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Trata dos principais sistemas e estruturas anatômicas, nomenclaturas e posição anatômica; planos, eixos e conceitos sobre a construção aparelho locomotor: sistemas ósseo, articular, muscular, ligamentar e articular. Sistemas nervoso (central e periférico), cardiorrespiratório e circulatório.

DISCIPLINA: Bases Biológicas e Bioquímicas da Atividade Física

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos, os fundamentos de citologia e histologia, assim como os processos gerais e conceitos de bioquímica e as respostas e adaptações bioquímicas agudas e crônicas dos diversos sistemas orgânicos durante a prática de atividades motoras.

DISCIPLINA: Introdução à Metodologia do Trabalho Científico

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo das abordagens teórico-metodológicas e os instrumentos usados no processo de construção do conhecimento, visando a atuação profissional e a pesquisa interdisciplinar.

DISCIPLINA: Ginástica Geral

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das diferentes modalidades de Ginástica (Ginásticas Competitivas, de Condicionamento Físico, Fisioterápicas, de Conscientização Corporal e Demonstrativas). O entendimento da ginástica no contexto da educação física e do esporte. Aspectos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem da ginástica. Reconhecimento das características histórico-sociais do ensino da ginástica em diferentes contextos e sua ressignificação na perspectiva da educação.

DISCIPLINA: Fisiologia Humana

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo do funcionamento dos principais sistemas orgânicos (cardiovascular, respiratório, digestório, endócrino e neuromuscular).

DISCIPLINA: Esportes I (Basquetebol e Handebol)

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do basquetebol e handebol, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino das modalidades no Ensino Fundamental e Médio.

DISCIPLINA: Fundamentos da Educação Física

Carga horária: 60

Teórica: 2

Prática: 0

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo do processo histórico da Educação e do processo histórico e sócio-político da origem e evolução da Educação Física. Análise do pensamento historiográfico da Educação Física no Brasil. Estudo das principais correntes filosóficas que influenciaram e influenciam as diversas formas de ser, de estar e de pensar dos Homens.

DISCIPLINA: Ritmo, expressão e dança

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Aspectos histórico-culturais, didático-pedagógicos e técnico-instrumentais do Ritmo, da Expressão Corporal e da Dança. Contextualização sobre corporeidade e sociedade. Estudo dos diferentes estilos de dança, abordando seu código, movimento dançarino, som e espaço geral; o fazer, o apreciar, o vivenciar. Estudo das Danças Folclóricas e suas interpretações.

DISCIPLINA: Atletismo

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Conceito e evolução. Metodologia da Aprendizagem: Corridas, saltos, arremessos, lançamentos e preparação da pista para competições. Noções de regras oficiais e arbitragem. Planejamento, organização e execução de eventos e competições esportivas. Programas de iniciação esportiva, progressão até o alto rendimento.

DISCIPLINA: Língua Brasileira de Sinais - Libras

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Conceito, evolução e importância do método manual de comunicação, metodologias do desenvolvimento da Aprendizagem de Libras por meios simples, desde a comunicação por sinais, gramática e aprofundamento na cultura surda, avaliando a diversidade cultural, relações sociais e familiares.

2ª SÉRIE

DISCIPLINA: Fundamentos da Recreação e Lazer

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Abordagem interdisciplinar da recreação e lazer. História, conceitos e políticas públicas relacionadas à recreação. Identificar os aspectos teórico-metodológicos dos Programas de Lazer, inerentes à sua implementação e seu desenvolvimento. Planejamento e aplicação das atividades lúdicas, gincanas jogos e lazer, vista como área multidisciplinar de formação humana. Organização de espaços e equipamentos, programas e propostas de lazer comunitário. Vivências com brincadeiras infantis.

DISCIPLINA: Formação, Ética e intervenção profissional em Educação Física

Carga horária: 30

Teórica: 2

Prática: 0

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos direitos e deveres do profissional de Educação Física, bem como as relações étnico-raciais, Cultura Afro-Brasileira e Educação em direitos humanos. Atuação e intervenção do profissional de Educação Física de forma ética como construção pessoal, social, histórica, cultural, profissional e temporal em relação as pessoas com deficiência e os preceitos étnico-raciais no contexto histórico e atual.

DISCIPLINA: Esportes II (Voleibol e Esportes com Raquete)

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Voleibol e Esportes com Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino das modalidades nos diversos contexto de aplicação.

Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo das etapas do processo de crescimento, maturação e desenvolvimento motor, bem como mecanismos de aquisição, organização e controle do movimento, suas formas de avaliação e acompanhamento. Características físicas, fisiológicas e motoras de cada etapa do processo de crescimento e desenvolvimento. Avaliação das habilidades motoras e planejamento do processo ensino-aprendizagem. O processo de aprendizagem motora e os fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras, do controle motor e as possibilidades de aplicação do conhecimento sobre aprendizagem e controle motor ao longo da vida.

Anatomia Humana II

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Trata dos sistemas de construção geral do corpo humano: sistema nervoso (central e periférico), sistema imunológico, endócrino, linfático, digestório, renal, urinário, tegumentar e genital (masculino e feminino).

DISCIPLINA: Emergência em Educação Física

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos tipos mais frequentes de acidentes encontrados nas atividades motoras e as medidas preventivas indicadas. Diagnóstico dos principais tipos de acidentes e lesões que ocorrem na prática de exercícios físicos e práticas esportivas, bem como assistência em nível de primeiros socorros e ações preventivas.

DISCIPLINA: Fisiologia do Exercício e do Esporte

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Metabolismo em repouso, durante o exercício e após o exercício. Respostas agudas e adaptações crônicas ao exercício físico nos sistemas cardiovascular, respiratório, neuromuscular e endócrino. Exercício físico e dor muscular de início tardio. Influência do ambiente no exercício (Termorregulação). Mecanismos envolvidos na fadiga.

DISCIPLINA: Atividades Aquáticas

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Fundamentos teóricos e abordagem prática dos desportos aquáticos individuais e coletivos; conceitos e metodologia de ensino de atividades aquáticas.

