Pós-graduação em Ciência Jurídica realiza III Simpósio de Direito e Cinema

Quarta, 21 Junho 2017 17:38 por Assessoria de Comunicação Social

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realizou, nos dias 25, 26 e 27 de maio, o III Simpósio Regional “Direito e Cinema em Debate” (DIRCIN). O evento, que teve como objetivo realizar a interação entre cinema e direito, foi coordenado pelo professor-doutor Renato Bernardi e contou, ainda, com a presença da reitora Fátima Aparecida Cruz Padoan.

Na abertura (25/05), foi exibido o filme “O amor que não ousa dizer seu nome”, com direção de Bárbara Roma. Após a exibição do filme, houve a mesa-redonda intitulada “Direito e cinema em transformação: a transdisciplinaridade e a transgeneridade em pauta”, que contou com a participação de Marco Antônio Turatti Júnior, mestrando em Ciência Jurídica pela UENP, Daniela Glamour Garcia, atriz, modelo e pesquisadora teórico-prático sobre travestilidade e performance (linguagens de dança, teatro), além da diretora e roteirista, Bárbara Roma, e Felipe Ferreira Araújo, mestre em Ciência Jurídica e ator.

No dia 26, durante os períodos da manhã e da tarde, foram realizadas as apresentações de artigos e apresentação de pôsteres. No período da noite, houve a exibição do filme: “Carandiru: o filme”, de Héctor Babenco. Após a exibição do filme, houve a palestra intitulada "Tribunal do Júri como instrumento de legitimação democrática do Poder Judiciário: discussão sob a ótica do massacre do Carandiru", proferia pelo promotor de justiça e doutorando em Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), Márcio Augusto Friggi de Carvalho.

No último dia, no período matutino, foi exibido o filme “A bela que dorme”, de Marco Bellocchio. Após o filme, houve a palestra intitulada "Fim da vida e o debate sobre Eluana Englaro - O testamento vital faria diferença?". A palestra foi ministrada pelo juiz substituto da Circunscrição Judiciária de Sorocaba (TJSP), Éverton Willian Pona. O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

Última modificação: Sexta, 07 Julho 2017 09:11

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD