LICENCIATURA e BACHARELADOImplantação a partir de 2023
EMENTÁRIO DO CURRÍCULO COMUM OBRIGATÓRIO (NÚCLEO COMUM) |
1ª SÉRIE |
DISCIPLINA: Anatomia Humana I |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Trata dos principais sistemas e estruturas anatômicas, nomenclaturas e posição anatômica; planos, eixos e conceitos sobre a construção aparelho locomotor: sistemas ósseo, articular, muscular, ligamentar e articular. Sistemas nervoso (central e periférico), cardiorrespiratório e circulatório. |
DISCIPLINA: Bases Biológicas e Bioquímicas da Atividade Física |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos, os fundamentos de citologia e histologia, assim como os processos gerais e conceitos de bioquímica e as respostas e adaptações bioquímicas agudas e crônicas dos diversos sistemas orgânicos durante a prática de atividades motoras. |
DISCIPLINA: Introdução à Metodologia do Trabalho Científico |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo das abordagens teórico-metodológicas e os instrumentos usados no processo de construção do conhecimento, visando a atuação profissional e a pesquisa interdisciplinar. |
DISCIPLINA: Ginástica Geral |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das diferentes modalidades de Ginástica (Ginásticas Competitivas, de Condicionamento Físico, Fisioterápicas, de Conscientização Corporal e Demonstrativas). O entendimento da ginástica no contexto da educação física e do esporte. Aspectos metodológicos do processo de ensino-aprendizagem da ginástica. Reconhecimento das características histórico-sociais do ensino da ginástica em diferentes contextos e sua ressignificação na perspectiva da educação. |
DISCIPLINA: Fisiologia Humana |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo do funcionamento dos principais sistemas orgânicos (cardiovascular, respiratório, digestório, endócrino e neuromuscular). |
DISCIPLINA: Esportes I (Basquetebol e Handebol) |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do basquetebol e handebol, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino das modalidades no Ensino Fundamental e Médio. |
DISCIPLINA: Fundamentos da Educação Física |
Carga horária: 60 | Teórica: 2 | Prática: 0 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo do processo histórico da Educação e do processo histórico e sócio-político da origem e evolução da Educação Física. Análise do pensamento historiográfico da Educação Física no Brasil. Estudo das principais correntes filosóficas que influenciaram e influenciam as diversas formas de ser, de estar e de pensar dos Homens. |
DISCIPLINA: Ritmo, expressão e dança |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Aspectos histórico-culturais, didático-pedagógicos e técnico-instrumentais do Ritmo, da Expressão Corporal e da Dança. Contextualização sobre corporeidade e sociedade. Estudo dos diferentes estilos de dança, abordando seu código, movimento dançarino, som e espaço geral; o fazer, o apreciar, o vivenciar. Estudo das Danças Folclóricas e suas interpretações. |
DISCIPLINA: Atletismo |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Conceito e evolução. Metodologia da Aprendizagem: Corridas, saltos, arremessos, lançamentos e preparação da pista para competições. Noções de regras oficiais e arbitragem. Planejamento, organização e execução de eventos e competições esportivas. Programas de iniciação esportiva, progressão até o alto rendimento. |
DISCIPLINA: Língua Brasileira de Sinais - Libras |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Conceito, evolução e importância do método manual de comunicação, metodologias do desenvolvimento da Aprendizagem de Libras por meios simples, desde a comunicação por sinais, gramática e aprofundamento na cultura surda, avaliando a diversidade cultural, relações sociais e familiares. |
2ª SÉRIE |
DISCIPLINA: Fundamentos da Recreação e Lazer |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Abordagem interdisciplinar da recreação e lazer. História, conceitos e políticas públicas relacionadas à recreação. Identificar os aspectos teórico-metodológicos dos Programas de Lazer, inerentes à sua implementação e seu desenvolvimento. Planejamento e aplicação das atividades lúdicas, gincanas jogos e lazer, vista como área multidisciplinar de formação humana. Organização de espaços e equipamentos, programas e propostas de lazer comunitário. Vivências com brincadeiras infantis. |
DISCIPLINA: Formação, Ética e intervenção profissional em Educação Física |
Carga horária: 30 | Teórica: 2 | Prática: 0 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos direitos e deveres do profissional de Educação Física, bem como as relações étnico-raciais, Cultura Afro-Brasileira e Educação em direitos humanos. Atuação e intervenção do profissional de Educação Física de forma ética como construção pessoal, social, histórica, cultural, profissional e temporal em relação as pessoas com deficiência e os preceitos étnico-raciais no contexto histórico e atual. |
DISCIPLINA: Esportes II (Voleibol e Esportes com Raquete) |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Voleibol e Esportes com Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino das modalidades nos diversos contexto de aplicação. |
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo das etapas do processo de crescimento, maturação e desenvolvimento motor, bem como mecanismos de aquisição, organização e controle do movimento, suas formas de avaliação e acompanhamento. Características físicas, fisiológicas e motoras de cada etapa do processo de crescimento e desenvolvimento. Avaliação das habilidades motoras e planejamento do processo ensino-aprendizagem. O processo de aprendizagem motora e os fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras, do controle motor e as possibilidades de aplicação do conhecimento sobre aprendizagem e controle motor ao longo da vida. |
Anatomia Humana II |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Trata dos sistemas de construção geral do corpo humano: sistema nervoso (central e periférico), sistema imunológico, endócrino, linfático, digestório, renal, urinário, tegumentar e genital (masculino e feminino). |
DISCIPLINA: Emergência em Educação Física |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos tipos mais frequentes de acidentes encontrados nas atividades motoras e as medidas preventivas indicadas. Diagnóstico dos principais tipos de acidentes e lesões que ocorrem na prática de exercícios físicos e práticas esportivas, bem como assistência em nível de primeiros socorros e ações preventivas. |