DISCIPLINA: Atividade Física e Saúde

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Bases conceituais e estudo das inter-relações (dose-resposta) da atividade física, aptidão física, comportamento sedentário com desfechos de saúde. Estilo de vida e qualidade de vida. Bases epidemiológicas da atividade física relacionada à saúde. Determinantes biológicos, sociodemográficas e culturais da prática de atividade física. Teorias de mudança de comportamento e estratégias para promoção da atividade física.

DISCIPLINA: Esportes III (Futebol e Futsal)

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Futebol e Futsal, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino do das modalidades no Ensino Fundamental e Médio.

DISCIPLINA: Cinesiologia e Biomecânica

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Abordagem Teórica e prática dirigida à análise do movimento humano normal e patológico, com aprofundamento na cinemática e cinética. Instrumentação para análise do movimento humano e biomecânica do Esporte.

DISCIPLINA: Psicologia e Saúde Mental

Carga horária: 60

Teórica: 2

Prática: 0

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Analisa as contribuições de teorias da Psicologia para a educação. Estuda os conceitos fundamentais de teorias da Psicologia: psicanálise, comportamentalismo, construtivismo e a abordagem histórico-cultural. Considerar o homem e suas relações. A construção da dimensão pessoal do profissional: autoestima e autoimagem. Instrumentos básicos do cuidar: comunicação, observação, criatividade, concepções do trabalho em grupo/equipe, relacionamento interpessoal. Ação de autocuidado e sua relação espontânea com processo de aprendizagem.

EMENTÁRIO DO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO - LICENCIATURA

3ª SÉRIE

DISCIPLINA: Jogos e Brincadeiras

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o seu papel na educação. O jogo simbólico para a criança, oferece-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, no desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil.

DISCIPLINA: Psicologia da Educação

Carga horária: 30

Teórica: 2

Prática: 0

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estuda as relações existentes entre psicologia e educação. Discute a influência do conhecimento psicológico na compreensão do desenvolvimento, da aprendizagem e do ensino e as implicações destes conhecimentos para a prática pedagógica, como subsídios ao planejamento do ensino.

DISCIPLINA: Produção do Conhecimento Científico

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Fundamentos da Metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas à Educação Física e Esporte na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de Pesquisa utilizados na área da Educação Física. Comunicação entre orientador/orientando (início Trabalho de Conclusão de Curso – TCC). Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).

DISCIPLINA: Didática da Educação Física

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo do processo de ensino-aprendizagem e fundamentação da atividade docente em Educação Física, por meio da análise crítica das técnicas de planejamento, orientação e avaliação de aprendizagem.

DISCIPLINA: Organização Curricular e Saberes Docentes

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Retrospectiva histórica a respeito do conceito de currículo na educação brasileira. Concepções de currículo na sociedade contemporânea e suas críticas. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas relações com a Educação Física Escolar. Os saberes necessários à prática docente nas aulas de Educação Física. O contraponto entre o conhecimento a respeito da Educação Física escolar e a ação pedagógica do professor.

DISCIPLINA: Lutas

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Identificar as lutas como elemento da cultura esportiva, buscando no direcionamento da sua prática e teoria a construção e o aperfeiçoamento das qualidades físicas, sociais, intelectuais e afetivas no ambiente escolar.

DISCIPLINA: Educação Física Adaptada

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: A educação física adaptada aplicada aos diferentes tipos de deficiências e outras necessidades especiais, bem como as Relações étnico-raciais e Educação em direitos humanos, proporcionando oportunidades de lazer, esportes, prazer, bem-estar físico e social por meio da educação e/ou reeducação psicomotora para as pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais.

DISCIPLINA: Educação Física na Educação Infantil e Fundamental I

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: O movimento humano como prática de análise e educação corporal, bem como da produção do conhecimento. Os jogos, brincadeiras e o brinquedo como elementos de mediação didática nas aulas de Educação Física. Os diferentes espaços e tempos de aprendizagens para as aulas de Educação Física. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental de Nove Anos.

4ª SÉRIE

DISCIPLINA: Educação Física, Inclusão e Diversidade

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Política nacional de atenção educacional às pessoas com necessidades especiais, minorias e demais casos de negação de direitos na sociedade. Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A formação de professores numa perspectiva de atendimento à diversidade. Prática Pedagógica e acesso ao conhecimento numa perspectiva do princípio de Educação para todos. Educação em Direitos Humanos.

DISCIPLINA: Educação Física no Ensino Fundamental II e Médio

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: A cultura corporal do movimento como eixo para a Educação Física escolar. Os conteúdos dos esportes; das ginásticas; das lutas; das danças; dos jogos e brincadeiras; do conhecimento a respeito do corpo, como fontes de produção do conhecimento. Temas transversais para aprofundamento na área: gênero e sexualidade; saúde e beleza; mídia e tecnologia; criatividade e ludicidade; lazer e trabalho; desportivização das práticas corporais; corpo e contemporaneidade; diversidade e cultura. Diretrizes e Propostas Curriculares para a Educação Física no Ensino Fundamental II e Médio.

DISCIPLINA: Saúde Coletiva e Políticas Públicas

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos principais paradigmas da saúde e dos elementos históricos- sociais da constituição do campo da Saúde Coletiva. Principais conceitos do campo da Saúde Coletiva. Estudo de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Estudo de propostas teórico metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Análise crítica de legislação de políticas públicas no âmbito da saúde, esporte e lazer; elaboração de projetos para atendimento à saúde coletiva a partir de políticas públicas.

DISCIPLINA: Fundamentos do Treinamento Desportivo

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos conceitos e princípios que fundamentam o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo: força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade. Sistemas e métodos de avaliação física. Planejamento, periodização e prescrição de exercícios. Princípios e processos do treinamento: preparação física, técnico, tática e psicológica. Aplicação dos conhecimentos no processo educacional como forma de propiciar a autonomia dos alunos para a prática de exercícios físicos.

