Mestrado em Educação realiza primeira qualificação

Quarta, 05 Agosto 2020 12:45 por Assessoria de Comunicação Social
A mestranda Meline Lopes durante apresentação da pesquisa para banca examinadora A mestranda Meline Lopes durante apresentação da pesquisa para banca examinadora

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizou, na segunda-feira, 3, o primeiro exame de qualificação do Mestrado Profissional em Educação. Realizado de forma remota, o relatório de pesquisa da mestranda Meline Lopes Pinheiro, sob orientação da professora-doutora Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, foi apreciado pela banca composta pelos professores-doutores Luiz Antonio de Oliveira (PPEd/UENP) e Cézar de Alencar Arnaut de Toledo (do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá).

A pesquisa apresentada foi “Centro de Memória Virtual e Reconstrução Histórica da Implantação do 5º Grupo Escolar do Município de Jacarezinho- Paraná (1968-1971)”. Segundo a mestranda Meline Lopes, a pesquisa considera que investigar a criação do 5º grupo escolar no município de Jacarezinho é recuperar parte da história da cidade, em articulação com a história regional e nacional.

Para além de reconstrução histórica, o objetivo da investigação é também organizar um centro de memória virtual. “A construção do Centro de Memória objetiva preservar os documentos como patrimônio documental que interessa não apenas à escola, mas a toda comunidade”, explica Meline. A mestranda também ressaltou a importância da banca examinadora. “Enquanto pesquisadora e estudante de mestrado, a qualificação enriqueceu o olhar sobre o trabalho e amadureceu a minha atuação enquanto pesquisadora”, disse.

O professor-doutor Flávio Massami Martins Ruckstadter, coordenador do Programa de Pós-Graduação, destaca que o público-alvo do PPEd é constituído pelos professores da Educação Básica. “Esperamos que a consolidação do Programa, bem como as pesquisas desenvolvidas pelo PPEd através de seu corpo docente e discente, possa impactar positivamente para a melhoria da qualidade da educação básica na região de abrangência da UENP, além de contribuir coma verticalização da própria Instituição”, salienta Flávio.

Última modificação: Quarta, 05 Agosto 2020 13:01

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Licitações, Contratos e Processo Administrativo Disciplinar com foco em demandas municipais, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para participação no Evento de Extensão I SEMINÁRIO DE DIREITO ADMINISTRATIVO - aula inaugural do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LICITAÇÕES, CONTRATOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR COM FOCO EM DEMANDAS MUNICIPAIS.

•  Altera a composição do Conselho Técnico-Administrativo da Clínica de Odontologia.

• Nomeia a composição docente na Comissão Executiva de Colegiado e as Coordenações Acadêmicas do curso de Pedagogia do Campus de Jacarezinho da UENP.

•  Nomeia a composição discente nas Comissões Executivas dos Colegiados dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.