DISCIPLINA: Fisiologia do Exercício e do Esporte |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Metabolismo em repouso, durante o exercício e após o exercício. Respostas agudas e adaptações crônicas ao exercício físico nos sistemas cardiovascular, respiratório, neuromuscular e endócrino. Exercício físico e dor muscular de início tardio. Influência do ambiente no exercício (Termorregulação). Mecanismos envolvidos na fadiga. |
DISCIPLINA: Atividades Aquáticas |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Fundamentos teóricos e abordagem prática dos desportos aquáticos individuais e coletivos; conceitos e metodologia de ensino de atividades aquáticas. |
DISCIPLINA: Atividade Física e Saúde |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Bases conceituais e estudo das inter-relações (dose-resposta) da atividade física, aptidão física, comportamento sedentário com desfechos de saúde. Estilo de vida e qualidade de vida. Bases epidemiológicas da atividade física relacionada à saúde. Determinantes biológicos, sociodemográficas e culturais da prática de atividade física. Teorias de mudança de comportamento e estratégias para promoção da atividade física. |
DISCIPLINA: Esportes III (Futebol e Futsal) |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Futebol e Futsal, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino do das modalidades no Ensino Fundamental e Médio. |
DISCIPLINA: Cinesiologia e Biomecânica |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Abordagem Teórica e prática dirigida à análise do movimento humano normal e patológico, com aprofundamento na cinemática e cinética. Instrumentação para análise do movimento humano e biomecânica do Esporte. |
DISCIPLINA: Psicologia e Saúde Mental |
Carga horária: 60 | Teórica: 2 | Prática: 0 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Analisa as contribuições de teorias da Psicologia para a educação. Estuda os conceitos fundamentais de teorias da Psicologia: psicanálise, comportamentalismo, construtivismo e a abordagem histórico-cultural. Considerar o homem e suas relações. A construção da dimensão pessoal do profissional: autoestima e autoimagem. Instrumentos básicos do cuidar: comunicação, observação, criatividade, concepções do trabalho em grupo/equipe, relacionamento interpessoal. Ação de autocuidado e sua relação espontânea com processo de aprendizagem. |
EMENTÁRIO DO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO - LICENCIATURA |
3ª SÉRIE |
DISCIPLINA: Jogos e Brincadeiras |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o seu papel na educação. O jogo simbólico para a criança, oferece-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, no desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. |
DISCIPLINA: Psicologia da Educação |
Carga horária: 30 | Teórica: 2 | Prática: 0 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estuda as relações existentes entre psicologia e educação. Discute a influência do conhecimento psicológico na compreensão do desenvolvimento, da aprendizagem e do ensino e as implicações destes conhecimentos para a prática pedagógica, como subsídios ao planejamento do ensino. |
DISCIPLINA: Produção do Conhecimento Científico |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Fundamentos da Metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas à Educação Física e Esporte na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de Pesquisa utilizados na área da Educação Física. Comunicação entre orientador/orientando (início Trabalho de Conclusão de Curso – TCC). Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT). |
DISCIPLINA: Didática da Educação Física |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo do processo de ensino-aprendizagem e fundamentação da atividade docente em Educação Física, por meio da análise crítica das técnicas de planejamento, orientação e avaliação de aprendizagem. |
DISCIPLINA: Organização Curricular e Saberes Docentes |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Retrospectiva histórica a respeito do conceito de currículo na educação brasileira. Concepções de currículo na sociedade contemporânea e suas críticas. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas relações com a Educação Física Escolar. Os saberes necessários à prática docente nas aulas de Educação Física. O contraponto entre o conhecimento a respeito da Educação Física escolar e a ação pedagógica do professor. |
DISCIPLINA: Lutas |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Identificar as lutas como elemento da cultura esportiva, buscando no direcionamento da sua prática e teoria a construção e o aperfeiçoamento das qualidades físicas, sociais, intelectuais e afetivas no ambiente escolar. |
DISCIPLINA: Educação Física Adaptada |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: A educação física adaptada aplicada aos diferentes tipos de deficiências e outras necessidades especiais, bem como as Relações étnico-raciais e Educação em direitos humanos, proporcionando oportunidades de lazer, esportes, prazer, bem-estar físico e social por meio da educação e/ou reeducação psicomotora para as pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais. |
DISCIPLINA: Educação Física na Educação Infantil e Fundamental I |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: O movimento humano como prática de análise e educação corporal, bem como da produção do conhecimento. Os jogos, brincadeiras e o brinquedo como elementos de mediação didática nas aulas de Educação Física. Os diferentes espaços e tempos de aprendizagens para as aulas de Educação Física. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental de Nove Anos. |
4ª SÉRIE |
DISCIPLINA: Educação Física, Inclusão e Diversidade |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Política nacional de atenção educacional às pessoas com necessidades especiais, minorias e demais casos de negação de direitos na sociedade. Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A formação de professores numa perspectiva de atendimento à diversidade. Prática Pedagógica e acesso ao conhecimento numa perspectiva do princípio de Educação para todos. Educação em Direitos Humanos. |