DISCIPLINA: Esportes Complementares e Atividades em Contato com a Natureza

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo das modalidades esportivas não convencionais. Conhecimento dos componentes técnicos, físicos e táticos. A relação do ser humano com a natureza e as implicações da Educação Ambiental nas formas de vivências esportivas. Instrumentos e técnicas de segurança nas diversas atividades em contato com a natureza.

DISCIPLINA: Bioestatística

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Introdução à bioestatística. Estatística descritiva; Inferência estatística; Testes de hipóteses; Aplicação de testes estatísticos de comparação intra e entre grupos; medidas de associação.

DISCIPLINA: Gestão Escolar, Organização Desportiva e Empreendedorismo

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Processos de empreendedorismo e gestão aplicados ao campo da Educação Física e do Esporte, abordagem de estratégicas para potencializar a ação do profissional de Educação Física. Marketing pessoal e a gestão de carreira do profissional de educação física. Estruturação e elaboração de Plano de Negócio na Educação Física. Histórico, concepções da administração e legislação escolar. Papel do professor de Educação Física na administração escolar e sua ação na perspectiva de transformação da prática educativa. Fundamentação teórica para o trabalho na comunidade. Planejamento, organização e execução e avaliação de atividades esportivas, recreativas e eventos diversos.

EMENTÁRIO DO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO - BACHARELADO

3ª SÉRIE

DISCIPLINA: Atividades Motoras de Academia I

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo das atividades desenvolvidas nas academias de ginástica - Organização e Planejamento. Estudo dos conteúdos teóricos e práticos dos diversos tipos de ginástica desenvolvido em academias, clubes e associações.

DISCIPLINA: Esportes Complementares e Atividades em Contato com a Natureza

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo das modalidades esportivas não convencionais. Conhecimento dos componentes técnicos, físicos e táticos. A relação do ser humano com a natureza, Educação Ambiental e as formas de vivências esportivas. Instrumentos e técnicas de segurança nas diversas atividades em contato com a natureza.

DISCIPLINA: Bioestatística

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Introdução à bioestatística. Estatística descritiva; Inferência estatística; Testes de hipóteses; Aplicação de testes estatísticos de comparação intra e entre grupos; medidas de associação.

DISCIPLINA: Produção do Conhecimento Científico

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Fundamentos da Metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas à Educação Física e Esporte na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de Pesquisa utilizados na área da Educação Física. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).

DISCIPLINA: Educação Física Adaptada

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: A educação física adaptada aplicada aos diferentes tipos de deficiências e outras necessidades especiais, bem como a Relações étnico-raciais e Educação em direitos humanos, proporcionando oportunidades de lazer, esportes, prazer, bem-estar físico e social por meio da educação e/ou reeducação psicomotora para as pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais.

DISCIPLINA: Treinamento Desportivo I

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos conceitos e princípios que fundamentam o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo: força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade. Sistemas e métodos de avaliação, planejamento, periodização e prescrição de exercícios. Princípios e processos do treinamento: preparação física, técnico-tática e psicológica. Componentes do treinamento: volume, intensidade, densidade e complexidade.

DISCIPLINA: Lutas

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Identificar as lutas como elemento da cultura esportiva, buscando no direcionamento da sua prática e teoria a construção e o aperfeiçoamento das qualidades físicas, sociais, intelectuais e afetivas no ambiente escolar.

DISCIPLINA: Psicologia do Esporte

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos fundamentos para compreensão da psicologia aplicada ao exercício físico e ao esporte, com ênfase no entendimento dos fatores psicológicos que interferem no desempenho do indivíduo no contexto esportivo e competitivo.

4ª SÉRIE

DISCIPLINA: Saúde Coletiva e Políticas Públicas

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos principais paradigmas da saúde e dos elementos histórico-sociais da constituição do campo da Saúde Coletiva. Principais conceitos do campo da Saúde Coletiva. Estudo de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Análise crítica de legislação e políticas públicas no âmbito saúde; elaboração de projetos de atendimento para atendimento à saúde coletiva a partir de políticas públicas.

DISCIPLINA: Atividades Motoras de Academia II

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos e pedagógicos dos trabalhos de força (Treinamento com Pesos) e suas implicações no estado geral da saúde humana.

DISCIPLINA: Treinamento Desportivo II

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Avaliação, prescrição e controle do treinamento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo de alto nível. Periodização do treinamento ao longo da vida esportiva.

DISCIPLINA: Nutrição, Atividade Física e Esporte

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Estudo dos conceitos básicos dos micronutrientes e macronutrientes e sua participação nas alterações metabólicas durante a prática da atividade física e do desporto. Potencial ergogênico dos nutrientes. A importância do controle dos aspectos nutricionais para a saúde e para o desempenho físico discutida na perspectiva da melhoria qualidade de vida e do desempenho esportivo.

DISCIPLINA: Empreendedorismo, Gestão e Organização Desportiva

Carga horária: 60

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 12

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Processos de empreendedorismo e gestão aplicados ao campo da Educação Física e do Esporte, abordagem de estratégicas para potencializar a ação do profissional de Educação Física. Marketing pessoal e a gestão de carreira do profissional de educação física. Estruturação e elaboração de Plano de Negócio na Educação Física. Histórico, concepções da administração e legislação na gestão do esporte. Papel do professor de Educação Física na administração e gestão esportiva e sua ação na perspectiva de transformação da saúde. Fundamentação teórica para o trabalho na comunidade. Planejamento, organização e execução e avaliação de atividades esportivas, recreativas e eventos diversos.

DISCIPLINA: Prescrição de Exercícios Físicos para Populações Especiais

Carga horária: 30

Teórica: 1

Prática: 1

PCC: 6

TICS/EAD: Até 20%

Ementa: Fisiopatologia das disfunções cardio-metabólicas; grupos especiais: cardiopatas, diabéticos, hipertensos, obesos e auto-imunes. Envelhecimento e contextualização sociocultural da terceira idade. Estudo das respostas e adaptações ao exercício físico nestes grupos. Restrições e cuidados na prescrição de exercícios físicos para grupos especiais.

