UENP realiza II Simpósio Regional Direito e Cinema em debate

Sexta, 20 Mai 2016 19:25 por Assessoria de Comunicação Social
(Da esq. para a dir.) Luiz Fernando Kazmierczak, Luciana Brito, Soraya Saad Lopes, Fernando Brito, Maurício de Aquino, Fabiano Gonçalves Costa e Renato Bernardi durante solenidade de abertura; o Simpósio recebeu cerca de 300 inscrições, além de mais de 80 submissões de trabalho (Da esq. para a dir.) Luiz Fernando Kazmierczak, Luciana Brito, Soraya Saad Lopes, Fernando Brito, Maurício de Aquino, Fabiano Gonçalves Costa e Renato Bernardi durante solenidade de abertura; o Simpósio recebeu cerca de 300 inscrições, além de mais de 80 submissões de trabalho

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realizou, nos dias 12, 13 e 14 de maio, o II Simpósio Regional Direito e Cinema em debate. O evento foi coordenado pelos professores-doutores Renato Bernardi, Fernando de Brito Alves e Luiz Fernando Kazmierczak.

Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da UENP, o evento teve por objetivo debater o conteúdo jurídico de produções cinematográficas. No dia 12, no período da tarde, houve a exibição do filme “Uma prova de amor”, que tematizou a questão do Biodireito. A abertura do evento contou com a participação do vice-reitor da UENP, Fabiano Gonçalves Costa; do vice-diretor do Campus de Jacarezinho, Maurício de Aquino; da diretora do CLCA, Luciana Brito; da coordenadora do curso de Direito da UENP, Soraya Saad Lopes. Após a solenidade de abertura, foi ministrada palestra com o tema “Conflitos de interesses em bioética”, que teve a participação do professor-doutor Rogério Cangussu Dantas Cachichi, do professor-doutor Diego Nassif da Silva, do professor-doutor Paulo Takayuki Tamura, além da mestranda em Ciência Jurídica, Luna Stipp.

No dia 13, houve apresentações de Grupos de Trabalho simultâneos, com comunicações de acadêmicos, professores e demais pesquisadores, além da exibição do filme “Um sonho de liberdade”, no período da noite. Após a exibição do longa-metragem, o professor Eliezer Gomes da Silva ministrou palestra sobre o tema “Efeitos da prisionização”. Já no sábado, dia 14, no período da manhã, foi exibido o filme “Bullying Virtual”, que também serviu para contextualizar a palestra do professor-doutor Celso Jefferson Messias Paganelli, que tratou do tema “Os perigos do uso da internet e ao direito ao esquecimento”.

O simpósio pretendia, segundo a organização, buscar trazer para o debate de temas sociais, tais como racismo, exclusão social, direito de viver, diferença de gêneros, direitos do réu, dentre outros, a partir das produções cinematográficas. Para o coordenador do evento, professor Renato Bernardi, “Aquele que lida com o direito, nos dias atuais, lida com um papel, sem lembrar que atrás desse papel há pessoas”, ressalta. O professor pontua que o Simpósio possibilita humanizar o tratamento do direito, sem muito formalismo, e tratar de questões jurídicas veiculadas em filmes. “Nos filmes nós vemos as pessoas, e não os papéis”, salienta. O professor acentua ainda que há, nesse processo, a humanização do próprio estudo do Direito. “É importante que os acadêmicos da UENP e de outras instituições consigam perceber que estão estudando regras e que essas regras serão aplicadas a pessoas, implicando diretamente nos interesses e na liberdade”, explicou o professor.

O Simpósio recebeu aproximadamente 300 inscrições, além de mais de 80 submissões de trabalho. O evento teve o apoio das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO), Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO), Toledo-PP, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) e da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (FEATI/UNIESP).

Última modificação: Sexta, 03 Junho 2016 18:58

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• Instrui sobre a indicação para representação discente na Congregação do Campus de Jacarezinho, para o mandato de 09 de maio de 2024 a 08 de maio de 2025.

• GABARITO OFICIAL - PROCESSO SELETIVO 2024

• ALTERAR A DATA E COMPOSIÇÃO DA BANCA E DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de tese de Doutorado em Ciência Jurídica - Doutorando: Marcelo Yukio Misaka

• Nomeia a composição docente nas Comissões Executivas dos Colegiados e as Coordenações Acadêmicas dos cursos de graduação do Campus de Jacarezinho da UENP.