DISCIPLINA: Educação Física no Ensino Fundamental II e Médio |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: A cultura corporal do movimento como eixo para a Educação Física escolar. Os conteúdos dos esportes; das ginásticas; das lutas; das danças; dos jogos e brincadeiras; do conhecimento a respeito do corpo, como fontes de produção do conhecimento. Temas transversais para aprofundamento na área: gênero e sexualidade; saúde e beleza; mídia e tecnologia; criatividade e ludicidade; lazer e trabalho; desportivização das práticas corporais; corpo e contemporaneidade; diversidade e cultura. Diretrizes e Propostas Curriculares para a Educação Física no Ensino Fundamental II e Médio. |
DISCIPLINA: Saúde Coletiva e Políticas Públicas |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos principais paradigmas da saúde e dos elementos históricos- sociais da constituição do campo da Saúde Coletiva. Principais conceitos do campo da Saúde Coletiva. Estudo de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Estudo de propostas teórico metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Análise crítica de legislação de políticas públicas no âmbito da saúde, esporte e lazer; elaboração de projetos para atendimento à saúde coletiva a partir de políticas públicas. |
DISCIPLINA: Fundamentos do Treinamento Desportivo |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos conceitos e princípios que fundamentam o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo: força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade. Sistemas e métodos de avaliação física. Planejamento, periodização e prescrição de exercícios. Princípios e processos do treinamento: preparação física, técnico, tática e psicológica. Aplicação dos conhecimentos no processo educacional como forma de propiciar a autonomia dos alunos para a prática de exercícios físicos. |
DISCIPLINA: Esportes Complementares e Atividades em Contato com a Natureza |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo das modalidades esportivas não convencionais. Conhecimento dos componentes técnicos, físicos e táticos. A relação do ser humano com a natureza e as implicações da Educação Ambiental nas formas de vivências esportivas. Instrumentos e técnicas de segurança nas diversas atividades em contato com a natureza. |
DISCIPLINA: Bioestatística |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Introdução à bioestatística. Estatística descritiva; Inferência estatística; Testes de hipóteses; Aplicação de testes estatísticos de comparação intra e entre grupos; medidas de associação. |
DISCIPLINA: Gestão Escolar, Organização Desportiva e Empreendedorismo |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Processos de empreendedorismo e gestão aplicados ao campo da Educação Física e do Esporte, abordagem de estratégicas para potencializar a ação do profissional de Educação Física. Marketing pessoal e a gestão de carreira do profissional de educação física. Estruturação e elaboração de Plano de Negócio na Educação Física. Histórico, concepções da administração e legislação escolar. Papel do professor de Educação Física na administração escolar e sua ação na perspectiva de transformação da prática educativa. Fundamentação teórica para o trabalho na comunidade. Planejamento, organização e execução e avaliação de atividades esportivas, recreativas e eventos diversos. |
EMENTÁRIO DO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO - BACHARELADO |
3ª SÉRIE |
DISCIPLINA: Atividades Motoras de Academia I |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo das atividades desenvolvidas nas academias de ginástica - Organização e Planejamento. Estudo dos conteúdos teóricos e práticos dos diversos tipos de ginástica desenvolvido em academias, clubes e associações. |
DISCIPLINA: Esportes Complementares e Atividades em Contato com a Natureza |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo das modalidades esportivas não convencionais. Conhecimento dos componentes técnicos, físicos e táticos. A relação do ser humano com a natureza, Educação Ambiental e as formas de vivências esportivas. Instrumentos e técnicas de segurança nas diversas atividades em contato com a natureza. |
DISCIPLINA: Bioestatística |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Introdução à bioestatística. Estatística descritiva; Inferência estatística; Testes de hipóteses; Aplicação de testes estatísticos de comparação intra e entre grupos; medidas de associação. |
DISCIPLINA: Produção do Conhecimento Científico |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Fundamentos da Metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas à Educação Física e Esporte na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de Pesquisa utilizados na área da Educação Física. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT). |
DISCIPLINA: Educação Física Adaptada |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: A educação física adaptada aplicada aos diferentes tipos de deficiências e outras necessidades especiais, bem como a Relações étnico-raciais e Educação em direitos humanos, proporcionando oportunidades de lazer, esportes, prazer, bem-estar físico e social por meio da educação e/ou reeducação psicomotora para as pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais. |
DISCIPLINA: Treinamento Desportivo I |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos conceitos e princípios que fundamentam o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo: força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade. Sistemas e métodos de avaliação, planejamento, periodização e prescrição de exercícios. Princípios e processos do treinamento: preparação física, técnico-tática e psicológica. Componentes do treinamento: volume, intensidade, densidade e complexidade. |
DISCIPLINA: Lutas |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Identificar as lutas como elemento da cultura esportiva, buscando no direcionamento da sua prática e teoria a construção e o aperfeiçoamento das qualidades físicas, sociais, intelectuais e afetivas no ambiente escolar. |
DISCIPLINA: Psicologia do Esporte |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos fundamentos para compreensão da psicologia aplicada ao exercício físico e ao esporte, com ênfase no entendimento dos fatores psicológicos que interferem no desempenho do indivíduo no contexto esportivo e competitivo. |
4ª SÉRIE |