BACHARELADO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Bacharelado

 

1ª Série

 

Disciplina: Anatomia Humana

Carga Horária: 108

Teórica: 2

Prática: 1

Total: 3

Ementa: Conceitos sobre a construção geral do corpo humano. Estudo dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo, urogenital, nervoso, linfático, ósseo, articular e muscular.

 

Disciplina: Bases Biológicas e Bioquímicas do Exercício

Carga Horária: 108

Teórica: 2

Prática: 1

Total: 3

Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos, os fundamentos de Citologia e histologia, assim como os processos gerais e conceitos de bioquímica e as respostas e adaptações bioquímicas agudas e crônicas dos diversos sistemas orgânicos durante a prática de atividades motoras.

 

Disciplina: Introdução à Metodologia do Trabalho Científico

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo das abordagens teórico-metodológicas e os instrumentos usados no processo de construção do conhecimento da realidade social e, sobretudo, das mudanças nela ocorridas, com vistas à atuação profissional e a pesquisa interdisciplinar.

 

Disciplina: Ginástica

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das diferentes modalidades de Ginástica (artística, rítmica e geral). O entendimento da ginástica no contexto da educação física e do esporte.

 

Disciplina: Fisiologia Humana

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 

Ementa: Fisiologia dos sistemas: muscular, cardiovascular, respiratório, endócrino, linfático, urinário e fluidos corporais, digestório, reprodutor e nervoso.

 

Disciplina: Esportes I

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do basquetebol e handebol, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

Disciplina: Dança

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Desenvolvimento de estudos teórico-práticos sobre a dança, abordando seu código – movimento, dançarino, som e espaço geral; história, classificação, visão antropológica, linhas coreográficas, técnicas de transmissão. Estudo da dança e do folclore. Interpretação e expressão corporal. Metodologia aplicada à dança e seus estilos.

 

Disciplina: Atletismo

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Conceito e evolução. Metodologia da Aprendizagem: Corridas, saltos, arremessos e preparação da pista para competições. Noções de regras oficiais e arbitragem. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

Disciplina: Esportes II

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Voleibol e Esportes de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

2ª Série

 

Disciplina: Fundamentos da Recreação e Lazer

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Abordagem interdisciplinar da recreação e lazer; conceitos, conteúdos. Papel do animador cultural. A realidade brasileira da motricidade e das atividades de lazer. Estudo sobre as atividades e eventos de lazer comunitário, organização de espaços e equipamentos, programas e propostas de lazer comunitário. Vivências em lazer, jogo e brincadeiras infantis.

 

Disciplina: Pedagogia da Educação Física e do Esporte

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa:  O esporte no contexto da pedagogia. O Esporte como expressão da cultura e suas implicações para o ensino das modalidades esportivas. O conhecimento pedagógico do professor para o ensino dos esportes. Conceito e classificação do esporte moderno. Procedimentos metodológicos para o ensino do esporte. Conceitos sobre competição e detecção de talentos esportivos.

 

Disciplina: Esportes III

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Futebol e Futsal de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

Disciplina: Fisiologia do Exercício e do Esporte

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Respostas agudas e crônicas nos sistemas: endócrino, neuromuscular, cardiovascular e respiratório ao exercício. Bioenergética. Mensuração do gasto energético. Avaliação fisiológica e desempenho esportivo. Recuperação após o exercício. Influência do ambiente no exercício (Termorregulação).

 

Disciplina: Emergência em Educação Física

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos tipos mais frequentes de acidentes encontrados nas atividades motoras e as medidas preventivas indicadas. Diagnóstico dos principais tipos de acidentes e lesões que ocorrem na prática de exercícios físicos e práticas esportivas, bem como assistência em nível de primeiros socorros e ações preventivas.

 

Disciplina: Atividades Aquáticas

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Fundamentos teóricos e abordagem prática dos desportos aquáticos individuais e coletivos; Conceitos e metodologia de ensino de atividades aquáticas. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

Disciplina: Lutas

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Identificar as lutas como elemento da cultura esportiva, buscando no direcionamento da sua prática e teoria a construção e o aperfeiçoamento das qualidades físicas, sociais, intelectuais e afetivas. Artes marciais e a luta como modalidade esportiva. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.

 

Disciplina: Fundamentos Sócio-Antropológicos do Esporte

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Introdução ao pensamento antropológico e suas principais correntes teóricas. Análise da cultura como geradora de percepções e concepções de corpo e práticas corporais. Análise e abordagens históricas do esporte. Reflexão crítica deste fenômeno histórico a partir das concepções, características e influências socioeconômicas, políticas e educacionais.

 

Disciplina: Cinesiologia e Biomecânica

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Princípios da Cinesiologia e da biomecânica e suas relações com o sistema ósteo-mio-articular para compreensão do efeito das forças sobre o corpo humano; métodos de mensuração e sua dependência teórico-prática para análise do movimento humano.

 

Disciplina: Psicologia do Esporte

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos fundamentos para compreensão da psicologia aplicada ao exercício físico e ao esporte, com ênfase no entendimento dos fatores psicológicos que interferem no desempenho do indivíduo no contexto esportivo e competitivo.

 

3ª Série

 

Disciplina: Medidas e Avaliação em Educação Física

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Conceituação de medida, teste e avaliação. Medidas antropométricas. Composição corporal. Medidas funcionais. Avaliação funcional. Princípios básicos para elaboração de testes. Testes físicos e motores. Avaliação do desenvolvimento físico e desempenho.

 

Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Carga Horária: 108

Teórica: 2

Prática: 1

Total: 3

Ementa: Estudo das etapas do processo de crescimento, maturação e desenvolvimento motor, bem como suas formas de avaliação e acompanhamento. Características físicas, fisiológicas e motoras de cada etapa do processo de crescimento e desenvolvimento. Avaliação das habilidades motoras e planejamento do processo ensino-aprendizagem. O processo de aprendizagem motora e os fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras.

 

Disciplina: Bioestatística

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Introdução à bioestatística. Estatística descritiva; Inferência estatística; Testes de hipóteses; Aplicação de testes estatísticos de comparação intra e entre grupos; medidas de associação.

