Livro trata da linguagem por diferentes perspectivas

Segunda, 19 Mai 2014 16:39 por Assessoria de Comunicação Social
Obra contempla artigos de pesquisadores de quatro regiões do País; Livro é  uma compilação de pesquisas e reflexões sobre as linguagens em diferentes formatos Obra contempla artigos de pesquisadores de quatro regiões do País; Livro é uma compilação de pesquisas e reflexões sobre as linguagens em diferentes formatos

Linguística, Semiótica, Literatura, Cinema, Ensino e Filosofia são apenas algumas das possibilidades de análise para se pensar o papel e os sentidos que a linguagem desempenha na atualidade. Essas e outras perspectivas teórico-metodológicas fazem parte das reflexões que marcam o livro "Estudos em linguagens: diálogos linguísticos, semióticos e literários", organizado pelos pesquisadores Tania Regina Montanha Toledo Scoparo, Eliane Aparecida Miqueletti, Eva Cristina Francisco e Fábio Antonio Gabriel. A obra foi lançada, no último dia 12, durante solenidade organizada pelo Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da UENP, Campus Jacarezinho.

O livro, uma compilação de pesquisas e reflexões sobre as linguagens em diferentes formatos, traz um panorama completo sobre distintas formas de enxergar e abordar o tema. Mas, além de mostrar pontos de vistas variados sobre um assunto tão complexo quanto é a linguagem, a obra tem outra peculiaridade. Composta de 290 páginas e 18 artigos, a publicação também coloca em evidência diferentes pesquisas realizadas por todo o País, contemplando estudos de pelo menos quatro regiões do território nacional: Sul, representado pelos pesquisadores do Paraná; Sudeste, com textos de autores de São Paulo e Rio de Janeiro; Centro-Oeste, nos estudos aplicados no Mato Grosso do Sul; e Nordeste, com um artigo assinado por pesquisadora do Maranhão.

Os organizadores do livro salientam que a "Multiplicidade de olhares, seja na participação de universidades diferentes, mas também de Estados distintos pelo País, garantem ao livro uma pluralidade de perspectivas, o que configura um panorama interessante para quem busca adentrar nesse tema ou aprofundar seus conhecimentos".

A fim de facilitar a leitura e a pesquisa, a obra foi didaticamente pensada em três capítulos que definem os principais eixos temáticos da publicação. O primeiro, intitulado "Estudos de Linguagens", apresenta os sete primeiros artigos que trazem uma contribuição para o ensino; a segunda parte da obra recebeu o nome de "Semiótica e Interfaces Midiáticas" e reúne estudos que de alguma forma fazem reflexões sobre a mídia, desde a Publicidade e o Jornalismo até as plataformas mais interativas da internet; a terceira e última parte desta publicação é dedicada à Literatura e recebeu o título de "Literatura, Ensino e Outras Artes". Esse capítulo reúne sete artigos.

O livro já está disponível nas principais livrarias do país e pode ser encontrado na internet, no endereço da Livraria Travessa.

Última modificação: Segunda, 19 Mai 2014 16:44

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• O Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Jacarezinho (CCSA/CJ) e a Coordenação do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Licitações, Contratos e Processo Administrativo Disciplinar com foco em demandas municipais, no uso de suas atribuições e conforme a legislação vigente, TORNAM PÚBLICO A abertura das inscrições para participação no Evento de Extensão I SEMINÁRIO DE DIREITO ADMINISTRATIVO - aula inaugural do CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LICITAÇÕES, CONTRATOS E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR COM FOCO EM DEMANDAS MUNICIPAIS.

•  Altera a composição do Conselho Técnico-Administrativo da Clínica de Odontologia.

• Nomeia a composição docente na Comissão Executiva de Colegiado e as Coordenações Acadêmicas do curso de Pedagogia do Campus de Jacarezinho da UENP.

•  Nomeia a composição discente nas Comissões Executivas dos Colegiados dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.

• Nomeia a composição docente na Comissão de Pesquisa do Campus de Jacarezinho.