DISCIPLINA: Saúde Coletiva e Políticas Públicas |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos principais paradigmas da saúde e dos elementos histórico-sociais da constituição do campo da Saúde Coletiva. Principais conceitos do campo da Saúde Coletiva. Estudo de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Análise crítica de legislação e políticas públicas no âmbito saúde; elaboração de projetos de atendimento para atendimento à saúde coletiva a partir de políticas públicas. |
DISCIPLINA: Atividades Motoras de Academia II |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos e pedagógicos dos trabalhos de força (Treinamento com Pesos) e suas implicações no estado geral da saúde humana. |
DISCIPLINA: Treinamento Desportivo II |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Avaliação, prescrição e controle do treinamento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo de alto nível. Periodização do treinamento ao longo da vida esportiva. |
DISCIPLINA: Nutrição, Atividade Física e Esporte |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Estudo dos conceitos básicos dos micronutrientes e macronutrientes e sua participação nas alterações metabólicas durante a prática da atividade física e do desporto. Potencial ergogênico dos nutrientes. A importância do controle dos aspectos nutricionais para a saúde e para o desempenho físico discutida na perspectiva da melhoria qualidade de vida e do desempenho esportivo. |
DISCIPLINA: Empreendedorismo, Gestão e Organização Desportiva |
Carga horária: 60 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 12 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Processos de empreendedorismo e gestão aplicados ao campo da Educação Física e do Esporte, abordagem de estratégicas para potencializar a ação do profissional de Educação Física. Marketing pessoal e a gestão de carreira do profissional de educação física. Estruturação e elaboração de Plano de Negócio na Educação Física. Histórico, concepções da administração e legislação na gestão do esporte. Papel do professor de Educação Física na administração e gestão esportiva e sua ação na perspectiva de transformação da saúde. Fundamentação teórica para o trabalho na comunidade. Planejamento, organização e execução e avaliação de atividades esportivas, recreativas e eventos diversos. |
DISCIPLINA: Prescrição de Exercícios Físicos para Populações Especiais |
Carga horária: 30 | Teórica: 1 | Prática: 1 | PCC: 6 | TICS/EAD: Até 20% |
Ementa: Fisiopatologia das disfunções cardio-metabólicas; grupos especiais: cardiopatas, diabéticos, hipertensos, obesos e auto-imunes. Envelhecimento e contextualização sociocultural da terceira idade. Estudo das respostas e adaptações ao exercício físico nestes grupos. Restrições e cuidados na prescrição de exercícios físicos para grupos especiais. |
BACHARELADO
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Bacharelado
1ª Série
Disciplina: Anatomia Humana
Carga Horária: 108
Teórica: 2
Prática: 1
Total: 3
Ementa: Conceitos sobre a construção geral do corpo humano. Estudo dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo, urogenital, nervoso, linfático, ósseo, articular e muscular.
Disciplina: Bases Biológicas e Bioquímicas do Exercício
Carga Horária: 108
Teórica: 2
Prática: 1
Total: 3
Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos, os fundamentos de Citologia e histologia, assim como os processos gerais e conceitos de bioquímica e as respostas e adaptações bioquímicas agudas e crônicas dos diversos sistemas orgânicos durante a prática de atividades motoras.
Disciplina: Introdução à Metodologia do Trabalho Científico
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo das abordagens teórico-metodológicas e os instrumentos usados no processo de construção do conhecimento da realidade social e, sobretudo, das mudanças nela ocorridas, com vistas à atuação profissional e a pesquisa interdisciplinar.
Disciplina: Ginástica
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das diferentes modalidades de Ginástica (artística, rítmica e geral). O entendimento da ginástica no contexto da educação física e do esporte.
Disciplina: Fisiologia Humana
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total:
Ementa: Fisiologia dos sistemas: muscular, cardiovascular, respiratório, endócrino, linfático, urinário e fluidos corporais, digestório, reprodutor e nervoso.
Disciplina: Esportes I
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do basquetebol e handebol, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.
Disciplina: Dança
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Desenvolvimento de estudos teórico-práticos sobre a dança, abordando seu código – movimento, dançarino, som e espaço geral; história, classificação, visão antropológica, linhas coreográficas, técnicas de transmissão. Estudo da dança e do folclore. Interpretação e expressão corporal. Metodologia aplicada à dança e seus estilos.
Disciplina: Atletismo
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Conceito e evolução. Metodologia da Aprendizagem: Corridas, saltos, arremessos e preparação da pista para competições. Noções de regras oficiais e arbitragem. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.
Disciplina: Esportes II
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Voleibol e Esportes de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.
2ª Série
Disciplina: Fundamentos da Recreação e Lazer
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Abordagem interdisciplinar da recreação e lazer; conceitos, conteúdos. Papel do animador cultural. A realidade brasileira da motricidade e das atividades de lazer. Estudo sobre as atividades e eventos de lazer comunitário, organização de espaços e equipamentos, programas e propostas de lazer comunitário. Vivências em lazer, jogo e brincadeiras infantis.
Disciplina: Pedagogia da Educação Física e do Esporte
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: O esporte no contexto da pedagogia. O Esporte como expressão da cultura e suas implicações para o ensino das modalidades esportivas. O conhecimento pedagógico do professor para o ensino dos esportes. Conceito e classificação do esporte moderno. Procedimentos metodológicos para o ensino do esporte. Conceitos sobre competição e detecção de talentos esportivos.
Disciplina: Esportes III
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Futebol e Futsal de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.