 

Disciplina: Produção do Conhecimento Científico I

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Fundamentos da Metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas à Educação Física e Esporte na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de Pesquisa utilizados na área da Educação Física. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).

 

Disciplina: Educação Física Adaptada

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: A educação física adaptada aplicada aos diferentes tipos de deficiências e outras necessidades especiais, proporcionando oportunidades de lazer, esportes, prazer, bem estar físico e social por meio da educação e/ou reeducação psicomotora para as pessoas com necessidades educacionais especiais.

 

Disciplina: Treinamento Desportivo I

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos conceitos e princípios que fundamentam o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo: força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade. Sistemas e métodos de avaliação, planejamento, periodização e prescrição de exercícios. Princípios e processos do treinamento: preparação física, técnico-tática e psicológica. Componentes do treinamento: volume, intensidade, densidade e complexidade.

 

Disciplina: Atividade Física e Saúde

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo da Atividade Física e Saúde, suas tendências e características básicas; principais concepções e práticas; bases biológicas e epidemiológicas relações entre o estilo de vida e saúde. Aptidão física relacionada à saúde; Discussão sobre os conceitos de autoimagem e suas repercussões à saúde. Modelos ecológicos de promoção da atividade física.

 

Disciplina: Atividades Motoras de Academia I

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo das atividades desenvolvidas nas academias de ginástica - Organização e Planejamento. Estudo dos conteúdos teóricos e práticos dos diversos tipos de ginástica desenvolvido em academias, clubes e associações.

 

Disciplina: Esportes Complementares e Atividades em Contato com a Natureza

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo das modalidades esportivas não convencionais. Conhecimento dos componentes técnicos, físicos e táticos. A relação do ser humano com a natureza, Educação Ambiental e as formas de vivências esportivas. Instrumentos e técnicas de segurança nas diversas atividades em contato com a natureza.

 

Disciplina: Orientação Estágio I

Carga Horária: 36

Teórica: 1

Prática: 0

Total: 1

Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.

 

4ª Série

 

Disciplina: Saúde Coletiva e Políticas Públicas

Carga Horária: 108

Teórica: 2

Prática: 1

Total: 3

Ementa: Estudo dos principais paradigmas da saúde e dos elementos histórico-sociais da constituição do campo da Saúde Coletiva. Principais conceitos do campo da Saúde Coletiva. Estudo de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Análise crítica de legislação e políticas públicas âmbito saúde; elaboração de projetos de atendimento para atendimento à saúde coletiva a partir de políticas públicas.

 

Disciplina: Atividades Motoras de Academia II

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos e pedagógicos dos trabalhos de força (Treinamento com Pesos) e suas implicações no estado geral da saúde humana.

 

Disciplina: Administração e Organização Desportiva

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Concepções da administração e legislação esportiva. Legislação básica da atuação do professor de educação física no desporto. Planejamento, organização e execução e avaliação de eventos esportivos e recreativos. Conceito de Marketing e empreendedorismo, principais características, estratégias e campo de atuação. Exigências para tomada de decisão. Planejamento em marketing de eventos de Esportivos. O marketing pessoal.

 

Disciplina: Treinamento Desportivo II

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Avaliação, prescrição e controle do treinamento das componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo de alto nível. Periodização do treinamento ao longo da vida esportiva.

 

Disciplina: Nutrição, Atividade Física e Esporte.

Carga Horária: 72

Teórica: 2

Prática: 0

Total: 2

Ementa: Estudo dos conceitos básicos dos micronutrientes e macronutrientes e sua participação nas alterações metabólicas durante a prática da atividade física e do desporto. Potencial ergogênico dos nutrientes. A importância do controle dos aspectos nutricionais para a saúde e para o desempenho físico discutida na perspectiva da melhoria qualidade de vida e do desempenho esportivo.

 

Disciplina: Prescrição de Exercícios Físicos para Populações Especiais

Carga Horária: 108

Teórica: 2

Prática: 1

Total: 3

Ementa: Fisiopatologia das disfunções cardio-metabólicas; grupos especiais: cardiopatas, diabéticos, hipertensos, obesos e auto-imunes. Envelhecimento e contextualização sociocultural da terceira idade. Estudo das respostas e adaptações ao exercício físico nestes grupos. Restrições e cuidados na prescrição de exercícios físicos para grupos especiais.

 

Disciplina: Produção do Conhecimento Científico II

Carga Horária: 36

Teórica: 1

Prática: 0

Total: 1

Ementa: Orientação para estruturação do trabalho de conclusão de curso. Normas e procedimentos técnicos.

 

Disciplina: Ética e Deontologia

Carga Horária: 72

Teórica: 2

Prática: 0

Total: 2

Ementa: Estudo dos direitos e deveres do profissional de Educação Física. Conceituação e compreensão da ética como construção pessoal e social, histórica, cultural e temporal. Educação das relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira.

 

Disciplina: Seminário Integrador em Educação Física

Carga Horária: 72

Teórica: 2

Prática: 0

Total: 2

Ementa: Aborda a prática profissional em Educação Física no campo do lazer, da saúde e do esporte a partir competências e habilidades previstas para os componentes curriculares referentes às Práticas Corporais, Lazer, Saúde e Desenvolvimento no/do Esporte. Discute as competências e habilidades necessárias para atuar de forma proficiente em serviços de saúde pública, em serviços de lazer e nos serviços privados de orientação/treinamento de práticas corporais, bem como no ensino/treinamento de modalidades esportivas.

 

Disciplina: Orientação de Estágio II

Carga Horária: 36

Teórica: 1

Prática: 0

Total: 1

Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.

LICENCIATURA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Licenciatura

 

1ª Série

 

Disciplina: Anatomia Humana

Carga Horária: 108

Teórica: 2

Prática: 1

Total: 3

Ementa: Conceitos sobre a construção geral do corpo humano. Estudo dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo, urogenital, nervoso, linfático, ósseo, articular e muscular.

