Colegiado de Pedagogia realiza Semana Educacional

Sexta, 01 Setembro 2017 09:14 por Assessoria de Comunicação Social

O Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, realizou, de 21 a 25 de agosto, a XXVI Semana Educacional e IV Seminário de Pesquisa em Educação. O evento, que teve abertura na segunda-feira (21) com a presença do diretor do Campus, Fábio Neia Martine; do vice-diretor Maurício de Aquino, foi coordenado pela professora Vanessa Campos Mariano Ruckstadter. Esta edição contou com 413 inscritos, 91 comunicações orais, 15 minicursos e oficinas.

A professora Vanessa Ruckstadter ressaltou a importância do evento para o compartilhamento de conhecimento e trocas de experiência. “A Semana Educacional e o Seminário de Pesquisa nos possibilitou refletir sobre a formação de professores em um contexto de precarização, e juntos, por meio da reflexão crítica e do debate dos contrários, verificamos que podemos ainda manter em nossos horizontes a esperança de uma educação efetivamente emancipatória e para todos”, acentuou.

A primeira noite do evento contou com a conferência “Que escola queremos? O compromisso ético do professor na contemporaneidade”, que foi realizada pela professora Adriana Salvaterra Pasquini. A solenidade teve ainda a apresentação do guitarrista Carlos Kalado e de alunos do 1º ano de Pedagogia que produziram um vídeo, parodiando uma música com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a educação no Brasil.

Na terça, nos períodos vespertino e noturno, houve a apresentação de pesquisas no formato de comunicações orais. Na quarta, os estudantes puderam acompanhar a palestra “Formação de Professores em Contexto Neoliberal”, com a professora Marisa Noda, além de uma apresentação cultural, uma proposta de aula-espetáculo intitulada "Dicionário de Palavras Mágicas" com os alunos da Escola Estadual Domingos Camerlingo Caló -Ourinhos. No período noturno, foi realizada a mesa-redonda “A Educação no Contexto de Crise da Democracia Brasileira”, com os professores Marcio Luiz Carreri (representante do SINDIPROL/ADUEL), Nilton Aparecido Stein (representante da APP – sindicato), Pedro Rachid (representante do movimento estudantil), Karina Aparecida da Silva, Ana Paula Souza Cezar (educadoras da Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira - relato de experiência).

Na quinta, foi realizada a conferência “Diálogos Sobre Feminismo, Gênero e Educação”, com a professora Maria Cristina Cavaleiro e a aluna do curso de Pedagogia Isabela Nery Azvedo, e o lançamento do livro “Sentimentos na rede e educação: um estudo sobre narrativas de jovens na rede social”, de Sérgio Vale da Paixão – professor do IFPR/Jacarezinho. Ainda na quinta, foi realizada a mesa-redonda “Direitos Humanos e Ações Afirmativas: desafios contemporâneos na formação e trabalho docente”, com a professora Maria Cristina Cavaleiro e os professores Jean Carlos Moreno e Antonio Donizeti Fernandes. Na sexta, nos períodos vespertino e noturno, foram realizados minicursos e oficinas. Também houve no terceiro e quarto dias do evento uma apresentação cultural dos alunos dos terceiros anos vespertino e noturno.

O evento contou com a participação de diversas instituições, tais como UEL, UNESP/Botucatu e Marília, UEPG, IFPR/Jacarezinho, ETEC/Ourinhos, FANORPI, UEM, UFTPR/Cornélio, além de professores Educação Básica e alunos de outros cursos da UENP como Letras, História, Filosofia, Educação Física.

Última modificação: Quarta, 13 Setembro 2017 17:58

UENP-CJ - ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

• DAR CONHECIMENTO da realização da banca de defesa pública de dissertação de Mestrado em Ciência Jurídica - Mestranda: Luma Teodoro da Silva

• DAR CONHECIMENTO da realização do exame de qualificação do Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano - Mestrando: Alessandro Bressan Godoy.

• TORNA PÚBLICO o Resultado Preliminar do Processo Seletivo para bolsa de pós-doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPG-CMH) – Mestrado Acadêmico.

• RESOLVE TORNAR PÚBLICO o resultado do processo seletivo para concessão de uma bolsa de Doutorado, realizado de acordo com as normas do Edital 21/2024-PPGD