Disciplina: Fisiologia do Exercício e do Esporte
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Respostas agudas e crônicas nos sistemas: endócrino, neuromuscular, cardiovascular e respiratório ao exercício. Bioenergética. Mensuração do gasto energético. Avaliação fisiológica e desempenho esportivo. Recuperação após o exercício. Influência do ambiente no exercício (Termorregulação).
Disciplina: Emergência em Educação Física
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos tipos mais frequentes de acidentes encontrados nas atividades motoras e as medidas preventivas indicadas. Diagnóstico dos principais tipos de acidentes e lesões que ocorrem na prática de exercícios físicos e práticas esportivas, bem como assistência em nível de primeiros socorros e ações preventivas.
Disciplina: Atividades Aquáticas
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Fundamentos teóricos e abordagem prática dos desportos aquáticos individuais e coletivos; Conceitos e metodologia de ensino de atividades aquáticas. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.
Disciplina: Lutas
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Identificar as lutas como elemento da cultura esportiva, buscando no direcionamento da sua prática e teoria a construção e o aperfeiçoamento das qualidades físicas, sociais, intelectuais e afetivas. Artes marciais e a luta como modalidade esportiva. Planejamento, organização e execução de programas de iniciação esportiva e progressão até o alto desempenho.
Disciplina: Fundamentos Sócio-Antropológicos do Esporte
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Introdução ao pensamento antropológico e suas principais correntes teóricas. Análise da cultura como geradora de percepções e concepções de corpo e práticas corporais. Análise e abordagens históricas do esporte. Reflexão crítica deste fenômeno histórico a partir das concepções, características e influências socioeconômicas, políticas e educacionais.
Disciplina: Cinesiologia e Biomecânica
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Princípios da Cinesiologia e da biomecânica e suas relações com o sistema ósteo-mio-articular para compreensão do efeito das forças sobre o corpo humano; métodos de mensuração e sua dependência teórico-prática para análise do movimento humano.
Disciplina: Psicologia do Esporte
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos fundamentos para compreensão da psicologia aplicada ao exercício físico e ao esporte, com ênfase no entendimento dos fatores psicológicos que interferem no desempenho do indivíduo no contexto esportivo e competitivo.
3ª Série
Disciplina: Medidas e Avaliação em Educação Física
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Conceituação de medida, teste e avaliação. Medidas antropométricas. Composição corporal. Medidas funcionais. Avaliação funcional. Princípios básicos para elaboração de testes. Testes físicos e motores. Avaliação do desenvolvimento físico e desempenho.
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Carga Horária: 108
Teórica: 2
Prática: 1
Total: 3
Ementa: Estudo das etapas do processo de crescimento, maturação e desenvolvimento motor, bem como suas formas de avaliação e acompanhamento. Características físicas, fisiológicas e motoras de cada etapa do processo de crescimento e desenvolvimento. Avaliação das habilidades motoras e planejamento do processo ensino-aprendizagem. O processo de aprendizagem motora e os fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras.
Disciplina: Bioestatística
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Introdução à bioestatística. Estatística descritiva; Inferência estatística; Testes de hipóteses; Aplicação de testes estatísticos de comparação intra e entre grupos; medidas de associação.
Disciplina: Produção do Conhecimento Científico I
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Fundamentos da Metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas à Educação Física e Esporte na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de Pesquisa utilizados na área da Educação Física. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).
Disciplina: Educação Física Adaptada
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: A educação física adaptada aplicada aos diferentes tipos de deficiências e outras necessidades especiais, proporcionando oportunidades de lazer, esportes, prazer, bem estar físico e social por meio da educação e/ou reeducação psicomotora para as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Disciplina: Treinamento Desportivo I
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos conceitos e princípios que fundamentam o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo: força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade. Sistemas e métodos de avaliação, planejamento, periodização e prescrição de exercícios. Princípios e processos do treinamento: preparação física, técnico-tática e psicológica. Componentes do treinamento: volume, intensidade, densidade e complexidade.
Disciplina: Atividade Física e Saúde
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo da Atividade Física e Saúde, suas tendências e características básicas; principais concepções e práticas; bases biológicas e epidemiológicas relações entre o estilo de vida e saúde. Aptidão física relacionada à saúde; Discussão sobre os conceitos de autoimagem e suas repercussões à saúde. Modelos ecológicos de promoção da atividade física.
Disciplina: Atividades Motoras de Academia I
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo das atividades desenvolvidas nas academias de ginástica - Organização e Planejamento. Estudo dos conteúdos teóricos e práticos dos diversos tipos de ginástica desenvolvido em academias, clubes e associações.
Disciplina: Esportes Complementares e Atividades em Contato com a Natureza
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo das modalidades esportivas não convencionais. Conhecimento dos componentes técnicos, físicos e táticos. A relação do ser humano com a natureza, Educação Ambiental e as formas de vivências esportivas. Instrumentos e técnicas de segurança nas diversas atividades em contato com a natureza.
Disciplina: Orientação Estágio I
Carga Horária: 36
Teórica: 1
Prática: 0
Total: 1
Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.
4ª Série
Disciplina: Saúde Coletiva e Políticas Públicas
Carga Horária: 108
Teórica: 2
Prática: 1
Total: 3
Ementa: Estudo dos principais paradigmas da saúde e dos elementos histórico-sociais da constituição do campo da Saúde Coletiva. Principais conceitos do campo da Saúde Coletiva. Estudo de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Análise crítica de legislação e políticas públicas âmbito saúde; elaboração de projetos de atendimento para atendimento à saúde coletiva a partir de políticas públicas.
Disciplina: Atividades Motoras de Academia II
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos e pedagógicos dos trabalhos de força (Treinamento com Pesos) e suas implicações no estado geral da saúde humana.
Disciplina: Administração e Organização Desportiva
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Concepções da administração e legislação esportiva. Legislação básica da atuação do professor de educação física no desporto. Planejamento, organização e execução e avaliação de eventos esportivos e recreativos. Conceito de Marketing e empreendedorismo, principais características, estratégias e campo de atuação. Exigências para tomada de decisão. Planejamento em marketing de eventos de Esportivos. O marketing pessoal.
Disciplina: Treinamento Desportivo II
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Avaliação, prescrição e controle do treinamento das componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo de alto nível. Periodização do treinamento ao longo da vida esportiva.
Disciplina: Nutrição, Atividade Física e Esporte.
Carga Horária: 72
Teórica: 2
Prática: 0
Total: 2
Ementa: Estudo dos conceitos básicos dos micronutrientes e macronutrientes e sua participação nas alterações metabólicas durante a prática da atividade física e do desporto. Potencial ergogênico dos nutrientes. A importância do controle dos aspectos nutricionais para a saúde e para o desempenho físico discutida na perspectiva da melhoria qualidade de vida e do desempenho esportivo.
Disciplina: Prescrição de Exercícios Físicos para Populações Especiais
Carga Horária: 108
Teórica: 2
Prática: 1
Total: 3
Ementa: Fisiopatologia das disfunções cardio-metabólicas; grupos especiais: cardiopatas, diabéticos, hipertensos, obesos e auto-imunes. Envelhecimento e contextualização sociocultural da terceira idade. Estudo das respostas e adaptações ao exercício físico nestes grupos. Restrições e cuidados na prescrição de exercícios físicos para grupos especiais.
Disciplina: Produção do Conhecimento Científico II
Carga Horária: 36
Teórica: 1
Prática: 0
Total: 1
Ementa: Orientação para estruturação do trabalho de conclusão de curso. Normas e procedimentos técnicos.
Disciplina: Ética e Deontologia
Carga Horária: 72
Teórica: 2
Prática: 0
Total: 2
Ementa: Estudo dos direitos e deveres do profissional de Educação Física. Conceituação e compreensão da ética como construção pessoal e social, histórica, cultural e temporal. Educação das relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-Brasileira.
Disciplina: Seminário Integrador em Educação Física
Carga Horária: 72
Teórica: 2
Prática: 0
Total: 2
Ementa: Aborda a prática profissional em Educação Física no campo do lazer, da saúde e do esporte a partir competências e habilidades previstas para os componentes curriculares referentes às Práticas Corporais, Lazer, Saúde e Desenvolvimento no/do Esporte. Discute as competências e habilidades necessárias para atuar de forma proficiente em serviços de saúde pública, em serviços de lazer e nos serviços privados de orientação/treinamento de práticas corporais, bem como no ensino/treinamento de modalidades esportivas.
Disciplina: Orientação de Estágio II
Carga Horária: 36
Teórica: 1
Prática: 0
Total: 1
Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.
LICENCIATURA
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – Licenciatura
1ª Série
Disciplina: Anatomia Humana
Carga Horária: 108
Teórica: 2
Prática: 1
Total: 3
Ementa: Conceitos sobre a construção geral do corpo humano. Estudo dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo, urogenital, nervoso, linfático, ósseo, articular e muscular.
Disciplina: Bases Biológicas e Bioquímicas da Atividade Física
Carga Horária: 108
Teórica: 2
Prática: 1
Total: 3
Ementa: Estudo dos aspectos morfológicos e funcionais dos componentes celulares e teciduais dos sistemas orgânicos, os fundamentos de Citologia e histologia, assim como os processos gerais e conceitos de bioquímica e as respostas e adaptações bioquímicas agudas e crônicas dos diversos sistemas orgânicos durante a prática de atividades motoras.
Disciplina: Introdução à Metodologia do Trabalho Científico
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo das abordagens teórico-metodológicas e os instrumentos usados no processo de construção do conhecimento da realidade social e, sobretudo, das mudanças nela ocorridas, com vistas à atuação profissional e a pesquisa interdisciplinar.
Disciplina: Fundamentos da Educação Física
Carga Horária: 72
Teórica: 2
Prática: 0
Total: 2
Ementa: Estudo do processo histórico da Educação e do processo histórico e sócio-político da origem e evolução da Educação Física. Análise do pensamento historiográfico da Educação Física no Brasil. Estudo das principais correntes filosóficas que influenciaram e influenciam as diversas formas de ser, de estar e de pensar dos Homens.
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Conceito, evolução e importância do método manual de comunicação, metodologias do desenvolvimento da Aprendizagem de Libras por meios simples, desde a comunicação por gestos, mímicas e aprofundamento na cultura surda, avaliando a diversidade cultural, relações sociais e familiares.
Disciplina: Emergência em Educação Física
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos tipos mais frequentes de acidentes encontrados nas atividades motoras e as medidas preventivas indicadas. Diagnóstico dos principais tipos de acidentes que ocorrem na prática de atividades motoras, bem como assistência em nível de primeiros socorros e ações preventivas.