 

Disciplina: Bases Biológicas e Bioquímicas da Atividade Física

Carga Horária: 108

Teórica: 2

Prática: 1

Total: 3

Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos, os fundamentos de Citologia e histologia, assim como os processos gerais e conceitos de bioquímica e as respostas e adaptações bioquímicas agudas e crônicas dos diversos sistemas orgânicos durante a prática de atividades motoras.

 

Disciplina: Introdução à Metodologia do Trabalho Científico

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo das abordagens teórico-metodológicas e os instrumentos usados no processo de construção do conhecimento da realidade social e, sobretudo, das mudanças nela ocorridas, com vistas à atuação profissional e a pesquisa interdisciplinar.

 

Disciplina: Fundamentos da Educação Física

Carga Horária: 72

Teórica: 2

Prática: 0

Total: 2

Ementa: Estudo do processo histórico da Educação e do processo histórico e sócio-político da origem e evolução da Educação Física. Análise do pensamento historiográfico da Educação Física no Brasil. Estudo das principais correntes filosóficas que influenciaram e influenciam as diversas formas de ser, de estar e de pensar dos Homens.

 

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Conceito, evolução e importância do método manual de comunicação, metodologias do desenvolvimento da Aprendizagem de Libras por meios simples, desde a comunicação por gestos, mímicas e aprofundamento na cultura surda, avaliando a diversidade cultural, relações sociais e familiares.

 

Disciplina: Emergência em Educação Física

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos tipos mais frequentes de acidentes encontrados nas atividades motoras e as medidas preventivas indicadas. Diagnóstico dos principais tipos de acidentes que ocorrem na prática de atividades motoras, bem como assistência em nível de primeiros socorros e ações preventivas.

 

Disciplina: Esportes I

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do basquetebol e handebol, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino do das modalidades no Ensino Fundamental e Médio.

 

Disciplina: Ritmo e Expressão

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Aspectos do Ritmo e da Expressão; contextualização sócio-histórico-cultural; corporeidade e sociedade. Desenvolvimento de estudos teórico-práticos sobre os diferentes ritmos de dança, abordando seu código – movimento, dançarino, som e espaço geral; o fazer, o apreciar, a história. Estudar o processo da dança na escola. Danças infantis. Manifestações folclóricas regionais, nacionais e estrangeiras.

 

Disciplina: Atletismo

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Conceito e evolução. Metodologia da Aprendizagem: Corridas, saltos, arremessos e preparação da pista para competições. Noções de regras oficiais e arbitragem. Adaptações da prática às condições de atividades escolares. Planejamento de Ensino do Atletismo na escola.

 

2ª Série

 

Disciplina: Cinesiologia e Biomecânica

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Princípios da Cinesiologia e da biomecânica e suas relações com o sistema ósteo-mio-articular para compreensão do efeito das forças sobre o corpo humano; métodos de mensuração e sua dependência teórico-prática para análise do movimento humano.

 

Disciplina: Fisiologia Humana e do Exercício

Carga Horária: 108

Teórica: 2

Prática: 1

Total: 3

Ementa: Estudo do funcionamento dos principais sistemas orgânicos (cardiovascular; respiratório, digestório, endócrino e neuromuscular). Estudo dos efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre as funções fisiológicas sobre os sistemas neuromuscular e cardiorrespiratório.

 

Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação Física

Carga Horária: 72

Teórica: 2

Prática: 0

Total: 2

Ementa: Estudo das principais correntes filosóficas e suas respectivas concepções de ser humano. Elementos éticos e políticos na realidade da Educação Física na sociedade brasileira: ideologia, ética, relações de poder.

 

Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora

Carga Horária: 108

Teórica: 2

Prática: 1

Total: 3

Ementa: Estudo das etapas do processo de crescimento, maturação e desenvolvimento motor, bem como suas formas de avaliação e acompanhamento. Características físicas, fisiológicas e motoras de cada etapa do processo de crescimento e desenvolvimento. Avaliação das habilidades motoras e planejamento do processo ensino-aprendizagem. O processo de aprendizagem motora e os fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras.

 

Disciplina: Didática da Educação Física

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo do processo de ensino-aprendizagem e fundamentação da atividade docente em Educação Física por meio da análise crítica das técnicas de planejamento, orientação e avaliação de aprendizagem.

 

Disciplina: Psicologia da Educação I

Carga Horária: 72

Teórica: 2

Prática: 0

Total: 2

Ementa: Estudo de aspecto da Psicologia do Desenvolvimento mais relevante para a formação do professor de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Implicações destes conhecimentos para a prática pedagógica, como subsídios ao planejamento do ensino.

 

Disciplina: Jogos e Brincadeiras

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o seu papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, no desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil.

 

Disciplina: Esportes II

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Voleibol e Esportes de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino do das modalidades no Ensino Fundamental e Médio.

 

Disciplina: Ginástica

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das diferentes modalidades de Ginástica (artística, rítmica e geral). O entendimento da ginástica no contexto da epistemologia da educação física.

 

3ª Série

 

Disciplina: Produção do Conhecimento Científico I

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Fundamentos da Metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas à Educação Física Escolar na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de Pesquisa utilizados na área da Educação Física. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).

 

Disciplina: Psicologia da Educação II

Carga Horária: 72

Teórica: 2

Prática: 0

Total: 2

Ementa: Estudo dos objetivos da Psicologia da Educação, abrangência, suas características no processo do desenvolvimento humano, nas áreas sócio-emocional e intelectual e personalidade. A aprendizagem e os fatores que interferem na relação professor-aluno.

 

Disciplina: Atividade Física, Corpo e Saúde

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo da Atividade Física e Saúde, suas tendências e características básicas; principais concepções e práticas; relações entre o trinômio: estilo de vida, ambiente e saúde. Discussão sobre os conceitos de auto-imagem e suas repercussões na saúde. Cuidados e recomendações da prática de atividade física para grupos especiais.

