UENP realiza II Encontro de Lógica e Epistemologia

Sexta, 29 Mai 2015 23:00 por Assessoria de Comunicação Social

Os Centros de Ciências Socais Aplicadas (CCSA) e de Ciências Humanas da Educação (CCHE) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realizaram, nos dias 27, 28 e 29 de maio, o II Encontro de Lógica e Epistemologia e V Encontro de Iniciação Cientifica em Filosofia da UENP. O evento foi promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos em Lógica e Epistemologia -GIELE e mestrado em Ciência Jurídica da UENP. O evento aconteceu com autorização do Comitê de Ética vinculado ao Comando de Greve da Universidade.

Coordenado pelos professores-doutores Marco Antonio Alves (Unesp) e Fernando Brito (UENP), o encontro reuniu pesquisadores e interessados em Lógica e Epistemologia. "Através das comunicações e trabalhos da área, o evento propiciou a reflexão sobre os problemas que envolvem o ser humano tanto na Filosofia quanto no Direito", explica Marco Antonio.

A programação do Encontro contou com três conferências. "A semiótica em vista da verdade e da justiça", realizada pelo professor-doutor Lauro Frederico Barbosa da Silveira (Unesp), "Reabilitação da Razão Prática sob a perspectiva filosófico-jurídica", pelo professor-doutor Clodomiro José Bannwart Júnior (UEL) e "A Verdade no Direito", proferida pelo professor-mestre Washington Luiz Testa Junior (FIO).

Fernando Brito pontua que o evento buscou articular pesquisas e pesquisadores com afinidade temática, mesmo que abordando as questões a partir de áreas distintas do conhecimento. "Isso favorece a compreensão integral dos problemas e a construção de saberes não-fragmentados", ressalta. Ele pontua que a integração entre Filosofia e Direito é possível em várias áreas, principalmente na Epistemologia, na Filosofia da Linguagem, na Ética, e na Filosofia Política. "Existem muitos autores que transitam nas duas áreas, e o evento pretendeu trabalhar com discussões transdisciplinares a partir das duas áreas", destaca o professor.

O evento, com dois minicursos e sessões de comunicação oral de artigos científicos, contou ainda com apresentação cultural na abertura nos três dias. Na segunda noite, foi apresentada a intervenção poética "A Mulher em seus Sentidos", baseado na antologia "Convenções Desvairadas", com o texto e direção da poetiza Melina Lopes Pinheiro, com participação de Karina Kurman e o apoio e Gabriel Monteiro, Daniela Taniguche e Paulo Triguis.

Última modificação: Sexta, 29 Mai 2015 18:23

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Thaís Agnoletti Alcova

• CONVOCAR, para o dia 02 de junho próximo, quinta-feira, às 17:30 horas, reunião da Comissão Coordenadora

• TORNA PÚBLICO o ensalamento da FASE 3 – Entrevista e arguição sobre o projeto de pesquisa, do Processo Seletivo de estudantes regulares ao Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano, para o segundo semestre letivo de 2022, após deliberação da Comissão de Seleção do PPG-CMH, nomeada pela Portaria/PPG-CMH 04/2021

• TORNAR PÚBLICA as normas para a reabertura do processo seletivo para a concessão de bolsas de mestrado e doutorado, custeada pela CAPES e Fundação Araucária que será regido pelas normas constantes do presente edital além de outras normas aplicáveis e será conduzido pela Comissão de Seleção. Poderão se inscrever todos os alunos que atenderem as exigências da CAPES.

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Ricardo Siqueira de Oliveira