Disciplina: Esportes I
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do basquetebol e handebol, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino do das modalidades no Ensino Fundamental e Médio.
Disciplina: Ritmo e Expressão
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Aspectos do Ritmo e da Expressão; contextualização sócio-histórico-cultural; corporeidade e sociedade. Desenvolvimento de estudos teórico-práticos sobre os diferentes ritmos de dança, abordando seu código – movimento, dançarino, som e espaço geral; o fazer, o apreciar, a história. Estudar o processo da dança na escola. Danças infantis. Manifestações folclóricas regionais, nacionais e estrangeiras.
Disciplina: Atletismo
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Conceito e evolução. Metodologia da Aprendizagem: Corridas, saltos, arremessos e preparação da pista para competições. Noções de regras oficiais e arbitragem. Adaptações da prática às condições de atividades escolares. Planejamento de Ensino do Atletismo na escola.
2ª Série
Disciplina: Cinesiologia e Biomecânica
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Princípios da Cinesiologia e da biomecânica e suas relações com o sistema ósteo-mio-articular para compreensão do efeito das forças sobre o corpo humano; métodos de mensuração e sua dependência teórico-prática para análise do movimento humano.
Disciplina: Fisiologia Humana e do Exercício
Carga Horária: 108
Teórica: 2
Prática: 1
Total: 3
Ementa: Estudo do funcionamento dos principais sistemas orgânicos (cardiovascular; respiratório, digestório, endócrino e neuromuscular). Estudo dos efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre as funções fisiológicas sobre os sistemas neuromuscular e cardiorrespiratório.
Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Educação Física
Carga Horária: 72
Teórica: 2
Prática: 0
Total: 2
Ementa: Estudo das principais correntes filosóficas e suas respectivas concepções de ser humano. Elementos éticos e políticos na realidade da Educação Física na sociedade brasileira: ideologia, ética, relações de poder.
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Carga Horária: 108
Teórica: 2
Prática: 1
Total: 3
Ementa: Estudo das etapas do processo de crescimento, maturação e desenvolvimento motor, bem como suas formas de avaliação e acompanhamento. Características físicas, fisiológicas e motoras de cada etapa do processo de crescimento e desenvolvimento. Avaliação das habilidades motoras e planejamento do processo ensino-aprendizagem. O processo de aprendizagem motora e os fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras.
Disciplina: Didática da Educação Física
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo do processo de ensino-aprendizagem e fundamentação da atividade docente em Educação Física por meio da análise crítica das técnicas de planejamento, orientação e avaliação de aprendizagem.
Disciplina: Psicologia da Educação I
Carga Horária: 72
Teórica: 2
Prática: 0
Total: 2
Ementa: Estudo de aspecto da Psicologia do Desenvolvimento mais relevante para a formação do professor de Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Implicações destes conhecimentos para a prática pedagógica, como subsídios ao planejamento do ensino.
Disciplina: Jogos e Brincadeiras
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos e brincadeiras. O significado do lúdico como prática cultural. O lúdico como fonte de compreensão do mundo e o seu papel na educação. O jogo simbólico da criança, oferecendo-lhe elementos que possam ampliar suas possibilidades de representação, no desenvolvimento de sua autonomia e socialização. O papel da brincadeira no desenvolvimento infantil.
Disciplina: Esportes II
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Voleibol e Esportes de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino do das modalidades no Ensino Fundamental e Médio.
Disciplina: Ginástica
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos fundamentos histórico-culturais, pedagógicos e técnicos das diferentes modalidades de Ginástica (artística, rítmica e geral). O entendimento da ginástica no contexto da epistemologia da educação física.
3ª Série
Disciplina: Produção do Conhecimento Científico I
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Fundamentos da Metodologia científica. Estudo das problemáticas relacionadas à Educação Física Escolar na atualidade e que merecem atenção científica. Métodos e técnicas de Pesquisa utilizados na área da Educação Física. Comunicação entre orientador/orientando. Estruturação de um trabalho científico: delimitação do tema; estrutura e redação do projeto (Normas ABNT).
Disciplina: Psicologia da Educação II
Carga Horária: 72
Teórica: 2
Prática: 0
Total: 2
Ementa: Estudo dos objetivos da Psicologia da Educação, abrangência, suas características no processo do desenvolvimento humano, nas áreas sócio-emocional e intelectual e personalidade. A aprendizagem e os fatores que interferem na relação professor-aluno.
Disciplina: Atividade Física, Corpo e Saúde
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo da Atividade Física e Saúde, suas tendências e características básicas; principais concepções e práticas; relações entre o trinômio: estilo de vida, ambiente e saúde. Discussão sobre os conceitos de auto-imagem e suas repercussões na saúde. Cuidados e recomendações da prática de atividade física para grupos especiais.
Disciplina: Atividades Aquáticas
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Fundamentos teóricos e abordagem prática dos desportos aquáticos individuais e coletivos; Conceitos e metodologia de ensino de atividades aquáticas.
Disciplina: Organização Curricular e Saberes Docentes
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Retrospectiva histórica a respeito do conceito de currículo na educação brasileira. Concepções de currículo na sociedade contemporânea e suas críticas. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e suas relações com a Educação Física Escolar. Os saberes necessários à prática docente nas aulas de Educação Física. O contraponto entre o conhecimento a respeito da Educação Física escolar e a ação pedagógica do professor.