 

Disciplina: Atividades Aquáticas

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Fundamentos teóricos e abordagem prática dos desportos aquáticos individuais e coletivos; Conceitos e metodologia de ensino de atividades aquáticas.

 

Disciplina: Organização Curricular e Saberes Docentes

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Retrospectiva histórica a respeito do conceito de currículo na educação brasileira. Concepções de currículo na sociedade contemporânea e suas críticas. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas relações com a Educação Física Escolar. Os saberes necessários à prática docente nas aulas de Educação Física. O contraponto entre o conhecimento a respeito da Educação Física escolar e a ação pedagógica do professor.

 

Disciplina: Lutas

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Identificar as lutas como elemento da cultura esportiva, buscando no direcionamento da sua prática e teoria a construção e o aperfeiçoamento das qualidades físicas, sociais, intelectuais e afetivas no ambiente escolar.

 

Disciplina: Esportes III

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Futebol e Futsal de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino do das modalidades no Ensino Fundamental e Médio.

 

Disciplina: Fundamentos Sócio-Antropológicos do Esporte

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Introdução ao pensamento antropológico e suas principais correntes teóricas. Análise da cultura como geradora de percepções e concepções de corpo e práticas corporais. Análise e abordagens históricas do esporte. Reflexão crítica deste fenômeno histórico a partir das concepções, características e influências sócio-econômicas, políticas e educacionais.

 

Disciplina: Educação Física na Educação Infantil e Fundamental I

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: O movimento humano como prática de análise e educação corporal, bem como da produção do conhecimento. Os jogos, brincadeiras e o brinquedo como elementos de mediação didática nas aulas de Educação Física. Os diferentes espaços e tempos de aprendizagens para as aulas de Educação Física. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental de Nove Anos.

 

Disciplina: Orientação de Estágio I

Carga Horária: 36

Teórica: 1

Prática: 0

Total: 1

Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.

 

4ª Série

 

Disciplina: Educação Física, Inclusão e Diversidade

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Política nacional de atenção educacional às pessoas com necessidades especiais, minorias e demais casos de negação de direitos na sociedade. Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A formação de professores numa perspectiva de atendimento à diversidade Prática Pedagógica e acesso ao conhecimento numa perspectiva do princípio de Educação para todos.

 

Disciplina: Educação Física no Ensino Fundamental II e Médio

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: A cultura corporal do movimento como eixo para a Educação Física escolar. Os conteúdos dos esportes; das ginásticas; das lutas; das danças; dos jogos e brincadeiras; do conhecimento a respeito do corpo, como fontes de produção do conhecimento. Temas transversais para aprofundamento na área: gênero e sexualidade; saúde e beleza; mídia e tecnologia; criatividade e ludicidade; lazer e trabalho; desportivização das práticas corporais; corpo e contemporaneidade; diversidade e cultura. Diretrizes e Propostas Curriculares para a Educação Física no Ensino Fundamental II e Médio.

 

Disciplina: Saúde Coletiva e Políticas Públicas

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos principais paradigmas da saúde e dos elementos histórico-sociais da constituição do campo da Saúde Coletiva. Principais conceitos do campo da Saúde Coletiva. Estudo de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Análise crítica de legislação e políticas públicas educacionais; elaboração de projetos educacionais de atendimento em âmbito escolar.

 

Disciplina: Educação Física Adaptada

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: A educação física adaptada aplicada aos diferentes tipos de deficiências e outras necessidades especiais, proporcionando oportunidades de lazer, esportes, prazer, bem estar físico e social por meio da educação e/ou reeducação psicomotora para as pessoas com necessidades educacionais especiais.

 

Disciplina: Fundamentos do Treinamento Desportivo

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo dos conceitos e princípios que fundamentam o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo: força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade. Sistemas e métodos de avaliação, planejamento, periodização e prescrição de exercícios. Princípios e processos do treinamento: preparação física, técnico-tática e psicológica. Componentes do treinamento: volume, intensidade, densidade e complexidade. Aplicação dos conhecimentos no processo educacional como forma de propiciar a autonomia dos alunos para a prática de exercícios físicos.

 

Disciplina: Produção do Conhecimento Científico II

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 0

Total: 1

Ementa: Orientação para estruturação do trabalho de conclusão de curso. Normas e procedimentos técnicos.

 

Disciplina: Administração e Organização Desportiva

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Histórico da administração escolar. Concepções da administração e legislação escolar. Papel do professor de educação física na administração escolar e sua ação na perspectiva de transformação da prática educativa. Fundamentação teórica para o trabalho na comunidade. Planejamento, organização e execução e avaliação de eventos diversos. Planejamento de atividades esportivas e recreativas. O marketing pessoal e a gestão de carreira do profissional de educação física.

 

Disciplina: Esportes Complementares e Atividades em Contato com a Natureza

Carga Horária: 72

Teórica: 1

Prática: 1

Total: 2

Ementa: Estudo das modalidades esportivas não convencionais. Conhecimento dos componentes técnicos, físicos e táticos. A relação do ser humano com a natureza, Educação Ambiental e as formas de vivências esportivas. Instrumentos e técnicas de segurança nas diversas atividades em contato com a natureza.

 

Disciplina: Orientação de Estágio II

Carga Horária: 36

Teórica: 1

Prática: 0

Total: 1

Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.

 

Prática como Componente Curricular - PCC

 

O entendimento de Prática como Componente Curricular é o de que o professor reserve parte da carga horária da sua disciplina, seja ela teórica e/ou prática (conforme é discriminado na matriz curricular) para discutir com os acadêmicos o modo como o conteúdo teórico e/ou prático (proposto pela disciplina do curso de graduação) pode ser utilizado na atuação desse acadêmico como professor da educação básica, em suas futuras aulas.


