Resultado do Vestibular UENP

APRESENTAÇÃO

É a área que trata dos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais. O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.

HISTÓRICO DO CURSO

O Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, foi autorizado a funcionar pelo Decreto Federal nº 47.612, com implantação da primeira turma em 1960. Em 1965 foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 57.124. A última Renovação de Reconhecimento ocorreu através do Decreto Estadual nº 2.045 de 20 de julho de 2011, válida pelo prazo de 5(cinco) anos.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

  1. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

  2. Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social;

  3. Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

  4. Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

  5. Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

  6. Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento;

  7. Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

  8. Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

  9. Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

  10. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

  11. Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

  12. Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

  13. Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

  14. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

  15. Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

  16. Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na modalidade de Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

PROPOSTA PEDAGÓGICA EM VIGOR

A proposta pedagógica atual foi implantada em 2010, sendo suas principais características:

Curso: Graduação em Pedagogia

Carga Horária: 3.480 horas

Turno: Vespertino/Noturno.

Regime: Seriado Anual

Vagas: 100

Período de integralização: Mínimo de 04 (quatro) e Máximo de 07 (sete) anos.

Modalidade: Presencial

CONTATOS:

Coordenadora – Silvia Borba Zandoná Cadenassi

Vice-Coordenadora – Sônia Regina Leite Merege

Coordenador de Estágio – Pedro Ferrari

Representantes docentes:

Marivete Basseto de Quadros
Márcia Luiza Traskurkemb Funatsu
Maurício Gonçalves Saliba

Representante discente: Não houve indicação

 

Fone: (43) 3527-1243