Disciplina: Lutas
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Identificar as lutas como elemento da cultura esportiva, buscando no direcionamento da sua prática e teoria a construção e o aperfeiçoamento das qualidades físicas, sociais, intelectuais e afetivas no ambiente escolar.
Disciplina: Esportes III
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos fundamentos técnicos e táticos do Futebol e Futsal de Raquete, suas exigências motoras, formas de aplicação e desenvolvimento, assim como sua aplicação no processo formativo de crianças, adolescentes e jovens. Planejamento, organização e execução de programas de ensino do das modalidades no Ensino Fundamental e Médio.
Disciplina: Fundamentos Sócio-Antropológicos do Esporte
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Introdução ao pensamento antropológico e suas principais correntes teóricas. Análise da cultura como geradora de percepções e concepções de corpo e práticas corporais. Análise e abordagens históricas do esporte. Reflexão crítica deste fenômeno histórico a partir das concepções, características e influências sócio-econômicas, políticas e educacionais.
Disciplina: Educação Física na Educação Infantil e Fundamental I
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: O movimento humano como prática de análise e educação corporal, bem como da produção do conhecimento. Os jogos, brincadeiras e o brinquedo como elementos de mediação didática nas aulas de Educação Física. Os diferentes espaços e tempos de aprendizagens para as aulas de Educação Física. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental de Nove Anos.
Disciplina: Orientação de Estágio I
Carga Horária: 36
Teórica: 1
Prática: 0
Total: 1
Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.
4ª Série
Disciplina: Educação Física, Inclusão e Diversidade
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Política nacional de atenção educacional às pessoas com necessidades especiais, minorias e demais casos de negação de direitos na sociedade. Educação das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A formação de professores numa perspectiva de atendimento à diversidade Prática Pedagógica e acesso ao conhecimento numa perspectiva do princípio de Educação para todos.
Disciplina: Educação Física no Ensino Fundamental II e Médio
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: A cultura corporal do movimento como eixo para a Educação Física escolar. Os conteúdos dos esportes; das ginásticas; das lutas; das danças; dos jogos e brincadeiras; do conhecimento a respeito do corpo, como fontes de produção do conhecimento. Temas transversais para aprofundamento na área: gênero e sexualidade; saúde e beleza; mídia e tecnologia; criatividade e ludicidade; lazer e trabalho; desportivização das práticas corporais; corpo e contemporaneidade; diversidade e cultura. Diretrizes e Propostas Curriculares para a Educação Física no Ensino Fundamental II e Médio.
Disciplina: Saúde Coletiva e Políticas Públicas
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos principais paradigmas da saúde e dos elementos histórico-sociais da constituição do campo da Saúde Coletiva. Principais conceitos do campo da Saúde Coletiva. Estudo de propostas teórico-metodológicas voltadas para atuação multiprofissional e interdisciplinar. Análise crítica de legislação e políticas públicas educacionais; elaboração de projetos educacionais de atendimento em âmbito escolar.
Disciplina: Educação Física Adaptada
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: A educação física adaptada aplicada aos diferentes tipos de deficiências e outras necessidades especiais, proporcionando oportunidades de lazer, esportes, prazer, bem estar físico e social por meio da educação e/ou reeducação psicomotora para as pessoas com necessidades educacionais especiais.
Disciplina: Fundamentos do Treinamento Desportivo
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo dos conceitos e princípios que fundamentam o desenvolvimento dos componentes da aptidão física relacionada ao desempenho esportivo: força, resistência, velocidade, flexibilidade e agilidade. Sistemas e métodos de avaliação, planejamento, periodização e prescrição de exercícios. Princípios e processos do treinamento: preparação física, técnico-tática e psicológica. Componentes do treinamento: volume, intensidade, densidade e complexidade. Aplicação dos conhecimentos no processo educacional como forma de propiciar a autonomia dos alunos para a prática de exercícios físicos.
Disciplina: Produção do Conhecimento Científico II
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 0
Total: 1
Ementa: Orientação para estruturação do trabalho de conclusão de curso. Normas e procedimentos técnicos.
Disciplina: Administração e Organização Desportiva
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Histórico da administração escolar. Concepções da administração e legislação escolar. Papel do professor de educação física na administração escolar e sua ação na perspectiva de transformação da prática educativa. Fundamentação teórica para o trabalho na comunidade. Planejamento, organização e execução e avaliação de eventos diversos. Planejamento de atividades esportivas e recreativas. O marketing pessoal e a gestão de carreira do profissional de educação física.
Disciplina: Esportes Complementares e Atividades em Contato com a Natureza
Carga Horária: 72
Teórica: 1
Prática: 1
Total: 2
Ementa: Estudo das modalidades esportivas não convencionais. Conhecimento dos componentes técnicos, físicos e táticos. A relação do ser humano com a natureza, Educação Ambiental e as formas de vivências esportivas. Instrumentos e técnicas de segurança nas diversas atividades em contato com a natureza.
Disciplina: Orientação de Estágio II
Carga Horária: 36
Teórica: 1
Prática: 0
Total: 1
Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional.
Prática como Componente Curricular - PCC
O entendimento de Prática como Componente Curricular é o de que o professor reserve parte da carga horária da sua disciplina, seja ela teórica e/ou prática (conforme é discriminado na matriz curricular) para discutir com os acadêmicos o modo como o conteúdo teórico e/ou prático (proposto pela disciplina do curso de graduação) pode ser utilizado na atuação desse acadêmico como professor da educação básica, em suas futuras aulas.