Última Atualização: 26 Julho 2023

box-uenp-cj

Educação Física

  • Apresentação
  • Ementas
  • Corpo Docente
  • Matriz Curricular
  • Estágio
  • AACC/AAC
  • TCC
  • PPC, Atos e Renovações
  • Normas Acadêmicas
  1. Inicial/
  2. Ementas

UENP e-MEC

Portal da Transparência UENP

Portal da Transparência Órgãos de Governo

Acesso à Informação UENP

Agenda do Reitor

Concursos Públicos

  • Concurso Docentes Geral
  • Concurso Agente Universitário

Testes Seletivos

  • TS Professor Colaborador
  • TS Agentes Universitário
  • TS Estagiários

Conselhos Superiores

  • Conselho de Administração - CAD
  • Conselho de Ensino, Pesq. e Ext. - CEPE
  • Conselho Universitário - CONSUNI
  • Publicações dos Conselhos

Bolsas

  • PIBIC
  • PIBIC-EM
  • PIBITI
  • PIBID
  • PIBEX
  • PIBIS

Programas

  • PARFOR
  • PRODOCÊNCIA

Links Acadêmicos

  • Ambiente Virtual de Apoio
  • Agência de Inovação Tecnológica - AITEC
  • Bibliotecas
  • Calendário Acadêmico
  • CAFe - Periódicos
  • Editora
  • Educação a Distância
  • Manual Acadêmico
  • Minha Biblioteca
  • Normas Acadêmicas
  • Núcleo de Apoio e Assistência Estudantil - NAE
  • Portal do Egresso
  • Portal de Periódicos UENP
  • Repositório Instutucional

Redes Sociais

Links Administrativos

  • SECAPEE
  • SUAP - Sistema Unificado de Administração Pública
  • PROTOCOLO
  • SOLICITE - Solicitação de Veículos
  • SigeAdm - Sistema de Projetos
  • COGEP - Gestão de Bens Patrimoniais
  • GMS - Almoxarifado
  • Coordenadoria de Processos Seletivos - CPS
  • Convênios Federais
  • Licitações
  • SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
  • Ouvidoria
  • Login

Política de Dados Pessoais

  • Política de Privacidade
  • Política de Tratamento de Dados Pessoais

mais opções

modo escuro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência nesse site. Ao utilizar o nosso website ou fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, você concorda com a utilização deles. Saiba mais sobre cookies e como alterar as configurações do seu computador.

Aceitar

Informações sobre uso de cookies

USO DE COOKIES  

Cookies são arquivos digitais com pequenos fragmentos de dados, geralmente com um identificador único, que são salvos e armazenados no dispositivo do usuário de uma plataforma digital. Eles podem ser classificados como Cookies Temporários (sendo automaticamente apagados quando o navegador ou aplicativo é encerrado) ou Cookies Persistentes (que permanecem armazenados no dispositivo até uma data de expiração definida), bem como Cookies Originais (definidos pelo responsável que opera a plataforma) ou Cookies Terceiros (definidos por aplicações sob responsabilidade de terceiros). Os cookies podem ser categorizados conforme o seu propósito.

Existem cookies que são estritamente necessários para o correto funcionamento das plataformas, enquanto outros coletam dados estatísticos com a finalidade de analisar a utilização da plataforma e seu respectivo desempenho. Há cookies que são utilizados para assegurar a disponibilização de funcionalidades adicionais das plataformas ou para guardar as preferências definidas pelo usuário no uso da plataforma, sempre que utilizar o mesmo dispositivo. Em suma, os cookies são utilizados para aprimorar a experiência de uso.

 

UTILIZAÇÃO DE COOKIES

Os cookies instalados pelo Google Analytics, usados pelo Portal da UENP são para analisar dados de uso geral do portal e ajudar na criação de relatórios de dados analíticos e performance, nunca para analisar ou reter dados pessoais e / ou individuais. 

Os dados, incluindo número de visitantes, sua origem e as páginas visitadas, dispositivo/navegador, endereço IP, geolocalização, as atividades no portal, dentre outras, são mantidos de forma anonimizada. Esses dados não são armazenados em nossos servidores. As finalidades do uso de cookies instalados pelo Google Analytics são:

  1. Identificar o usuário e gerir aspectos de segurança de acesso;
  2. Lembrar de suas preferências;
  3. Tornar a navegação mais fácil e permitir que as nossas páginas sejam exibidas corretamente;
  4. Analisar o desempenho do nosso portal com base em dados anônimos relacionados com a sua navegação (páginas visitadas e número de visitas).

Ao acessar nosso site e consentir com o uso de Cookies, você manifesta conhecer e aceitar a utilização de um sistema de coleta de dados de navegação com o uso de cookies em seu dispositivo.

Obtenha mais informações sobre a Política de uso de Cookies do Google.

 

ALTERAR AS PERMISSÕES, BLOQUEAR OU RECUSAR OS COOKIES

Você pode, a qualquer tempo, alterar as permissões, bloquear ou recusar os Cookies. Para gerenciar os cookies do seu navegador, basta fazê-lo diretamente nas configurações do navegador, na área de gestão de cookies. 

 

Mantemos um rígido controle interno sobre o acesso a seus dados e dispomos de mecanismos para garantir que não haja qualquer uso indevido de suas informações. E reforçamos nosso compromisso com a segurança de sua privacidade, veja o documento completo, contendo nossa 'Política de Uso de Cookies', em nossa Política de Privacidade e Proteção dos Dados Pessoais da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

 

Importante: cookies não transferem vírus ou malware para o seu computador ou celular. São absolutamente seguros e largamente utilizados no mundo todo para a construção de sites das mais diferentes áreas e finalidades.

 

 

Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Jacarezinho
Centro de Ciências da Saúde - CCS
Alameda Padre Magno, n° 841 - Nova Jacarezinho,  CEP 86400-000
Jacarezinho - Paraná - Brasil
Telefone: +55 (043) 3511-2600 
(Veja no mapa)

Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Jacarezinho
Clínica Odontológica da UENP
Prolongamento da Av. Pedro Coelho Miranda, S/N. Jardim Panorama (ao lado do IFPR) - Nova Jacarezinho,  CEP 86400-000
Jacarezinho - Paraná - Brasil
Telefone: +55 (043) 3525-5162
(Veja no mapa)

Desenvolvido pelo NTI-UENP
NTI-UENP

Utilizando Software Livre